Quinta-feira, 4 de julho de 2013 - 18h11
A ciranda da corrupção
A corrupção é tão grande em Rondônia, que a justiça se vê obrigada a fazer um rodízio pulando de Assembléia Legislativa para o governo, da prefeitura de Porto Velho para a Câmara de Vereadores, numa rotatividade tremenda. Moralistas de carteirinhas que vociferavam contra tudo cairiam, como o deputado José Hermínio, presidente da Assembléia Legislativa, que foi afastado e o vereador Jair Montes que foi preso.
No Poder Legislativo estadual já existiam indícios que a Casa estava para cair. O Parlamento tinha entrado abruptamente em recesso, com muito deputado assustado buscando mares mais calmos. Anteviam que seriam alcançados pelos braços da lei. Lembram? Estudantes lavaram as escadarias no final de semana e a ALE tinha silenciado a respeito.
Os líderes e articuladores do ex-prefeito Roberto Sobrinho na Câmara de Vereadores de Porto Velho Marcelo Reis (PV) e Claudio Carvalho (PT), hoje deputado estadual, também foram atingidos pela Operação Apocalipse desenvolvida pela Polícia Civil desde as primeiras horas de ontem. Mais lama para Rondônia, mais perda de recursos pela falta de credibilidade de nossos governantes. É o estado afundado pelos corruptos.
Posicionamento
Sobre o novo escândalo envolvendo deputados, vereadores e empresários, o governador em exercício Airton Gurgacz afirmou que é preciso passar Rondônia a limpo e que todos os envolvidos devem ser punidos, doa a quem doer. O governador acompanhou ontem todos os desdobramentos da Operação Apocalipse.
A superação
O Estado de Rondônia sempre consegue se superar em termos de corrupção. Desde a bancada do pó nos anos 90, até agora, já tivemos uma série de escândalos, com tantas ladroagens desvendadas pela justiça e tantas operações da Polícia Federal prendendo deputados, secretários de estados, ex-parlamentares, etc.
Vala comum
E nunca no Brasil, um estado teve tantos presidentes de Assembléias Legislativas presos ou afastados. Já foram Marcos Donadon, Carlão de Oliveira, Valter Araujo (que esta foragido) e agora José Hermínio Coelho, eleito pelo PT filiado ao PSD, que seria candidato ao governo. Numa mesma legislatura dois presidentes da Assembléia afastados, é a superação.
Uma tradição
Exceto Bianco, Amizael (já falecido) e Piana, todos os demais presidentes da Assembléia Legislativa se enroscaram com a justiça, de uma forma ou de outra em escândalos. Seja Silvernani Santos, Natanael e os afastados Donadon, Carlão, Valter Araujo e agora Hermínio. A coisa esta virando tradição na Casa de Leis.
Pendentes
Recentemente o procurador Reginaldo Trindade, a versão local do Barbosão, em entrevista exclusiva ao Diário tinha declarado que o ano seria produtivo na caça aos corruptos. Lembrava que mais de 600 processos de investigação estavam correndo e o desdobramento das operações anteriores contra os rapinadores teria seqüência.
Acabou vidão
Ao mandar o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Marcos Donadon para cela comum, o juiz Renato Dias acabou fazendo história em Rondônia. Geralmente os corruptos rondonienses eram remetidos ao centro de correição da Policia Militar onde a vida era mais folgada, com TV, frigobar, visitas a vontade.
Trocando em miúdos
Trocando o que esta acontecendo em miúdos: a justiça rondoniense também esta mudando e os corruptos desta geração terão menos folga do que aqueles das gerações passadas. O despertar da consciência cidadã atingem os médicos, juízes, enfim todas as categorias, todos os brasileiros que buscam um Brasil melhor.
Via Direta
*** Fornecedores do governo do Estado e da prefeitura de Porto Velho continuam reclamando de atrasos nos pagamentos *** A gestão cooperação anuncia com toda pompa a inauguração do teatro estadual em dezembro *** E tem uma gráfica envolvida até os tubos com os novos corruptos presos e afastados. Quem será o dono?
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis