No inicio dos anos 60 a Rádio Caiari, até então a única da cidade, lança um programa para homenagear os aniversariantes. Um programa vespertino que ia ao ar diariamente, por volta das 16:00 horas. Fez muito sucesso na época, e era apresentado pelo nosso amigo Osmar Vilhena.
O programa se chamava “Carrossel de Melodias”, era ansiosamente esperado pelos aniversariantes e seus familiares, afinal era “chique” ouvir seu nome na rádio. Os aniversariantes saiam espalhando a todos os amigos seriam homenageados no programa.
Havia vários tipos de homenagens, porém uma delas era a campeã de todas. O locutor em tom grave postava a voz e anunciava mais ou menos assim:
“Os passarinhos amanheceram hoje cantando com mais alegria para festejar o aniversário natalício do brioso Marcos Antonio Pacheco, seus pais Rodolfo e Julieta, para não deixarem passar a data em branco, oferecem-lhe a musica: O bom menino com Carequinha”.
Enquanto este meloso preâmbulo era anunciado, o disco de vinil já se encontrava no prato da mesa de som, e ao sinal do locutor entrava o Carequinha cantando:
“O bom menino não faz pipi na cama,
O bom menino não faz mal criação,
Papai do céu protege o bom menino,
Que na escola sabe sempre a lição”
Infelizmente os anunciantes daquela época já não existem mais. Armazém Tico-Tico de Mourão e Irmãos, Casa Saudade e O Mundo Elegante de T.T. Dias e Cia., Casa Dragão de Cezar Zoghobi, Casa Girão de José Girão Machado, Casa D’Amour de Tufic Matiny, A Psicodélica de Maria Oceano, Sapataria Moderna do Manoel Português, Padaria Resky, Casa Atahla, Casa Paris e algumas outras.
Como podemos observar era um tempo em que o nome do estabelecimento comercial era anunciado sempre junto com o nome do proprietário. Hoje não é muito comum este procedimento.
Aproveito a oportunidade para render minhas homenagens aos familiares dos comerciantes citados acima, e lembrar que estes pioneiros fizeram a historia da nossa terra, pois acreditaram na força da Radio Caiarí, e assim impulsionaram a radio difusão no nosso antigo território.
|
Osmar Vilhena, a esquerda numa cobertura da Rádio Caiarí. Ao centro o Governador Marques Henriques, conversando com o Vereador Edgar Vasconcelos, observado por Rui Almeida, pelo Prefeito Odacir Soares (encoberto) e Ciro Pinheiro Assessor de Imprensa da Prefeitura em 1970.
|
Osmar Vilhena fez tanto sucesso na Radio Caiarí, que após alguns anos como locutor criou um programa de calouros apresentado todos os domingos no auditório da Escolinha atrás da Catedral. Aproveitando o sucesso e a popularidade, Osmar ingressou na política e foi eleito vereador e depois deputado estadual.
Com a chegada da TV Rondônia em 1974, a rádio perdeu um pouco da sua força. Surgindo então as rádios FM. Porém a Radio Caiarí permanece até hoje em atividade como AM, com suas ondas sendo sintonizadas nas localidades mais distantes, visto que as rádios FM só são sintonizadas na zona urbana.
Bons tempos aqueles... Recordar também é viver...
Fiquem todos com Deus, que é sempre a melhor companhia...
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)