Sábado, 26 de julho de 2014 - 21h12
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou alguns eventos em comemoração aos 45 anos de instalação na nossa região. Dentre os eventos, destacamos o concurso de pinturas, as competições esportivas, a entrega de comendas e o lançamento do livro “Brigada Forte Príncipe da Beira”.
No sábado, dia 19/07, foi realizado o final do concurso de pinturas (alusivas ao exército) na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Na ocasião, seis telas foram selecionadas por uma comissão composta especialmente para o evento. As seis obras premiadas estão expostas na Casa de Cultura para apreciação do público.
Os historiadores Anísio Gorayeb e Yêda Pinheiro Borzacov (na imagem sendo cumprimentada pelo General André Novaes) foram homenageados com a comenda Colaborador Emérito do Exército. (Fonte: O Nortão)
Na quinta feira, dia 24/07, aconteceu as premiações às equipes vencedoras nas diversas modalidades esportivas e também entrega de títulos de Colaborador Emérito do Exército às seguintes pessoas: Anísio Gorayeb (economista, jornalista e historiador), Yêda Pinheiro Borzacov (professora, historiadora e membro da Academia de Letras de Rondônia), Antônio Campanari (Diretor da TV Rondônia) e Helena Campanari (Diretora do Cerimonial do Governo do Estado). Na ocasião houve um discurso do Comandante da 17ª BIS, General André Novaes, que falou sobre a importância do Exército Brasileiro e sobre a presença dos militares na nossa historia, citando: Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira e o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira.
Na sexta feira, dia 25, aconteceu o lançamento do livro “Brigada Forte Príncipe da Beira” que conta toda a historia do Exército Brasileiro na nossa região. O lançamento foi no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles e essa obra teve a colaboração dos historiadores: Anísio Gorayeb, Yêda Pinheiro Borzacov e Dante Ribeiro da Fonsêca.
General André Novaes e esposa, Historiadora Yêda Pinheiro Borzacov, Reitora Berenice Tourinho, Jornalista Ciro Pinheiro e o Historiador Anísio Gorayeb na Biblioteca Francisco Meirelles.
(Foto: Ivanilce Figueira)
BREVEHISTÓRICO
Criado pelo Presidente Getúlio Vargas em 1932, tinha como objetivo proteger nossas fronteiras e garantir a soberania da região. No ano seguinte (1933) instalou-se nas dependências da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho, na época município do Estado do Amazonas e em Guajará Mirim que era município do Estado de Mato Grosso. Chegou com a denominação de Contingente Especial de Fronteira e o primeiro comandante foi o Capitão Aluízio Pinheiro Ferreira que acumulava também a função de Diretor da EFMM.
Em 1948 passou a chamar-se 3ª Companhia de Fronteira, quando já estava instalado em seu quartel na Rua José Bonifácio. No ano de 1969 passou a ser denominada de Comando de Fronteira Acre/Rondônia (CFAR). E finalmente em 1980, passou a ser a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e desde então passou a ser comandado por um General de Brigada.
Fonte: Ascom
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-