Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

BIG BEN E FONTE LUMINOSA


BIG BEN E FONTE LUMINOSA - Gente de Opinião

Hoje vamos lembrar a nossa fonte luminosa que ficava na Praça Getúlio Vargas e também o nosso “Big Ben”, o relógio que fica na torre do prédio da antiga sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

No ano de 1970, ocorreu um grande acontecimento que mobilizou praticamente toda a cidade. A inauguração da fonte luminosa da Praça Getulio Vargas. A população ficou encantada ao ver aquela fonte com águas coloridas. Foi um fato tão importante que no dia da inauguração, muitas autoridades compareceram para prestigiar o acontecimento.

Para completar a grande festa, após os discursos das autoridades tivemos ainda a apresentação da banda de música da Guarda Territorial, carinhosamente chamada de ”Furiosa”. A população da cidade, que na época era muito pequena, lotou a praça para a grande inauguração.

As famílias visitavam a praça para assistir o belo espetáculo das águas, próximo ao nosso centro histórico, que formam o mais belo “cartão postal” da cidade: o Palácio Presidente Vargas, e o antigo Porto Velho Hotel, atualmente Prédio da UNIR/Centro.

BIG BEN E FONTE LUMINOSA - Gente de Opinião

Já o antigo prédio da administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950, pelo governador do Território Federal do Guaporé, Joaquim Araújo Lima, e pelo diretor da EFMM, Dr. Ananis Ferreira de Andrade. O projeto do prédio em forma de uma locomotiva é de autoria do arquiteto carioca Armando Costa. O relógio, cuja maquina é francesa da marca Jacques Perret, foi comprado em 1949 no Rio de Janeiro.

Este relógio era visto de qualquer ponto da cidade, portanto era considerado o nosso “Big Ben”. Praticamente a cidade toda se guiava por ele. A EFMM, também baseada por ele, tocava sua sirene no início e término de cada jornada de trabalho. Portanto se as pessoas não pudessem vê-lo, com certeza ouviriam a sirene e saberiam as horas.

O relógio era ligado a um grande sino que tocava a cada quinze minutos, e nele estão gravados os nomes do governador do antigo Território e do diretor da EFMM que o inaugurarão. Este prédio, situado no início da Rua Sete de Setembro, ficou conhecido pela população de Porto Velho como “prédio do relógio”.

Nele atualmente estão abrigadas a Secretaria de Estado de Esportes Cultura e Lazer (SECEL) e a Superintendência Estadual de Turismo (SETUR).

A minha geração cresceu acompanhando as horas através desse relógio, pois as crianças daquela época não usavam relógio como as atuais. Era um objeto muito caro, considerado como joia. Meu pai usava um relógio de bolso da marca “Lanco”. Era interessante vê-lo tirando o relógio do “bolsinho” frontal das calças de linho para ver as horas. Esses relógios tinham uma corrente de ouro fixada na presilha da calça, para evitar a perda daquele precioso objeto. Poucas pessoas ainda usam esses relógios

.BIG BEN E FONTE LUMINOSA - Gente de Opinião


Ganhei o meu primeiro relógio quando já era adolescente, com aproximadamente 14 anos. Meu saudoso pai mandou gravar meu nome na pulseira. Naquele tempo era moda se usar o relógio com o mostrador na parte de baixo do pulso.

Aproveito para informar a todos e especialmente aos mais antigos que o nosso “Big Bem” já está funcionando desde a semana passada. O maquinário é o mesmo com algumas adaptações.

Parabéns ao secretário da SECEL, Francisco Leilson, o “Chicão”, por dar essa alegria ao povo de Rondônia, em especial aos mais antigos moradores de Porto Velho, que sabem da importância desse relógio para nossa historia. Um patrimônio histórico do nosso povo!

Até a próxima semana.

ANÍSIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)