Quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 00h16
Chegamos a 6ª edição da maior feira de agronegócio da região norte, a Rondônia Rural Show, cuja abertura acontece nessa quarta-feira, dia 24 de maio, no município de Ji-Paraná. Essa grande feira de negócios é a melhor vitrine que Rondônia tem para apresentar sua força no campo. Uma feira que receberá mais de 200 expositores, os quais estarão apresentando suas produções aos visitantes de todo país e também à dezenas de empresários e autoridades internacionais. Para se ter uma idéia, o governo do estado transfere sua sede administrativa para Ji-Paraná durante o evento, assim como também, a Assembléia Legislativa do Estado realiza uma sessão ordinária na própria feira. Nesse ano a sessão do poder legislativo será na quinta-feira, dia 25 de maio.
Durante as cinco primeiras edições anteriores, a Rondônia Rural Show instalou-se no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, mas nesse ano será em novo local. Na Br 364, a uma distancia de 11 Km do município, no sentido de Presidente Médici. Numa grande estrutura com um estacionamento para duas mil vagas. O governador do Estado Confúcio Moura, visitou o local na semana passada e ficou impressionado com a organização e aprovou o novo local.
Diferente das feiras agropecuárias, essa é uma feira estritamente voltada para o agronegócio, funciona apenas durante o dia, das 07:30 horas às 18:00 horas, sem qualquer tipo de atrativo que não esteja voltado para seu fim, nada de show, sorteios, desfiles, etc. A entrada é franca, sem cobrança de ingressos.
É uma feira auto-sustentável, onde os produtores rurais apresentam suas produções no campo, como grãos, pecuária, piscicultura, suínos, caprinos, além de um pavilhão para exposição da agricultura familiar, e um espaço para exposição de artesanatos. Haverá palestras sobre técnicas de plantação, colheita, cultivos, criação e etc. Os laticínios também estarão presentes e uma grande vitrine tecnológica. Espaço também para expositores de equipamentos e utensílios agrícolas e produtos utilizados na lavora e na pecuária.
As principais instituições financeiras do país, com Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia estarão presentes, como também o Banco do Povo, para atender o pequeno produtor que pleiteia uma de suas linhas de financiamento. Estarão disponíveis uma linha de crédito aos produtores num montante de 2 bilhões de reais. E o melhor, as operações de crédito podem ser feitas na própria feira.
Isso mostra a importância e a força do campo na economia do nosso estado. Rondônia, um estado atípico e diferente dos outros estados, Há muito tempo a capital deixou de ser a grande força da econômica. É claro, a sede dos poderes se encontra na capital, porem a força da economia e geração de emprego e renda vem do campo, onde está nossa pujante e diversificada agricultura, e um dos maiores rebanho bovino do país. Somos também o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil.
Governador Confúcio Moura em vista ao novo local da 6ª Rondônia
Rural Show no município de Ji-paraná. (Foto: Dhiony Costa e Silva)
Atípico, por ter na capital pouco menos de 30% da população do estado, o que não acontece em outros estados. Isso se deve pelo fato de Rondônia ser o único estado onde a reforma agrária deu certo. O exemplo disso é o povoamento do interior do estado que iniciou na década de 70 com a criação dos projetos de assentamentos e criação do projeto NUAR (núcleos urbanos de apoio rural). Esses projetos foram coordenados pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) junto com o apoio do Ministério da Agricultura. Muitos desses assentamentos são alguns dos 52 municípios que integram o estado.
Se compararmos Rondônia com o Estado do Acre, entenderemos melhor a importância desses assentamentos e do povoamento do interior do nosso estado. O estado do Acre foi criado em 1962 e hoje possui uma população aproximada de 800.000 habitantes distribuídos em 22 municípios. Rondônia passou a estado em 1981 e atualmente tem uma população aproximada de 1.750.000 habitantes. Esses dados são de 2016, fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O momento é de comemorar o sucesso da 6ª Rondônia Rural Show, a maior feira do agronegócio da região, classificada em 8º lugar num ranking nacional, onde constam 20 eventos dessa natureza.
Parabéns ao homem do campo, Parabéns Estado de Rondônia.
ANISIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-