Terça-feira, 28 de junho de 2016 - 00h02
O pacote de bondades
A administração Mauro Nazif (PSB) adotou uma postura populista para tocar o projeto de reeleição do alcaide. Medidas consideradas impopulares foram banidas, como a proibição do estacionamento na Avenida Calama, a manutenção dos camelôs das calçadas centrais (o Código de Posturas proíbe os ambulantes tomando espaço dos transeuntes), entre outras ações pontuais, como a Rua do Lazer na Zona Leste, o Programa Cidade Digital, etc, etc.
Mas é na área de transportes coletivos que tanto desgastou a gestão atual que o pacote de bondades é mais acentuado. A partir de agora a voz das ruas será ouvida, através de audiências públicas a respeito das necessidades dos usuários. Um terminal de transbordo foi construído as pressas para a massa operária ser beneficiada com tarifa única e algumas ocupações consolidadas e invasões recentes vão receber os benefícios dos transportes coletivos até então inacessíveis,
Como muita pavimentação nos bairros em andamento e mais um pacote de bondades, o marketing palaciano aposta na redução do elevado índice de rejeição da atual gestão. Isto é essencial para a reeleição.
Eleições 2016
A quatro dias do início das convenções municipais de julho poucas candidaturas a prefeitura de Porto Velho estão definidas só dois candidatos correndo o trecho. Trata-se do prefeito Mauro Nazif (PSB) tocando seu projeto a reeleição e Willians Pimentel, o pré-candidato do PMDB. As coisas continuam emperradas em postulações de ponta, como é o caso de Mariana Carvalho (PSDB).
As definições
No PTB a definição de Leo Moraes depende da desistência de Mariana Carvalho. O PDT não terá candidato a prefeito e tampouco indicará vice do prefeito Mauro Nazif para deixá-lo à vontade párea ampliar sua coalizão. Ribamar Araujo (PR) tem pouca movimentação, assim como Edgar do Boi (PSDC), Odacir Soares (PROS), Pimenta de Rondônia (PSOL) e igualmente o petista Roberto Sobrinho esta de facho baixo.
As substituições
Dois partidos têm prováveis substitutos acertados se a coisa não der certo. No PSDB, caso Mariana Carvalho confirmar a desistência o ex-promotor Hildon Chaves será escalado para a tarefa. No PMDB, se Willians Pimentel não decolar, o representante do PRB, o deputado federal Lindomar Garçom poderá contar com o apoio do partido do governador. São as estratégias pré-convenções.
Festividades
O município de Cabixi, situado no cone sul rondoniense, um dos menores do estado, comemora seu 28º aniversário neste final de semana, com uma proeza: vai inaugurar com a presença do governador Confúcio Moura, uma sede da prefeitura novinha em folha. Poucos municípios têm conseguido realizar a façanha, tanto é verdade que a capital Porto Velho e Ji-Paraná ainda funcionam em prédios já ultrapassados há muito tempo.
A renovação
Com o propósito de buscar a renovação da frota de embarcações na Amazônia, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) lançou na Câmara Federal a Frente Mista pelo Fortalecimento Fluvial da Amazônia. Como se sabe em vista da média de idade elevada dos barcos tem ocorrido muitos acidentes nos principais rios Amazônicos. No próprio Rio Madeira, no trajeto Porto Velho a Manaus já ocorreram grandes tragédias fluviais.
Via Direta
*** A BR 364, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, esta derretendo*** Comparado a situação do trecho Acreano o percurso rondoniense da estrada esta a mil maravilhas *** A criminalidade chega ao auge na Zona Leste, a mais populosa de Porto Velho *** Existem registros de comerciantes assaltados várias vezes neste primeiro semestre de 2016 *** O Sindicato dos Jornalistas continua na pior. Não tem sede para atender os associados há mais de um ano.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu