Quinta-feira, 13 de julho de 2023 - 18h32
Na manhã da última terça-feira
(11), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rondônia, Darci Cerutti,
esteve presente na moção de aplausos aos produtores de café especiais do
município de Rolim de Moura. O evento ocorreu na Câmara Municipal e homenageou
entidades e personalidades que atuam em prol da cadeia produtiva do café em
Rondônia, bem como cafeicultores premiados em diversos concursos, como o
Concafé 2021 e 2022, o Coffee of The Year 2022, Florada Premiada – Canéfora.
O Sebrae RO foi uma das entidades
homenageadas, por sua forte atuação junto aos produtores rurais. Acompanhando o
presidente Darci Cerutti, também estiveram presentes na solenidade alguns
colaboradores do Sebrae em Rondônia, entre eles a gerente da unidade regional
de Rolim de Moura, Sirlei Cruz da Silva, Elani Aparecida Dias Satelis e Charif
Mohamed, representando o corpo técnico da instituição e Noelber Guaitolini
Gonçalves, profissional que desenvolve um excelente trabalho com os produtores
locais em Rolim de Moura.
Durante o evento, o presidente Darci Cerutti agradeceu a todas as entidades parceiras e produtores presentes no local. “Esta honraria é uma conquista do Sebrae RO, que cumpre a sua missão em fomentar os pequenos negócios tanto na área urbana, quanto rural. Estendo aqui os parabéns a todos os nossos parceiros e companheiros da nossa instituição”, destacou.
Várias autoridades municipais e estaduais estiveram na Sessão Solene em Rolim de Moura. Uma das proponentes da cerimônia, a vereadora Juliana Nonato parabenizou o trabalho da Prefeitura Municipal, da Secretária de Agricultura, dos servidores e também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Emater, Senar e pelo Sebrae Rondônia.
Atualmente, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae RO, atua em três projetos no estado voltados à cadeia produtiva do café, sendo eles:
• Cafeicultura de Rondônia - Um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da cafeicultura rondoniense, sempre com foco na melhoria da qualidade, produtividade e gestão da atividade cafeeira. O projeto visa a elevação da margem de ganhos na comercialização e a sustentabilidade, através da capacitação de cafeicultores, com temas relacionados ao manejo produtivo. Essa iniciativa do Sebrae RO conta com a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RO) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), da Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFA)/ Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das prefeituras municipais.
• Matas de Rondônia - O projeto de Indicação Geográfica com Denominação de Origem (DO) amplia a competitividade da Indicação Geográfica Matas de Rondônia, por meio da melhoria da gestão, rastreabilidade, inteligência de mercado, e sustentabilidade com envolvimento dos atores da cadeia de valor do café de origem. Ao todo, 15 municípios integram a IG chamada 'Matas de Rondônia', que visa ainda o aumento do faturamento médio dos produtores com foco na consolidação da Identidade Geográfica dos cafés robustas amazônicos.
• Valorização do Café de Rondônia - O projeto tem o objetivo de realizar a promoção comercial dos cafés de Rondônia, mediante o emprego de ações estruturadas de pesquisa e marketing, considerando as fontes produtoras da agricultura familiar, populações tradicionais e dos cafés de origem da Indicação Geográfica Matas de Rondônia. Tudo isso visando o aumento do consumo de cafés produzidos e industrializados no estado. Este projeto derivou da solicitação da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia e está na sua primeira fase, que é a realização de uma pesquisa de mercado para entender o hábito de consumo do café dentro do estado.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati