Terça-feira, 3 de maio de 2011 - 06h11
Os campeões
Os números finais do censo 2010 sacramentou definitivamente o ranking dos campeões de crescimento demográfico no estado na última década. Na ponteira foi confirmado Cojubim, no Vale do Jamari, que cresceu 142,46 por cento, um dos recordes nacionais do IBGE. Na segunda posição ficou Nova Mamoré, no Vale do Guaporé, com 52,56.
Cifras expressivas
Também confirmaram performances surpreendentes os municípios de Candeias do Jamari ( 50,9 %), Chupinguaia ( 50,35 %), São Francisco (44,65 por cento) e Vilhena com 42,17. A maioria dos municípios do Cone Sul tiveram quedas na população, seguidos de cidades da Zona da Mata. Dos pólos regionais, Jaru e Ouro Preto recuaram, com índices negativos de crescimento.
Os caciques rolimorenses João Cahula, ex-governador e Expedito Júnior, ex-senador e a deputada federal Marinha Raupp encomendaram pesquisas para seus institutos de confiança como eventuais candidatos às prefeituras em Porto Velho e Rolim de Moura. Nenhum deles mudou o título para a capital ainda. Se forem candidatos terão que respeitar o prazo da justiça eleitoral que esta se esgotando.
O encontro do PP no final de semana, que contou com a presença do ex-governador Ivo Cassol confirmou o deputado federal Carlos Magno na presidência do Diretório Regional e Heitor Costa no comando do Diretório Municipal de Porto Velho. O nome do empresário Ivan da Saga foi confirmado como pré-candidato a prefeito da legenda na capital.
Também ficou bem acertado que os progressistas não terão aliança com os tucanos nas eleições municipais em todo estado, porque no comando daquela agremiação esta o “traidor” Expedito Júnior. Ivo Cassol não esqueceu ainda o rompimento com o ex-pupilo e fará tudo para não deixar o adversário crescer nos próximos anos.
Pedrinha no sapato
Ivo quer barrar o crescimento de Expedito nos próximos anos, porque se o tucano ganhar a prefeitura de Rolim ou de Porto Velho, ou a sigla eleger muitos prefeitos, Júnior poderá criar asas em 2014, se tornando uma pedrinha no sapato do ex-governador nas regiões da Zona da Mata, Cone Sul e Médio Guaporé.
Pesquisa rolando
As primeiras pesquisas sobre as eleições municipais em Porto Velho já estão rolando. Dois institutos estão a campo e as intenções de votos estão sendo auscultadas para os possíveis pré-candidatos: 1 – Mauro Nazif (PSB) 2 – Ivan da Saga (PP) 3 – Lindomar Garçon (PV) 4 – Abelardo Castro Neto (e mais dois outros peemedebistas: Zequinha Araújo e Emerson Castro).
Ainda nas sondagens dos institutos constam os nomes de: 5 – José Hermínio (e outros dois petistas: Cláudio Carvalho e Fátima Cleide) 6 –David Chiquilito (PC do B), Alan Queirós (PR), além dos caciques rolimorenses citados acima. É claro que até o ano que vem, com as composições partidárias, o numero deve sofrer baixas. Tem gente só especulando.
Do Cotidiano
Vulcões em erupção
Em Porto Velho pelas sucessivas rebeliões e chacinas se acreditava que por aqui a questão carcerária – já denunciada tantas vezes para as instâncias internacionais – era o que existia de pior no estado, quiçá em toda Amazônia. No entanto, o buraco é mais em baixo e as recentes inspeções do DEPEN colocaram expostas todas as fraturas do sistema também no interior de Rondônia atingindo duramente pólos regionais como Vilhena, Ji-Paraná e Ariquemes.
Com cerca de oito mil detentos e com um déficit expressivo de vagas nas suas casas de detenções o Estado de Rondônia assiste vulcões prestes a explodir, da capital ao Cone Sul do estado; Não têm faltado alerta dos juizes, promotores, etc. A situação é aflitiva, já que o Estado de Rondônia sozinho tem mais presidiários do que os estados do Acre, Roraima e Amapá juntos. Nossos presídios são latas de sardinha e se as autoridades judiciárias cumprissem em Porto Velho todos os mandados de prisão seria necessário um estádio Aluízio Ferreira para a brigar tanta gente. Só na capital tem quase 2 mil mandados de prisão para serem cumpridos.
Voltando a situação do interior, matéria veiculada na edição do final de semana deste Diário, da nossa correspondente Josi Menezes revela o colapso instalado em Vilhena. O Juiz de direito e corregedor de presídios daquela cidade Renato Dias revela que o município tem o maior índice de superlotação carcerária do país. São cinco por uma vaga.
Por conta desta situação um alerta já foi enviado as Nações Unidas relatando os desrespeitos aos direitos humanos nos presídios de Rondônia. Não é de hoje que o estado sofre punições por conta do caos no sistema prisional e pelo que se vê teremos mais represálias a caminho.
Com apenas quatro meses no cargo, o governador Confúcio Moura teve uma herança das mais amargas. Os problemas nos presídios vem se avolumando desde o início da década passada, com a rebelião do Urso Branco, cuja violência repercutiu pelo mundo afora. De lá para cá pouco foi feito para minorar o drama carcerário. Caberá a ele nos próximos anos tentar evitar novas convulsões nas casas de detenções do estado.
Via Direta
*** A bancada ruralista se mobiliza pela votação do Código Florestal nesta semana em Brasília *** Constantemente alvo de assaltos, os bancos começam a fechar agências no interior, como foi o caso de Cojubim *** O DEM anuncia candidatura própria a prefeito em Porto Velho. Mas quem será?