Sexta-feira, 18 de novembro de 2022 - 16h56
A Semana Internacional do Café (SIC) está se encerrando com o maior resultado já alcançado por Rondônia em todas as edições até hoje. O Sebrae em Rondônia, em parceria com diversas entidades, disponibilizou um estande que acabou sendo um dos mais visitados da edição deste ano. O espaço abrigou os melhores cafés da categoria canéfora no concurso Coffe of The Year. O evento aconteceu em Belo Horizonte de 16 a 18 deste mês.
Além da exposição e degustação dos cafés especiais de Rondônia, em sua maioria, o já reconhecido robustas amazônico, o espaço especialmente preparado para promover a Indicação Geográfica Cafés Matas de Rondônia foi o verdadeiro epicentro das negociações e geração de negócios para os produtores de Rondônia.
Entidades como Caferon, Faperon, MAPA/SAF, Embrapa e Governo de Rondônia, via Seagri e Emater estavam reforçando o time do Sebrae e dando suporte às grandes estrelas: as produtoras e produtores de cafés especiais que tem alcançado grandes resultados nas últimas edições da SIC. Trata-se de uma grande união de propósitos para que o café rondoniense seja olhado muito além do commodity.
“Os resultados surgem não apenas nas premiações que, claro, ajudam ao Café Matas de Rondônia ganhar autoridade mas também na ponta, na geração de negócios do produtor rural, que alcança novos mercados e entende que precisa se manter competitivo e isto o Sebrae e os parceiros que abrilhantam mais esta participação na SIC tem na expertise: transferência de conhecimento, introdução de ferramentas de inovação e tecnologia e aumento de produtividade. Vamos avançar ainda mais”, comemorou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.
Os grandes agraciados da noite na categoria canéfora, que dos 10 finalistas 9 eram de Rondônia foram, entre os primeiros colocados, Edvaldo Sigoli do sítio Comcafé, em Cujubim em terceiro lugar, João da Luz do sitio Coração de Mãe, de Cacoal em segundo lugar , e o grande campeão do ano ficou com Licleison da Silva, da chácara Paraná de Novo Horizonte do Oeste.
Cafés Matas de Rondônia
O Projeto de atendimento do Sebrae teve início há anos, quando foi identificada uma oportunidade de melhoria junto aos produtores rurais que atuam nesta atividade. Não apenas era necessário organizar as propriedades rurais como uma empresa, da “porteira pra dentro” mas também ofertar conteúdos para aumento de qualidade, produtividade e competitividade. Dentro desta premissa, intervenções como consultorias de gestão e propriedade rural, dias de campos, boa práticas, visitas técnicas e a participação em eventos como a Semana Internacional do café estavam no escopo da iniciativa. Os frutos estão sendo colhidos nos últimos anos.
São parceiros do Sebrae nesta grande jornada, a Caferon, Embrapa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento via Superintendência Federal de Agricultura, Governo de Rondonia por meio de Seagri, Emater e Idaron entre outras.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati