Segunda-feira, 2 de agosto de 2010 - 21h56
Voltando ao tema, iniciaremos falando dos nossos estádios de futebol. O Estádio Paulo Saldanha, mais conhecido como campo do Ypiranga, foi o primeiro estádio da cidade. A área ainda existe ate hoje, na Rua Pinheiro Machado, entre as ruas Jose Bonifácio e Gonçalves Dias. O estádio tinha suas arquibancadas de madeira, e elas se localizavam junto ao muro da Rua José Bonifácio.
Somente em 1957 foi inaugurado o Estádio Aluízio Ferreira, porém o Estádio Paulo Saldanha não foi desativado e ainda chegamos a assistir alguns clássicos regionais naquele local. Atualmente funciona no local uma casa de shows, porém ainda pertence ao Clube Ypiranga.
Estádio Paulo Saldanha e suas arquibancadas (destaque em azul), o antigo Quartel da 3ª CIA de Fronteira (vermelho) e mais adiante a Catedral (amarelo). (Fonte: Esron Menezes) |
Além dos estádios, havia também algumas curiosidades que os mais jovens desconhecem: a litorina e a cegonha. A litorina era um pequeno trem que não puxava vagões como outros trens. Era uma versão mais compacta e mais veloz, visto que o seu peso era menor.
Era também mais confortável, e geralmente era utilizada por autoridades. Já a cegonha, não tinha conforto algum. Era uma pequena plataforma de madeira que andava sobre os trilhos, porém era movida manualmente por dois operadores, e geralmente utilizada para pequenas distâncias.
Foto de uma antiga litorina sobre os trilhos da EFMM. (Fonte: Ivo Feitosa) |
Na década de 60, o BASA – Banco da Amazônia S/A era conhecido também como Banco da Borracha. Na época dos seringais de extração de borracha, o banco criou uma linha de crédito para financiar estes serviços. Devido a essa facilidade de crédito, a maioria dos seringalistas passou a ser clientes do BASA, daí o nome de Banco da Borracha. A agência continua no mesmo local na Avenida Presidente Dutra.
Banco da Amazônia na década de 60, também conhecido como Banco da Borracha. (Fonte: Foto Pereira) |
Na mesma década ao lado dos correios ficava o Banco Brasil, que funcionou naquele local até o ano de 1977. Logo em seguida o mesmo imóvel abrigou a agência do BANACRE – Banco do Estado do Acre. Hoje no mesmo local está instalado o restaurante do SESC – Serviço Social do Comércio. O Banco do Brasil comprou o terreno na Rua Dom Pedro II esquina com a Rua José de Alencar para construir sua nova sede. Há 33 anos, esta é a agência centro da instituição.
Década de 70, inicio das obras do Banco do Brasil (destaque em vermelho) e a antiga residência do Sr. Abelardo Castro, hoje Banco Itaú (amarelo). (Fonte: Esron Menezes) |
Esta esquina pertencia anteriormente a Dona Maria Turca, que era mãe da Dona Labibe Bartolo. Quando éramos adolescentes, pulávamos a cerca do quintal da Dona Maria para pegar frutas. Lá havia uma grande variedade de frutas, porém a preferida era a cajarana. Só tínhamos que ter muito cuidado, pois ela não gostava que pegássemos suas frutas e, além disso, era muito brava.
Do outro lado da rua, na mesma esquina, ficava a residência do Sr. Abelardo Castro, onde é hoje o Banco Itaú. Seu Abelardo era gerente da Paraense, uma companhia aérea, e em conseqüência disso, a agência de viagens da companhia funcionava na sala da sua casa. A Paraense teve vida curta como companhia aérea.
No artigo anterior, informamos que concluiríamos o tema neste artigo. Porém entendemos que ainda temos muitas lembranças a serem descritas, e por isso voltaremos ao tema em breve.
Recordar é viver em dobro...
Fiquem todos com Deus...
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.
Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece
"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO
O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro
"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON
Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr
Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-