Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 - 05h10
Os cientistas e pesquisadores climáticos dos Estados Unidos vêm especulando há meses a possibilidade de uma nova enchente no rio Madeira. E pela forma que o Madeirão está subindo nos últimos dias – até 30 centímetro por dia, conforme revela a Defesa Civil, tudo se encaminha para mais um fenômeno de extremos climáticos atingindo Porto Velho e os distritos de São Carlos, Calama, Nazaré e tantas outras localidades ribeirinhas.
A capital rondoniense nem bem se refez da enchente de 2014, e a possibilidade de mais uma já está colocando a Defesa Civil em alerta, já mapeando as regiões mais sensíveis às alagações, caso de nove bairros, entre eles o Triângulo, os becos do Areal, a região do porto do Cai N’Água, entre outros.
A propósito de enchentes, foi neste quesito que o prefeito atual, Mauro Nazif (PSB), foi mais eficiente na sua gestão, lutando como um leão e com pouca ajuda das esferas governamentais para atender às demandas dos flagelados. Que o prefeito eleito Hilton Chaves (PSDB), havendo a necessidade, consiga manter a mesma eficiência.
A contagem
Com a contagem regressiva para o Natal e Ano Novo, as atividades políticas locais começam a rarear. Agora tudo fica por conta do anúncio do secretariado do prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) e a aprovação do orçamento 2017, sem maiores delongas, já que o governo conta com ampla maioria e esmagou a oposição no Estado. A não ser que haja novos escândalos…
Orçamento 2017
Por falar em orçamento 2017, o relator do projeto Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) anunciou que apresentará a peça orçamentária na sessão de terça-feira para votação na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. Como se contabilizam quase 20 vacas de presépio naquela Casa de Leis a crença geral é que em uma semana tudo estará aprovado.
As expectativas
Em Ji-Paraná, e ao longo da BR, os movimentos de dois caciques regionais são acompanhados atentamente pelo meio políticos. Falo do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e do deputado federal Marcos Rogério (DEM), possíveis candidatos ao Senado, em 2018. Rola nos bastidores que Jesualdo poderá efetuar uma dobradinha ao Senado com Expedito e Marcos Rogério com Confúcio Moura. Ninguém quer Raupp no palanque.
Jogo de estratégia
O presidente regional do PSDB, Expedito Júnior abre em Ariquemes neste final de semana – na casa do adversário ao Senado, em 2018, Confúcio Moura, o programa de filiações do partido, tendo em vista o fortalecimento da legenda. Novos quadros estão ingressando na legenda tendo em vista a onda azul que levou os tucanos a grandes vitórias nas eleições municipais deste ano.
Bode de bicheira
Impressiona como o governo do PMDB anda desmoralizado no País. O presidente Michel Temer é aconselhado a evitar até eventos públicos para não ser vaiado.O presidente do Senado, Renan Calheiros, envolvido até o talo na Lava Jato, se vê diante de julgamento no STF, e é apupado pela imprensa e formadores de opinião. O PMDB virou mesmo bode de bicheira.
Via Direta
*** Acredita-se que o prefeito eleito Hilton Chaves (PSDB) anuncie seu secretariado nesta segunda-feira *** Do primeiro escalão, só estavam faltando neste sábado as definições dos nomes da Saúde e da Educação. Muitas surpresas na composição. *** A chiadeira dos descontentes vai ser grande, pois a fome de cargos é enorme diante da existência de poucas secretarias e a necessidade de economizar recursos.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu