Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A segurança em colapso


A segurança em colapso

Agora não são apenas os polos regionais mais importantes do estado – Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena – clamando por melhorias na segurança pública. A violência chegou A segurança em colapso - Gente de Opiniãoaos pequenos municípios e a zona rural e protestos de rua estão pipocando em todo o estado para que as esferas  policiais cumpram o papel de zelar pela paz. A criminalidade urbana se soma as chacinas no campo – Rondônia é o estado campeão do país neste quesito – e neste momento constatamos também a região da Bacia Leiteira diante de operações da Policia Federal para combater grupos de extermínio na grande Jaru.

A violência se alastra do cone sul rondoniense, palco da matança de Corumbiara, ao Vale do Jamari com tantos crimes de pistolagem e ultrapassa as fronteiras do Vale do Guaporé, com invasão de fazendas por bandidos que se fazem passar por sem terra. Alguma coisa precisa ser feita, como na década de 80, quando o governo do estado acionou uma grande ação denominada “Operação Jagunço” que lotou caminhões e de ônibus de tanto malfeitores capturados. Mas cadê um Walderedo Paiva, ou um João Lucena Leal, delegados na era dos pioneiros, para reagir com mão firme contra a bandidagem?


 



 

Corrida ao Madeirão

Depois de mais de duas décadas, temos uma nova corrida ao garimpo do ouro no Rio Madeira. Dezenas de garimpeiros de outras cidades do Amazonas e Mato Grosso estão chegando com suas balsas para bamburrar no Madeirão e, com isto aumentar a contaminação com mercúrio de suas águas que começam a subir com as primeiras chuvas de outubro.

A promessa

A segurança em colapso - Gente de OpiniãoO marketing político do PSDB em São Paulo e Porto Velho foi tão perfeito que Dória ganhou a parada em primeiro turno e Hildon Chaves assumiu a ponteira em nossa aldeia. Na abertura do segundo turno, no entanto, Hildon esta assumindo um compromisso que outros prefeitos e governadores não deram conta: 100 por cento de água e esgoto na capital.

Mandato tampão

A segurança em colapso - Gente de Opinião

Em consequência dos últimos acontecimentos em Brasília, atingindo a cúpula do PMDB, tudo leva a crer que o candidato preferencial do partido ao senado em Rondônia será o governador Confúcio Moura que inclusive já esta em campanha em todos os quadrantes do estado. A se confirmar a possibilidade o vice Daniel Pereira (PSB) terá um mandato tampão pela frente.

Uma reviravolta

A segurança em colapso - Gente de OpiniãoOs partidos da aliança que sustenta a candidatura prefeito do deputado estadual Leo Moraes (PTB), depois de alguns dias em ritmo de “sofrência” se animou, foi à luta e já fala em reviravolta para a eleição do segundo turno. Lembram que na eleição passada, Garçon saltou a frente, mas acabou derrotado pelo segundo colocado do primeiro turno Mauro Nazif.

Papo de jacaré

A segurança em colapso - Gente de OpiniãoO Ibope veio com um papo furado para justificar seu erro de quase 20 pontos com relação à colocação do tucano Hildon Chaves no primeiro turno. Ora, quem trabalhou com seriedade no ramo das sondagens eleitorais constatou o efeito manada que estava ocorrendo - e até o surgimento da zebra trotando em Porto Velho.

Via Direta

*** A seca 2016 que afeta tato os estados do Nordeste e Centro Oeste também penaliza municípios no Acre e Amazonas com o abastecimento de água *** O Rio Mamoré na divisa com a Bolívia esta se transformando num cemitério fluvial de carros roubados por traficantes *** A concorrência do comércio de marmitex, a escassez de consumidores e a crise reduziram o preço do bandeco em alguns estabelecimentos até a R$ 7.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)