Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 - 09h37
Praticidade e segurança são importantes benefícios desta cultivar
A Central Araçá Reprodução Animal, na cidade de Araçatuba/SP, tem como negócio principal a reprodução de equinos, com, aproximadamente, 100 doadores alojados no local. Próximo à Central, em Birigui/SP, está localizada a Fazenda da Central, onde o grupo mantém suas 350 receptoras.
Segundo Victor Hugo Mendonça, médico veterinário e um dos responsáveis pela Central, a principal adversidade da Fazenda era controlar as pragas junto a cultivar plantada anteriormente, do gênero Panicum. “Utilizávamos um defensivo que era muito invasivo e que acabava prejudicando também a forrageira, fazendo com que nosso pasto entrasse em degradação de forma muito acelerada”, explica.
Diante desse cenário, a empresa resolveu apostar na utilização de uma cultivar do gênero Cynodon disponibilizada pela Barenbrug do Brasil, que apresenta alta tolerância ao ataque de pragas e doenças.
A cultivar tem também como um dos principais diferenciais o fato de permitir o estabelecimento por sementes. A primeira utilização ocorreu em março de 2018, em uma área de um alqueire, e o resultado apresentado foi tão positivo – comprovando grande resistência em relação aos herbicidas utilizados – que a Fazenda já está com a terra preparada para iniciar o plantio em mais dois. Em breve, serão três do total de 16 alqueires da Fazenda com Cynodon.
Outro benefício citado por Victor está justamente relacionado à implantação feita por meio de sementes. “Quando o estabelecimento se dá por mudas, é necessária mais mão de obra para plantar. Isso acarreta mais custo, maior atenção e tempo dos proprietários para estar ali próximo ao plantio, o que pode dificultar o processo. Sendo a implantação por sementes, isso facilitou muito para nós”, esclarece. A capacidade de rebrota e a resistência ao pisoteio foram outras características destacadas pelo médico veterinário.
A cultivar é comercializada pela Barenbrug utilizando sua tecnologia exclusiva de incrustação de sementes, com pureza mínima de 95% e novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. A tecnologia agrega novos componentes, que reforçam os benefícios ligados à boa germinação, desenvolvimento radicular volumoso, rápida cobertura do solo; além de menor custo de implantação e facilidade no estabelecimento da área de pastagem. A forrageira pode ser usada não só para equinos, mas também para ovinos, gado de leite e de corte.
Sobre a Barenbrug Brasil
A Barenbrug do Brasil é uma empresa do Royal Barenbrug Group, com mais de cem anos de vida, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. É especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes. Desenvolve tecnologias inovadoras para manejo de pastagem e, por meio do programa de melhoramento genético e de sua rede de distribuição, oferece cultivares superiores ao setor agropecuário, adaptadas e com alto potencial de conversão em produto animal. A empresa foi fundada na Holanda em 1904 e possui 27 filiais presentes em todos os continentes – especializadas também no melhoramento genético e na produção de sementes para gramados e forrageiras – o que a torna uma das maiores companhias do setor no mundo. No Brasil desde 2012, a Barenbrug é a única empresa privada especializada em melhoramento genético de forrageiras tropicais. Para mais informações, visite www.barenbrug.com.br.
Estância Bahia Leilões aquece os martelos para o Mega Leilão 10.019 em Água Boa e Cuiabá
Os preparativos para o Mega Leilão 10.019 da Estância Bahia Leilões em Água Boa (20 de abril) e em Cuiabá (18 de maio) estão a todo vapor na leiloeira
Ipea projeta crescimento de 0,4% do PIB agropecuário em 2019
Melhora do desempenho da lavoura é um dos destaques O setor agropecuário brasileiro deve avançar 0,4% em 2019. Projeções realizadas pelo Grupo de Conj
Embrapa disponibiliza Sistema de Produção do Açaizeiro para Amazônia Ocidental
A demanda pela polpa do açaí e seus derivados é crescente, principalmente após a “açaimania”
A versátil Camparino comemora resultados de leilão
O criatório de José Humberto Vilela Martins, detentor de um dos mais tradicionais plantéis de seleção de raças zebuínas do país, realizou a 1ª Semana