Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 - 05h35
Comendador José Rodrigues Centeno aos 44 anos de idade em 1928, época em que presidia a Associação Comercial de Porto Velho. (Fonte: Acervo da família) |
O trecho da Rua José Bonifácio compreendido entre as ruas José do Patrocínio e Barão do Rio Branco era denominado como Ladeira Comendador Centeno, porem era mais conhecido como Ladeira da Prefeitura, visto que foi sede do município no período de 1924 a 1964.
A Ladeira Comendador Centeno era uma homenagem ao comerciante José Rodrigues Centeno, nascido na cidade de Matta de Lobos em Portugal no dia 02 de julho de 1884. Esse português que era filho de Antonio Rodrigues Centeno e Luiza Soares Centeno chegou ao Brasil, na cidade de Manaus em 1899 com apenas 15 anos de idade.
Seu primeiro trabalho foi na empresa J. G. de Araújo, no ramo de borracha, castanha e outros produtos, nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. Como representante da empresa J. G. de Araújo na região chegou a Porto Velho na década de 10. Instalou a sede empresa na Rua Sete de Setembro, onde é atualmente a agencia do Banco Bradesco, logo após a Praça Jonatas Pedrosa.
Em 1927, mais precisamente no dia 10 de julho, casou-se com Maria de Nazareth Silva. Dessa união vieram suas duas filhas: Luiza Centeno Nogueira e Linda Eugênia Centeno Gomes. Aqui, ambas já com sobrenomes de seus respectivos esposos.
No jornal “Alto Madeira” do dia 21de julho de 1927 saiu a seguinte nota:
“Realizou-se no dia 10, às 17 horas e meia o enlace matrimonial do nosso prezado e distinto amigo Comendador José Rodrigues Centeno, chefe da Casa Filial J. G. de Araújo & Ltda nesta cidade, com a prendada senhorinha Maria de Nazareth da Silva Araújo. Ao ato que foi celebrado pelo Sr. Arthur Virgilio do Carmo Ribeiro, íntegro Juiz de Direito, compareceu um grande número de pessoas da nossa melhor sociedade, sendo-lhes servidos muitas bebidas e doces. Ao jovem casal o “Alto Madeira” com muito afeto cumprimenta augurando-lhes perenes felicidades.”
Comerciante bem sucedido e muito popular, Comendador Centeno era muito conhecido por fazer filantropia. Sua generosidade ajudou financeiramente na construção de muitas obras na cidade como: Colégio Maria Auxiliadora, Colégio Dom Bosco, Catedral do Sagrado Coração de Jesus e os clubes recreativos como o Internacional e Ypiranga.
A Ladeira Comendador Centeno na Rua José Bonifácio entre as ruas José do Patrocínio e Barão do Rio Branco na década de 60. (Fonte: Acervo Esron Meneses) |
Colaborou também com a construção do Hospital São José e na condição de maçon. ajudou a construir o prédio da primeira Loja Maçônica e os barracões dos terreiros de Santa Barbara e São Benedito.
Bem relacionado, era amigo do Cândido Mariano Rondon, Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, Major Emmanuel Silvestre do Amarante entre outros.
No dia 02 de julho de 1928, pela passagem de seu 44º aniversário, o Comendador Centeno foi homenageado pelo Centro Recreativo Vespaziano Ramos com um jantar dançante nos salões da Beneficente Portuguesa de Manaus – AM.
Empresário, membro da primeira Loja Maçônica de Porto Velho foi também o primeiro presidente da Associação Comercial de Porto Velho em 1928.
Mais do que justo essa homenagem a esse grande benfeitor que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Porto Velho desde que aqui chegou há quase um século, e faleceu aos 75 anos em 17 de setembro de 1959.
Vale lembrar que a ladeira Comendador Centeno foi a primeira rua a ser calçada com paralelepípedos na gestão do Prefeito Carlos Augusto Mendonça em 1946.
Até a próxima semana.
ANÍSIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-