Domingo, 30 de novembro de 2014 - 18h51
O governador Jorge Teixeira de Oliveira, durante a inauguração do quartel do Comando Geral
da Polícia Militar de Rondônia na Avenida Tiradentes em 1979. (Fonte: Esron Meneses)
No meu tempo de criança no final dos anos 50, Porto Velho era uma pacata cidade em que todos se conheciam. É verdade que éramos carentes de muita coisa, sem energia, sem ruas asfaltadas, uma elétrica, uma saúde sem muitos recursos, sem muita estrutura.
Tínhamos como referencia de segurança os guardas da extinta Guarda Territorial e os soldados do Exército Brasileiro, na época do quartel da 3ª Companhia de Fronteira. Nesse tempo, esses guardiões da ordem pública e da segurança dos cidadãos eram vistos, podemos dizer, com admiração e ao mesmo tempo medo. Não sei descrever a razão do medo, talvez pelo fato da terem um ar autoritário e sempre de “cara feia”, para com isso impor respeito. Era muito raro ou quase impossível ver um soldado sorrir.
Atualmente as coisas são bem diferentes, não tem mais essa conotação de que policial existe apenas para prender os infratores. É claro que, eles são treinados para cumprir suas missões, afinal, os policiais são heróis destemidos e corajosos que lutam pela ordem e defesa da população. Essa é uma das mais antigas, nobres, difíceis e honrosa profissão do mundo.
Numa certa ocasião, um policial militar indagado sobre os riscos da profissão, respondeu o seguinte: “A paixão pela profissão fala mais alto, por isso arriscamos nossas vidas em prol do bem estar social.” E aqui em Rondônia não é diferente, pois a Policia Militar do Estado de Rondônia, está entre as mais disciplinadas e mais “limpas” do país. Não temos policias envolvidos com o crime organizado, tráfico de drogas, suborno, assaltos e etc.
Conheço de perto as demais atividades da Polícia Militar de Rondônia, e posso garantir que a cada ano ela vem se tornando cada vez mais uma polícia cidadã. Com trabalhos na área social, com implantação de bases comunitárias em diversos pontos, com palestras nas escolas sobre os riscos do consumo de drogas e álcool, arrecadação de brinquedos para crianças carentes, socorrendo as famílias em situação de emergência, como nas enchentes do Rio Madeira e etc.
Na área da educação atua com duas grandes escolas, o Colégio Tiradentes Unidade I em Porto Velho e o Colégio Tiradentes Unidades II no Distrito de Jaci Paraná. Ambas com excelente estrutura que vão desde o ensino fundamental ao ensino médio. Nessas escolas, nas quais tive a honra de ministras palestras, observa-se que além da disciplina, houve uma grande preocupação na composição do seu corpo docente.
Na área da saúde, implantou o Hospital Tiradentes, ocupando parte das dependências do antigo Hospital São José. Dessa forma, em casos de doenças, os policias e seus familiares estão amparados, com uma grande estrutura que vai desde consultas, internações e realização de exames, dos mais simples aos mais complexos.
Com a atuação cidadã, o policial militar passa a ser vista de outra maneira pela comunidade. O policial passa a ser amigo dos moradores do bairro em que ele atua e dessa forma existe uma integração entre a polícia e a comunidade. Para isso é necessário um enorme esforço e dedicação que vai desde o mais simples ao mais graduado dentro da corporação, ou seja, desde o mais simples soldado ao comandante geral.
A Policia Militar de Rondônia foi criada no dia 26 de novembro de 1975, com um efetivo de 240 policiais para atender os únicos municípios do antigo Território, Porto Velho e Guajará Mirim. Atualmente está presente nos 52 municípios, distritos e vilas do estado. São homens e mulheres dignos e honrados que com seu árduo trabalho contribuíram e continuam contribuindo de modo determinante na construção de uma sociedade mais justa e mais equilibrada.
Parabéns à nossa Polícia Militar pelos 39 anos de excelentes serviços prestados ao povo rondoniense.
ANÍSIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-