Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 07h38
Vamos retornar ao tema do último artigo, onde descrevemos alguns dos nossos prédios e monumentos históricos. Hoje vamos escrever sobre a construção das primeiras capelas e igrejas na cidade de porto Velho.
Segundo o livro “Desbravadores” de autoria do Professor Vitor Hugo, durante a construção da EFMM – Estrada de Ferro Madeira Mamoré, surgiu o primeiro registro oficial sobre a Igreja de Santo Antonio, mais precisamente, dia 15 de outubro de 1909.
No final 1911 o Padre Manuel de França Melo, doou alguns objetos para a capela da igreja, inclusive um cálice. Com a ajuda da EFMM, tanto em dinheiro, como material, e também com a ajuda de devotos, no dia 21 de setembro de 1913, o altar da igreja foi benzido, e mesmo inacabada realizou no mesmo dia sua primeira missa.
Imagem atual da Igreja de Santo Antonio, que completará em setembro 98 anos. (Fonte: Acervo Próprio) |
Sua conclusão aconteceu no ano seguinte, e a Igreja de Santo Antonio está registrada como a primeira igreja de Porto Velho, completará este ano 98 anos desde a celebração de sua primeira missa. Com o abandono do local, a igreja transformou-se em ruínas, o telhado desabou e as paredes, que eram de taipas, começaram a ruir.
Nos anos 70, algumas devotos realizaram diversas campanhas para angariar recursos, e conseguiram reerguer a igreja. Atualmente são realizadas missas todos os domingos pela manhã. A Igreja de Santo Antonio foi tombada como Patrimônio Histórico em 1986.
Já a nossa Catedral teve sua primeira pedra abençoada no dia 3 de maio de 1917, na época pertencia a Diocese do Amazonas, subordinada a Paróquia de Humaitá, cujo vigário era o Padre Raimundo de Oliveira. O título de Sagrado Coração de Jesus foi dado pelo Bispo de Manaus, Dom João Irineu Jofely.
Porém, a obra só iniciou dez anos depois. Antes da construção da Catedral, os devotos assistiam missa numa pequena capela que ficava onde se encontra atualmente o Palácio do Governo. Era uma pequena Capela que foi inaugurada dia 7 de setembro de 1922, no centenário da independência. Em 1925 esta pequena Capela não resistiu a uma ventania e desabou.
Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no ano de 1945, quando foi ampliada para as laterais. (Fonte: Acervo Esron Menezes) |
A Catedral iniciou sua construção dia 26 de setembro de 1927, e seu projeto foi do Engenheiro Francisco Alves Erse (avô do saudoso Chiquilito). Os tijolos e a madeira foram feitos em Porto Velho, e as telhas vieram de Belém/PA. A população ajudou a transportar as telhas desde o porto até a catedral em janeiro de 1929.
Muitas pessoas colaboraram para construção da Catedral, entre eles destacamos o português Pedro Renda, que esculpiu toda a madeira que decora seu teto. Os padres João Nicoletti e Francisco Pucci que pintaram o interior da igreja juntamente com o artista plástico Afonso Ligório.
Recentemente a artista plástica Rita Queiroz restaurou algumas pinturas, também deixando registradas algumas obras. Os vitrais que descrevem a Santa Ceia foram doados por familiares da cidade, tanto que é possível identificar quem foram os doadores. Somente em 1945 foram construídas as duas laterais, pois no seu projeto original, foi construído o vão central e o altar.
Vale registrar que em 28 de julho de 1915 foi inaugurada a capela do Cemitério dos Inocentes, na Rua Almirante Barroso, e em 1916 foi construída a Capela de Santa Bárbara no Bairro do Mocambo. A Capela de São Francisco, na Rua Pinheiro Machado esquina com Rua campos Sales, iniciou sua construção em 1927 e foi concluída no ano seguinte.
Na próxima semana retornaremos ao tema.
Fiquem todos com Deus...
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-