Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Nossos prédios históricos III



Voltando ao tema sobre nossos prédios históricos, falaremos do Colégio Barão do Solimões, do Hospital São José e da antiga Prefeitura de Porto Velho. Destes, somente o Barão do Solimões se encontra ainda em atividades. O São José se transformou em outro hospital e o prédio da antiga prefeitura encontra-se em ruínas.

O Colégio Barão do Solimões, foi a primeira escola estadual construída na cidade, quando Porto Velho ainda era município do Amazonas. A escola foi criada pelo Governo do Amazonas, Governador Alfredo Sá, através da Portaria nº 287 de 28 de julho de 1925.

A importância deste colégio foi tamanha, que foi nele que aconteceu a cerimônia de instalação do Território Federal do Guaporé, em 24 de janeiro de 1944, quando Aluizio Ferreira foi nomeado como primeiro Governador do Território. O colégio está situado na Rua José Bonifacio, entre as Ruas Carlos Gomes e Dom Pedro II.

 

Nossos prédios históricos III - Gente de Opinião
Colégio Barão do Solimões durante instalação do Território Federal do Guaporé em janeiro de 1944. Ao fundo do lado direito é possível ver uma das Caixas d’Água. (Fonte: Acervo Esron Menezes)


As terras que hoje compõe o Estado de Rondônia eram administradas pelos estados do Amazonas e Mato Grosso. Antes da criação do Território do Guaporé em 1943, as escolas no município de Porto Velho eram regidas pelas leis do Estado do Amazonas e as escolas de Santo Antonio e Guajará Mirim obedeciam às leis do Estado do Mato Grosso.

Já o antigo Hospital São José foi inaugurado dia 7 de setembro de 1929. Permaneceu em atividades durante quase 54 anos. Foi desativado em janeiro de 1983, quando o Governador Jorge Teixeira inaugurou o Hospital de Base Ary Pinheiro.

O Hospital foi construído pela Prelazia de Porto Velho, e em 1943 foi adquirido pelo Governo do Território Federal do Guaporé. Seu primeiro diretor nesta segunda gestão foi o médico Ary Tupinambá Pena Pinheiro, nomeado pelo então Governador Aluizio Ferreira.

Nossos prédios históricos III - Gente de Opinião
Antigo Hospital São José em 1960, situado na Rua Irmã Capelli, logo após o Colégio Maria Auxiliadora. (Fonte: Foto Pereira)

Minha mãe trabalhou como enfermeira no Hospital São José durante 32 anos. Tenho na lembrança o nome de grandes médicos do passado, que curaram muita gente, numa época em que a medicina era um verdadeiro sacerdócio.

Valos relembrar alguns destes médicos que trabalharam no hospital São José e já não estão mais entre nós: Ary Pinheiro, Hamilton Gondim, José Cerqueira Cotrim, Lourenço Pereira Lima, Rubens Brito, Aarão Jacob, José Adelino, Nelson Couceiro, Joviniano Macedo e outros.

Outro imóvel que teve muita importância no passado e hoje infelizmente está em ruínas é o prédio da antiga Prefeitura de Porto Velho. Aproveito a oportunidade para questionar as autoridades, em especial a Prefeitura de Porto Velho e o IPHAN–Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o porquê deste imóvel está em ruínas há décadas.

Este imóvel foi construído pelo português João Soares Braga, no inicio do século XX. O Superintendente (cargo equivalente a Prefeito) Joaquim Tanajura comprou o imóvel dia 13 de maio de 1924, e após meses em reforma e algumas adaptações, tornou-se oficialmente sede da Superintendência (Prefeitura) em 15 de novembro do mesmo ano.
 

Nossos prédios históricos III - Gente de Opinião
Prédio da antiga Prefeitura de Porto Velho durante a posse do Prefeito Ruy Cantanhede em junho de 1948. (Fonte: Ivo Feitosa)


No ano de 1964 a sede da prefeitura da capital mudou-se para a Rua Dom Pedro II, onde se encontra até hoje. Neste antigo prédio foi instalada a primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. Foi sede do Poder Legislativo Municipal até 1984. A Rua José Bonifacio, local do referido imóvel, antes se chamava Rua Comendador Centeno, porém este local ficou conhecido por muitos anos com “Ladeira da Prefeitura”.

Já há alguns meses o prédio se encontra isolado por tapumes. Já houve anuncio sobre sua restauração, mas até agora não iniciou nenhuma obra. Com os tapumes ficou ainda pior, pois serve de abrigo para e marginais e consumidores de drogas...

Vamos aguardar...

Fiquem todos com Deus, que é sempre a melhor companhia...

Ate à próxima.

ANISIO GORAYEB
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)