Terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 17h13
GASTOS
Muitos candidatos a prefeito disseram que não tinham dinheiro para gastar com a mídia local para realizar suas campanhas eleitorais. Isso não passa de simulacro dos candidatos para justificar gastos exorbitantes com a contratação de escritórios publicitários do eixo Rio-São Paulo. O médico Zé Augusto, por exemplo, que defende o regional, trouxe uma turma de Minas Gerais a peso de ouro, bancada pelo PMDB nacional.
GASTOS II
O PT de Fátima Cleide também está apostando alto na candidata e trouxe um time do Rio de Janeiro. Ou seja, a valorização dos profissionais locais está fora de cogitação para vários candidatos a prefeito da capital. Um dos únicos que pensou em solução caseira e tem cacife de sobra para bancar o que quiser, foi o empresário Mário Português, que contratou o escritório da NDA Publicidade, aquela mesma que comandou a mídia publicaria do Governo Cassol.
PRESIDÊNCIA
Já tem vereador apostando alto, como se estivesse sido reeleito. Quase cinquenta dias do pleito, começaram as especulações entre os próprios candidatos com mandato pela Presidência da Mesa Diretora da Câmara. Uma das que apostam na reeleição e na Presidência é a vereadora Ellis Regina. Ela esquece, porém, que terá que torcer para eleger um candidato simpático ao PC do B. Se houver eleição de Fátima Cleide ou Mário Português, Ellis terá que se concordar com um cargo na Mesa.
COLEGA OU COMPANHEIRO
O discurso de campanha mais esperado para este primeiro dia de propaganda eleitoral é o de Fátima Cleide. Afinal, Fátima terá espaço em cadeia municipal para falar o que pensa a atual administração e do companheiro (ou colega de partido) Roberto Sobrinho. Está entre a cruz e a espada porque pode jogar a atual administração do partido na lama ou elogiar e se queimar por não ter coragem de denunciar o que está errado.
UNIR
Um aluno da Universidade Federal de Rondônia chega a custar 17 mil dólares por ano aos cofres públicos. Essa conta poucos professores se arriscam a mencionar em público, mas trata-se de uma realidade. Uma grande universidade norte-americana gasta 1/3 desse valor, mas com uma diferença: lá o ensino funciona. A Unir continua em greve, continua gastando e o ensino não funciona. Grande diferença.
PM
É incrível o número de policiais militares que tem sido expulso da corporação pelos mais variados tipos de crime. Dia desses um coronel aposentado comentou sobre essa situação e disse que o motivo é simples: a Polícia para vários policiais é apenas trampolim para outras carreiras no Estado, por isso eles não dão a devida importância para a farda. A corporação também aumentou muito na última década.
FALIDOS
Essa coluna adiantou na semana passada sobre a ocorrência de candidatos com o pires na mão, ainda no meio da campanha eleitoral. Dois candidatos a prefeitos estão nessa situação. A situação mais crítica é do ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), sério candidato a segundo turno. Afundado em dívidas, o candidato não tem para quem apelar e corre o risco de comprometer seu Governo antes mesmo de assumir a chefia.
É dos carecas que elas gostam mais
Veja o editorial:
Relógio do prédio da prefeitura de Porto Velho volta a funcionar
Veja a reportagem:
Hildon Chaves adia inauguração da nova rodoviária
Veja a reportagem:
O sorriso de quem não achou nenhuma graça
Veja o editorial: