Quinta-feira, 26 de setembro de 2013 - 05h33
No dia 21 de setembro desse ano, se comemorou o centenário de construção da Igreja de Santo Antonio. Para comemorar essa importante data, a Diocese de Porto Velho através do seu Arcebispo, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, cujo pároco é o Padre Reginaldo de Queiroz Bezerra, preparam uma programação que iniciou na semana passada, com a celebração de uma missa no local, presidida pelo Arcebispo de Porto Velho. As comemorações encerram nesse domingo, 29/09, conforme programação a seguir:
PROGRAMAÇÃO
29 de setembro/domingo
07h30min:
Caminhada de Santo Antonio.
Percurso: Santuário Nossa Senhora de Fátima – Cai N’água e seguindo pelos trilhos até a Capela de Santo Antonio.
10h00min:
Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
11h30min:
Quermesse de Santo Antonio
18h00min:
Encerramento.
--------------------- HISTORIA -----------------------
Os primeiros registros oficiais apontam que no dia 15 de outubro de 1909 aconteceu a celebração da primeira missa na região. Somente dois anos depois iniciou a construção da primeira igreja católica, a Igreja de Santo Antonio.
No final do ano de 1911 o Padre Manuel de França Melo, doou alguns objetos para a capela da igreja, inclusive um cálice. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) colaborou na parte financeira e também com fornecimento de material para sua construção. Muitos devotos trabalharam voluntariamente para erguer esta que foi a primeira igreja católica da região. No dia 21 de setembro de 1913, após a benção do altar aconteceu a celebração da primeira missa no local, mesmo com a igreja inacabada.
Sua conclusão aconteceu no ano seguinte, e a Igreja de Santo Antonio está registrada como a primeira igreja católica de Porto Velho, mesmo sendo construída na época em que Santo Antônio era município do Estado de Mato Grosso. Portanto, nesse ano se comemora o centenário da celebração de sua primeira missa.
Muitos anos depois, com o crescimento de Porto Velho, o antigo município de Santo Antonio foi abandonado e com isso a igreja transformou-se em ruínas, o telhado desabou e as predes começaram a ruir.
Nos anos 70, alguns devotos, coordenador pela senhora Maria do Livramento Marques Tabosa (Dona Lili Tabosa), realizaram diversas campanhas para angariar recursos e conseguiram reerguer a igreja. Nessa empreitada, a comunidade teve o apoio imprescindível dos militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construção. Atualmente são realizadas missas todos os domingos pela manhã e a Igreja de Santo Antonio foi tombada como Patrimônio Histórico em 1986.
Até a próxima semana.
ANÍSIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-