Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Profecias climáticas + A federação dos partidos + As filiações + O grande desafio


Profecias climáticas + A federação dos partidos + As filiações + O grande desafio - Gente de Opinião

Profecias climáticas

As assustadoras mudanças ambientais que afetam o clima e enchem a humanidade de temores quanto aos efeitos do aquecimento sobre a saúde, a produção de alimentos e a economia estão por vezes ligadas à seca prolongada, com incêndios devastadores alternados com invernos rigorosos. Na Amazônia, um sinal do desequilíbrio seria o avanço da água salgada pelo Rio Amazonas a distâncias antes nunca alcançadas.

Felizmente ainda sem sucesso, há séculos os profetas anunciam o fim do mundo em catástrofes, mas alguns preferiram ver o copo meio cheio: registros científicos dão conta de que o Mar Morto está ganhando vida, cumprindo uma profecia de Ezequiel. Suas águas e margens muito salgadas não permitem a existência de plantas, mas recentemente começou a mostrar lagoas cercadas de plantas e com peixes.

Fenômenos climáticos inusitados, portanto, não ocorrem apenas onde há mineração criminosa, queimadas sem controle ou desmatamento predatório. Em seu tempo, Ezequiel supunha que a humanidade sofria de uma doença incurável por mergulhar no luxo descuidado. Profetizou desgraças e castigos, mas também teve vislumbres de redenção: achava que reconhecer os erros cometidos e valorizar a vida resultariam em uma sociedade melhor. Com ou sem profecias, por enquanto ainda há mais castigos que correções de rumos. O copo continua meio vazio.

.............................................................................................

A federação

Com a aprovação da criação da federação dos partidos, e suas inscrições esticadas até maio, o ex-presidente Lula (PT-São Paulo) aumenta seu favoritismo para a corrida presidencial deste ano. Permitida as alianças nesta modalidade recém-criada, já existe uma chuva de partidos em busca de se alinhar com o ex-presidente ainda no primeiro turno. Não bastasse a desgraceira para o bolsonarismo e  outros adversários de Lula, na região do Nordeste até os govenadores de partidos direitistas estão se juntando a Lula. Se Bolsonaro, Ciro e Moro não se cuidarem já existe alguma possibilidade de vitória em primeiro turno para o sapo barbudo.

PT escalado

O PT, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que disputa a presidência da República na eleição de outubro, já está com seus pré-candidatos aos governos estaduais escalados nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. No Amazonas será o atual deputado federal José Ricardo, com a missão de derrotar o atual governador Wilson Lima (PSC), o ex-governador Amazonino Mendes e o postulante bolsonarista Eduardo Pazuello. Em Rondônia, o partido já tem seu nome definido, com o ex-deputado federal Anselmo de Jesus, no Acre o PT deve projetar o ex-governador Jorge Viana.

A redução

 Acredita-se nos meios políticos que as eleições de 2022, com a nova legislação eleitoral, seja reduzido exponencialmente o número de siglas existentes no País que rapinam recursos do fundão eleitoral e geralmente orbitam como siglas de aluguel dos grandes partidos. Se estima que pelo menos umas 20 siglas vão acabar emperrando com as cláusulas de barreira, mas algumas ainda se salvando por causa da criação das federações partidárias. Das 33 agremiações existentes atualmente com registro na justiça eleitoral deverão restar apenas de oito a doze legendas.

A ampliação

 Agora criado oficialmente o União Brasil, unificando nacionalmente as bancadas federais dos Democratas e do PSL, deve perder pelo menos uma dúzia de deputados federais para o PL, entregue para o presidente Jair Bolsonaro e sua família. Preocupados com a possível debandada no novo partido que deverá ocorrer a partir de março, os caciques Luciano Bivar e ACM Neto já estão providenciando novas adesões para compensar as perdas. O atrativo da legenda são os recursos do fundão eleitoral, já que a nova legenda vai receber a fatia do leão do famigerado fundão.

As filiações

 Em Rondônia sabe-se que o senador Marcos Rogério (Ji-Paraná), tido como possível governadoravel e o deputado federal  Coronel Crisóstomo (Porto Velho) que projeta sua reeleição, já mudaram  de mala e cuia para o PL. Para o União Brasil, do governador Marcos Rocha, que  já  toca seu projeto de eleição, alguns deputados estaduais estão se preparando, para  o troca-troca na abertura da janela de filiações, como são os casos dos deputados estaduais  Luizinho Goebel (PV-Vilhena) –também cotado para ir ao PSC - e Ezequiel Neiva (PSC- Cerejeiras). Muitas mudanças a caminho.

O grande desafio

Sabe-se que a partir das eleições deste ano a distribuição dos recursos do fundão eleitoral será efetuada a partir da representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Por este motivo os dirigentes regionais como Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), Mauro Nazif (PSB-Porto Velho), Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná), Expedito Neto (PSD-Rolim de Moura), Lucio Mosquini  (MDB-Ouro Preto do Oeste), Jaqueline Cassol (PP-Cacoal), Ramon Cujui (PT-Porto Velho) estão preocupados em formatar nominatas competitivas para as eleições de outubro.  E já estão de cabelos arrepiados pela falta de quadros.

 Via Direta

*** O ex-presidente Lula busca novas alianças com a direita e centro-direita para um vitória em primeiro turno no pleito de outubro *** A indicação do ex-tucano Geraldo Alckmin para vice já é considerada favas contadas pelos petistas e agora a meta é trazer o PSD para a aliança *** A política brasileira virou um balaio de gatos com miados diferentes *** O ano começou com amigos diletos, como o ex-prefeito de Ariquemes Francisco Sales e o carnavalesco  de Porto Velho Flavio Daniel vitimados pela covid. É a pandemia seguindo seu curso com novas vítimas *** Com pesquisa de opinião onde não é citado o nome de quem está liderando as intenções de votos, começa a temporada de charlatanismo dos institutos em Rondônia. É coisa de louco!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)