Quinta-feira, 14 de abril de 2011 - 06h16
A insurreição
Não é a toa que esta havendo uma insurreição de prefeitos em Rondônia contra a Companhia de Águas e Esgotos - Caerd. Ocorre que uma grande empresa do ramo, que toca os serviços em outras capitais brasileiras, esta usando lobistas para que o setor seja terceirizado. Vários prefeitos já foram contatados recebendo promessas de vantagens.
A incompetência
Não que a Caerd seja eficiente, pois em mais de 40 anos a coisa anda e até buracos abertos para novas ligações não são restaurados pela estatal causando prejuízos a malha viária na capital. No entanto, o patrimônio da companhia é do povo de Rondônia e somando-se ao “custo-prefeito”, havendo a terceirização, a tarifa ficaria impagável nos municípios do interior onde a “sereia” cantou.
Eleições municipais
Os partidos pertencentes à base aliada do governador Confúcio Moura projetam candidaturas próprias nas eleições municipais do ano que vem em Porto Velho. O PMDB, com o engenheiro Abelardo Castro Neto, o PT com a senadora Fátima Cleide ou o deputado estadual José Hermínio - e o PC do B com David Chiquilito Erse.
SOS Rondônia
Com a segurança pública em caos, desde as gestões passadas, os assaltos na modalidade “saidinhas” de bancos aumentaram na capital e os pequenos municípios do estado, como Cojubim, se transformaram em vitimas preferenciais dos assaltantes de bancos que migraram de outros estados, no rastro da chegada de celebridades criminais no presídio federal de Porto Velho. Salve-se quem puder!
Um vulcão
Jirau continua sendo um vulcão prestes a entrar em erupção novamente. Os sindicatos estão inconformados com a possibilidade de demissão em massa – o alerta é do próprio Ministério Público – e se não houver habilidade nas negociações entre patrões e operários e entidade da categoria, poderemos ter em breve novas paralisações no canteiro de obras.
Boa homenagem?
A proposta do deputado federal Padre Tom (PT-RO) de denominar a rodovia 346 – que já foi Marechal Rondon e Juscelino Kubtschek com o nome de Eduardo Valverde – pode até ser uma honraria para o parlamentar recentemente falecido. Mas ligar o nome de Valverde a uma rodovia que virou cemitério de políticos, uma verdadeira estrada do diabo, seria uma boa homenagem?
Espaço do PMDB
Atendendo o PMDB, o partido liderado pelo casal Raupp em Rondônia terá mais espaço na administração Confúcio Moura. Serão pelo menos três pastas estaduais, entre elas, a Secretaria de Saúde destinada ao atual secretário municipal Willians Pimentel, que, diga-se de passagem, fez um grande trabalho contra a dengue na capital.
Baita polêmica
Mas a indicação de Willians Pimentel causou polêmica das bravas, na Assembléia Legislativa. Como o patrocínio é fundamentalmente peemedebista, mais precisamente do senador Valdir Raupp, os deputados estaduais de origens cassolista agora na base aliada de Confúcio, bombardearam Pimentel e defenderam a permanência do adjunto José Batista para a titularidade do cargo. A polêmica ferve.
Do Cotidiano
Campanha da Fraternidade
Lançada pela Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho pelo arcebispo Dom Moacir Grechi, a Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e lema “a criação geme em dores do parto” foi repercutida ontem na Assembléia Legislativa em sessão especial.
Nada mais oportuno para os dias de hoje, quando se vê o futuro da Terra cada vez mais ameaçado pela poluição dos rios e dos mares, pelos lixões das metrópoles, pelos alimentos contaminados pelos inseticidas espalhando casos de doenças, como o câncer pelo Brasil afora e entulhando o Hospital de Barretos.
As conseqüências das nefastas ações humanas, como se sabe, são as mais catastróficas no meio ambiente, os efeitos das enchentes dos rios e as tragédias nas cidades, ou o contraponto das secas, atingindo de cheio a produção dos alimentos. A vida animal se ressente seriamente das conseqüências dos desmatamentos, que ameaçam tantas espécies selvagens – até o desaparecimento das abelhas responsáveis pela polinização de importantes frutas e legumes - e as doenças tropicais tendem a se alastrar com o aumento do calor que já atinge regiões que durante milênios foram intocavelmente enregelantes.
Promovida anualmente pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, a Campanha serve como um alerta e para reflexão do povo brasileiro sobre a grave situação em que o planeta vive. A proposta é que todas as pessoas de boa vontade - cada vez mais raras, diga-se de passagem – olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas com sérias ameaças para a vida em geral e a vida humana, em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneáveis.
O desafio da campanha de conscientização da CNBB é enorme. Sabe-se que no Brasil, até para desinfetar as casas identificadas como focos de dengue se vê a necessidade de força bruta em vista da falta de cooperação. Em Porto Velho, São Paulo ou Salvador, se vê constantemente até nos bairros de classe média alta o lixo atirado nas ruas, com os canais e igarapés invariavelmente se transformando em depósito de lixo.
Via Direta
*** O governo estadual já admite crise iminente no sistema penitenciário, mas já obteve recursos para a construção de mais um presídio *** O prefeito Roberto Sobrinho começa a acelerar as obras paralisadas durante o período chuvoso em Porto Velho *** A criação do PSD já é considerado um atentado a fidelidade partidária pela classe política.