Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 - 05h10
Os cientistas e pesquisadores climáticos dos Estados Unidos vêm especulando há meses a possibilidade de uma nova enchente no rio Madeira. E pela forma que o Madeirão está subindo nos últimos dias – até 30 centímetro por dia, conforme revela a Defesa Civil, tudo se encaminha para mais um fenômeno de extremos climáticos atingindo Porto Velho e os distritos de São Carlos, Calama, Nazaré e tantas outras localidades ribeirinhas.
A capital rondoniense nem bem se refez da enchente de 2014, e a possibilidade de mais uma já está colocando a Defesa Civil em alerta, já mapeando as regiões mais sensíveis às alagações, caso de nove bairros, entre eles o Triângulo, os becos do Areal, a região do porto do Cai N’Água, entre outros.
A propósito de enchentes, foi neste quesito que o prefeito atual, Mauro Nazif (PSB), foi mais eficiente na sua gestão, lutando como um leão e com pouca ajuda das esferas governamentais para atender às demandas dos flagelados. Que o prefeito eleito Hilton Chaves (PSDB), havendo a necessidade, consiga manter a mesma eficiência.
A contagem
Com a contagem regressiva para o Natal e Ano Novo, as atividades políticas locais começam a rarear. Agora tudo fica por conta do anúncio do secretariado do prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) e a aprovação do orçamento 2017, sem maiores delongas, já que o governo conta com ampla maioria e esmagou a oposição no Estado. A não ser que haja novos escândalos…
Orçamento 2017
Por falar em orçamento 2017, o relator do projeto Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) anunciou que apresentará a peça orçamentária na sessão de terça-feira para votação na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. Como se contabilizam quase 20 vacas de presépio naquela Casa de Leis a crença geral é que em uma semana tudo estará aprovado.
As expectativas
Em Ji-Paraná, e ao longo da BR, os movimentos de dois caciques regionais são acompanhados atentamente pelo meio políticos. Falo do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e do deputado federal Marcos Rogério (DEM), possíveis candidatos ao Senado, em 2018. Rola nos bastidores que Jesualdo poderá efetuar uma dobradinha ao Senado com Expedito e Marcos Rogério com Confúcio Moura. Ninguém quer Raupp no palanque.
Jogo de estratégia
O presidente regional do PSDB, Expedito Júnior abre em Ariquemes neste final de semana – na casa do adversário ao Senado, em 2018, Confúcio Moura, o programa de filiações do partido, tendo em vista o fortalecimento da legenda. Novos quadros estão ingressando na legenda tendo em vista a onda azul que levou os tucanos a grandes vitórias nas eleições municipais deste ano.
Bode de bicheira
Impressiona como o governo do PMDB anda desmoralizado no País. O presidente Michel Temer é aconselhado a evitar até eventos públicos para não ser vaiado.O presidente do Senado, Renan Calheiros, envolvido até o talo na Lava Jato, se vê diante de julgamento no STF, e é apupado pela imprensa e formadores de opinião. O PMDB virou mesmo bode de bicheira.
Via Direta
*** Acredita-se que o prefeito eleito Hilton Chaves (PSDB) anuncie seu secretariado nesta segunda-feira *** Do primeiro escalão, só estavam faltando neste sábado as definições dos nomes da Saúde e da Educação. Muitas surpresas na composição. *** A chiadeira dos descontentes vai ser grande, pois a fome de cargos é enorme diante da existência de poucas secretarias e a necessidade de economizar recursos.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri