Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae e Embrapa unem forças para impulsionar a produção de mandioca em Rondônia


Sebrae e Embrapa unem forças para impulsionar a produção de mandioca em Rondônia - Gente de Opinião

Em uma demonstração de sinergia e compromisso com o desenvolvimento rural, o Sebrae em Rondônia e a Embrapa estão unindo esforços para promover a cultura da mandioca no estado. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, serão realizados dois importantes eventos que visam fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e beneficiar diretamente os agricultores do Assentamento Joana D’arc.

No dia 31 de outubro, o Sebrae abrirá suas portas (Av. Campos Sales, 3421 – Olaria) para uma oficina ministrada pelo pesquisador da Embrapa Bahia, Joselito da Silva Motta. O especialista abordará a versatilidade da mandioca, mostrando aos produtores as diversas possibilidades de uso e transformação do produto, além de apresentar receitas inovadoras como a tapioca colorida. A oficina será uma oportunidade única para os agricultores aprenderem novas técnicas e aprimorarem seus produtos, agregando valor e abrindo novas perspectivas de mercado.

Sebrae e Embrapa unem forças para impulsionar a produção de mandioca em Rondônia - Gente de Opinião

Dia de Campo:

No dia seguinte, 1º de novembro, o Sebrae apoiará o “Dia de Campo de Mandioca”, um grande evento organizado pela Embrapa em Nova Mutum. O encontro reunirá produtores, pesquisadores e técnicos para discutir as mais recentes tecnologias e práticas de cultivo da mandioca. O objetivo é fomentar a produção sustentável e aumentar a produtividade, garantindo a rentabilidade da atividade para os agricultores.

A gerente da Unidade Regional do Sebrae em Porto Velho (URPVH), Viviane Padilha, destacou a importância da parceria com a Embrapa: “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia. A Embrapa traz o conhecimento técnico e a pesquisa de ponta, enquanto o Sebrae oferece as ferramentas e o apoio necessários para que os produtores possam transformar seus negócios. Juntos, estamos trabalhando para fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.”

A mandioca é um alimento básico para muitas famílias rondonienses e sua produção movimenta a economia local. Ao investir na capacitação dos produtores e na disseminação de tecnologias inovadoras, o Sebrae e a Embrapa contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, gerando emprego e renda.

Os eventos promovidos pelo Sebrae e pela Embrapa demonstram o compromisso das duas instituições em fortalecer a agricultura familiar em Rondônia. Ao investir na cultura da mandioca, elas estão contribuindo para a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra anuncia meta para Rondônia de 5 mil títulos de terras em 2025

Incra anuncia meta para Rondônia de 5 mil títulos de terras em 2025

Em 2025, de acordo com o superintendente do Incra RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, todo o esforço da instituição será concentrado na entrega de cin

Dia do início da colheita do café Robustas Amazônicos tem nova data em Rondônia

Dia do início da colheita do café Robustas Amazônicos tem nova data em Rondônia

O Dia do Início da Colheita do Café Robustas Amazônicos, que celebra o desempenho da importante variedade de café na economia agrícola de Rondônia e

Governo de RO e Incra fomentam desenvolvimento e segurança jurídica ao homem do campo

Governo de RO e Incra fomentam desenvolvimento e segurança jurídica ao homem do campo

O governo de Rondônia em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) n°

Ano de 2024 teve avanços e conquistas para desenvolvimento da agricultura de Rondônia

Ano de 2024 teve avanços e conquistas para desenvolvimento da agricultura de Rondônia

Em 2024, Rondônia consolidou-se como um dos maiores polos agropecuários do Brasil, com eventos e ações que fortaleceram a produção rural do estado. A 

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)