Sexta-feira, 11 de outubro de 2013 - 00h16
Na terça feira passada, dia 08/10, estivemos presente na Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde foi entregue o Título Honorífico de Honra ao Mérito a Professora Úrsula Maloney, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia. Essa sessão foi por indicação do Deputado Zequinha Araújo.
A sessão foi presidida pelo próprio proponente, o Deputado Zequinha, e tive a honra de compor a mesa juntamente com a homenageada, a Professora e Historiadora Yêda Pinheiro Borzacov e o Deputado Ribamar Araújo. A sessão foi muito prestigiada e contou com a presença de parentes e amigos. Na oportunidade ocupei a tribuna daquela casa de leis para saudar a querida educadora.
Úrsula Depeiza Maloney nasceu no dia 16 de dezembro de 1936 é formada em Licenciatura em Comunicação e Expressão e iniciou sua carreira no magistério com apenas 23 anos, em fevereiro de 1960, há 53 anos. Iniciou seu curso superior em letras na primeira faculdade de Porto Velho, quando aqui foi implantado um curso de extensão da Faculdade do Rio Grande do Sul e concluiu quando já era núcleo do Estado do Pará.
Teve um importante trabalho junto aos municípios na transição de território para estado, uma vez que, atuava como supervisora e coordenadora na instalação do Sistema Municipal de Ensino, na época do Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Antes disso foi assessora direta da Diretora da Divisão de Educação do Território de Rondônia, a saudosa Professora Marise Castiel. A Professora Úrsula era Chefe de Gabinete da Professora Marise.
Atuou nas Delegacias de ensino como supervisora nas escolas nos distritos às margens do Rio Madeira e nas escolas ao longo da BR 364. Lecionou língua portuguesa nas escolas: Duque de Caxias, Samaritana, Castelo Branco, Barão do Solimões, John Kennedy, Getúlio Vargas e foi diretora da Escola Municipal Antonio Ferreira da Silva.
A Professora Úrsula foi membro da Comissão para Inspeção e Concessão de Registro para escolas particulares no antigo Território. Foi também Membro Permanente da Comissão de Licitação de Material e Obras e responsável pela equipe de Planejamento e Operacionalização de Ensino da Secretaria de Educação.
Seu pai foi o primeiro bombeiro hidráulico da cidade de Porto Velho, o Senhor Oscar Depeiza Maloney, natural da Ilha de Barbados. Ele desembarcou aqui no começo da cidade, em 1908, contratado para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O Sr. Oscar Depeiza Maloney era responsável pelo abastecimento e manutenção das Três Caixas D’água.
Aposentou-se do serviço público em 1994 depois de muita luta em prol da educação do nosso estado. Após sua aposentadoria continuou na área de educação, desta vez colaborando com o ensino da rede privada, sendo professora e supervisora de ensino do SESI e do Colégio Dom Bosco.
A Professora Ursula Depeiza Maloney, além desse título, já havia sido homenageada pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Porto Velho, pela Câmara de Vereadores de Porto Velho e pela Academia de Letras de Rondônia. Sem dúvida, essa pioneira é merecedora de todas essas e muitas outras homenagens, pois faz parte na nossa historia.
Parabéns Professora Ursula Maloney...
Até a próxima semana.
ANÍSIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-