Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 17h40
Não é de hoje que Rondônia pena com problemas relacionados a invasões de terras. De um lado, as terras indígenas, onde madeireiros, garimpeiros e fazendeiros fazem a festa, de outro as terras públicas cujas áreas estão desprotegidas e ano a ano tomadas por invasores com a bandalheira correndo solta com a falta de regularização fundiária. As terras são disputadas a balas nas frentes pioneiras por posseiros, fazendeiros, sem-terra e aventureiros em geral.
Preocupado com a situação das invasões, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) convocou audiência pública para debater a invasão de terras indígenas no Estado, cuja discussão pode ganhar maiores dimensões, buscando soluções para todos os conflitos que têm perturbado a paz no campo com tantas chacinas de famílias de colonos.
A audiência pública, a ser realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, acontecerá no próximo dia 18 de abril. Os relatos nos casos das tomadas das terras indígenas, conforme os levantamentos ocorrem para a posse das áreas ou para a retirada dos recursos naturais, como a madeira, além de ouro, diamantes e outras pedras preciosas. Urge resolver todas as pendências
Trio Lava Jato
No lançamento oficial do rompimento do PMDB com a presidente Dilma Rousseff (PT), o grande centro das atenções foi o Trio Lava Jato. A foto do senador Romero Jucá (RR) ao centro, ladeado pelo deputado federal Eduardo Cunha (RJ) e Valdir Raupp (RO), mostra claramente que o povo brasileiro pode sair da panela e cair na frigideira com o PMDB assumindo o poder.
Mora o perigo
Os peemedebistas Valdir Raupp e Tomás Correia comemoraram o rompimento do PMDB com o Palácio do Planalto na última terça-feira. Acreditam que com a mudança de presidente motivada pelo impeachment que se a vizinha, caberá a eles cuidar do encaminhamento das verbas para obras em Rondônia. É aí que mora o perigo. Obras “cuidadas” pelo PMDB acabam paralisadas por superfaturamento.
Revendo amigos
Revendo amigos e aliados, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Silvernani Santos (DEM), esteve ontem em visita à Casa de Leis. Aparentemente, Silvernani, que tem base em Jaru e Porto Velho pendurou as chuteiras na política. Ele fez história: Lembro que foi justamente de Silvernani o voto decisivo a favor de Porto Velho quando o então governador Jerônimo Santana queria transferir a capital para o interior do Estado nos anos 90.
Mutirão cirúrgico
O prefeito Mauro Nazif (PSB) promove um mutirão cirúrgico nos distritos de Porto Velho direcionado a encascalhamento das ruas e limpeza pública. São ações que ocorrem nos redutos do adversário Ribamar Araújo (PR), cujas bases são mais fortes na zona rural. Nazif espera o verão para intensificar as mesmas ações nas zonas Leste e Sul, as mais populosas da capital.
Acordo próximo
O acordo do PSDB, indicando Val Ferreira para vice do prefeito Mauro Nazif em Porto Velho está próximo de ser sacramentado e já tem apoio do senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT buscando uma forte coalizão de forças. Com isto uma aliança envolvendo PSB/PDT/PSDB pode se estender para outros municípios do Estado e para a disputa do governo e ao Senado em 2018.
Via Direta
*** Com um novo “Jesus” já que o antigo ator migrou para o Rio Branco, o grupo Êxodo anunciou a apresentação da peça Paixão de Cristo para o mês de outubro *** Agora, é tudo fora de época em Rondônia. Exposição, carnaval e até a Paixão de Cristo ***A violência recrudesce no Cone Sul Rondoniense até em cidades pequenas como Cerejeiras *** É a interiorização da criminalidade que também chega ao campo com os agrobandidos.
Porto Velho padece com seu centro histórico
Traço de uniãoA anunciada federação partidária entre PP e União Brasil é uma tentativa da direita racional de romper a polarização entre o PT e o b
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie