Quarta-feira, 10 de maio de 2017 - 23h17
Oito no patíbulo
Com a recente decisão que permite o Supremo Tribunal de Justiça a processar os governadores sem autorização das ALEs, pelo menos oito mandatários – entre eles nosso amado Confúcio Moura – podem entrar no patíbulo da cassação. Na gestão rondoniense as traquinagens de Valter Araujo com a saúde rondoniense com a participação de figuras da atual gestão (Batista e Assis no meio...) podem fazer o bicho pegar.
Mas do lado do Centro Administrativo e seus Palácios com designações de rios regionais, não se vê um clima de pavor como era esperado com a decisão do supremo. Muito pelo contrário, o governador, arruma tempo até para a criação de curiosas engenhocas, como uma máquina de teletransporte.
Lembrando que como Leonardo da Vinci e suas grandes invenções, mas o futurismo de Julio Verne, o governador de Rondônia se transformou num professor Pardal, também é metido a filosofo, poeta e historiador ao mesmo tempo. Algumas idéias de tão “avançadas” já foram contestadas, como aquela inspirada nos romanos quando da sua gestão em Ariquemes, com a formação de um triunvirato.
Os indícios
Aumentam os indícios de que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) entrou no páreo pela sucessão do governador Confúcio Moura. Vejam alguns: 1- Já faz corpo a corpo nas avenidas, como se pratica apenas em campanhas eleitorais. 2- Fomenta a regularização fundiária que consagrou Roberto Sobrinho na sua reeleição 3- Uso constante das redes sociais até para pequenas obras.
Marcas negativas
Com marcas positivas de crescimento econômico e demográfico nos últimos anos, o estado de Rondônia vê em 2017 o aumento dos crimes de pistolagens – principalmente nas regiões do Vale do Jamari, Cone Sul Rondoniense e entorno de Porto Velho – de crimes no campo e identificação de trabalho escravo, além dos constantes golpes no erário pelas classes política e empresarial.
Crime organizado
Em Candeias do Jamari, onde se descobriu que o primo do atual prefeito Luis Kenehuchi Herrera foi quem planejou o crime perpetrado contra o prefeito Chico Pernambuco, não será com papo furado e ameaças a imprensa que o alcaide irá se safar. Afinal foi o principal beneficiário da morte do titular e coube justamente a ele assumir o cargo. Cabe a Luis diante de tal escândalo no mínimo se licenciar do mandato até que tudo seja esclarecido.
Botos do Madeira
A renomada pesquisadora Valesca Gravena, da Universidade Federal do Amazonas desenvolve estudos sobre os botos no Rio Madeira, na divisa do Amazonas com Rondônia. O estudo que se prolongará até outubro tem como objetivo a preservação da espécie dos diferentes grupos de botos. A coleta do material também é realizado nos rios Guaporé e Mamoré, em Rondônia.
Encontro em Jipa
Com a presença dos seus principais dirigentes, o vice-governador Daniel Pereira, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires e o ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif, o PSB realiza neste sábado em Ji-Paraná, dando seqüência no seu calendário de atividades regionais, o I Encontro Estadual das Mulheres Socialistas. O partido se estrutura para as eleições do ano que vem.
Via Direta
*** Na opinião do deputado federal Lucio Mosquini, o governador Confúcio Moura permanecerá no cargo até o final da gestão *** Segundo ele, Confúcio tem obras importantes para ser entregues até 2018*** O mutirão de limpeza da prefeitura de Porto Velho segue nos próximos dias nos cemitérios municipais *** Também aproveitando o verão, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) toca o programa Cidade Limpa.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu