Sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 05h12
Mesmo com o barco afundando e com as águas tomando conta da proa, o “Frentão” segue adiante agora com três partidos e quatro pré-candidatos. Do PV, Lindomar Garçon (um dos lideres das pesquisas vigentes), do PSDB Mariana Carvalho e do PSD José Hermínio ou Guilherme Erse .
O “Frentão” começou a vazar água quando Miguel de Souza (PR) constatou que nenhum dos postulantes da coalizão estava disposto a ceder a cabeça de chapa do conglomerado. A equação da escolha continua a mesma e quem for preterido vai cair fora – como Miguel se antecipou.
As crateras
Revoltado com as críticas pelos buracos que proliferam por Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho se saiu com esta: “Existem buracos municipais, estaduais e federais. Que cada um responda por seus buracos”. A explicação decorre pelo fato de generalizarem as coisas: até os buracos da BR já estavam botando nas contas dele.
A rodoviária
Por falar em Sobrinho ele prevê a inauguração de dois Upas e do Porto do Cai N’Àgua ainda em 2012 e pretende deixar bem adiantadas as obras da nova rodoviária da capital. Como se vê, não faltarão obras marcantes, para a despedida do petista, que nesta época das chuvas foi mais chingado do que juiz de futebol.
O bloco PSB/PC do B/PSOL, que tem como pré-candidato Mauro Nazif, começa a se articular para o pleito de outubro. As legendas aliadas trabalham numa programação visando à preparação dos quadros partidários com seminário e a implantação de zonais nos bairros.
A decepção
Toda Ponta do Abunã, mais especialmente a cidade de Extrema, sede do novo município, ficou decepcionada com a decisão da justiça que impediu a realização das eleições municipais, um sonho acalentado há mais de 20 anos pelo pioneiro Zé Gaúcho, falecido recentemente.
As dinossonauras
As jornalistas Mara Paraguassu e Ana Aranda, as dinossonauras da imprensa rondoniense, lançaram o site Amazônia. O jornal eletrônico defende as causas da região, especialmente as bandeiras rondonienses, tendo uma visão crítica das mazelas que atormentam nossa aldeia. Boa sorte, dinas.
Tem dirigente partidário recebendo R$ 2 mil por semana para apoiar um candidato a prefeito. Como ele – o candidato - anda desconfiado de trairagem – já disse em alto e bom tom que caso seja traído divulgará os nomes dos pilantras, alguns já sobejamente conhecidos na aldeia. A lista tem três nomes...
Acordo som sigla de aluguel é a maior furada. Mesmo porque os mesmos caras que acertaram com fulano, também acertaram com sicrano e beltrano. Trocado em miúdos: o candidato começou a pagar, mas pode ficar na mão já que os pilantras também procuram os candidatos de ponta...
Do Cotidiano
O inimigo a espreita
A poluição do ar é a mais traiçoeira das ameaças ao meio ambiente, porque em geral não é o ser vivo que a procura: é ela que se espalha e acaba alcançando a vítima, instalando-se sem aviso.
Um estudo sobre o Rio de Janeiro, cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016 além de ter também um papel importante na Copa do Mundo de 2014, apontou que a Cidade Maravilhosa tem um índice de poluição do ar três vezes superior aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pior que o da cidade de São Paulo.
Nessa avaliação, feita com 1,1 mil cidades pelo mundo, a OMS alerta que as cidades de países emergentes mais beneficiadas com a acelerada expansão econômica também são as mais poluídas.
Segundo outro estudo, feita na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e publicado na revista Molecular Psychiatry, a exposição prolongada à poluição do ar das grandes cidades pode levar a problemas de aprendizagem, memória e até mesmo depressão.
Outros estudos já tinham relacionado à exposição aos poluentes encontrados no ar com problemas no coração e pulmões. As descobertas recentes, porém, sugerem que a exposição prolongada ao ar poluído pode ter efeitos visivelmente negativos no cérebro, o que pode levar a vários outros problemas de saúde.
Háum tipo de poluição mais visível que também é uma forma traiçoeira de dano ambiental. A poluição difusa se forma pela conjugação de vários fatores que, isolados, até parecem inócuos ou incapazes de criar tantos malefícios. É o caso do papel de bala jogado na rua. Ao se juntar a outros materiais esse “inocente” papel vai determinar um grau indeterminado de sujeira no ambiente, podendo levar a doenças e prejuízos econômicos.
A poluição difusa é a menos conhecida e levada a sério entre todos os tipos de poluição. Sua origem pode ser natural ou antrópica, isto é, causada pela ação humana. Ela é composta de impurezas, que têm maior dispersão no corpo hídrico, o que dificulta a quantificação e a caracterização da fonte poluidora.
É formada em área urbana ou rural a partir de diversos geradores de resíduos sólidos e de sedimentos. Nas cidades, a origem da poluição difusa pode ser de veículos, de animais, de casas, do escoamento das águas pluviais entre outras.
Via Direta
*** A operação tapa buracos continua em vários quadrantes em Porto Velho *** Começaram as obras do centro de convenções da capital *** O comércio rondoniense esta chiando em abril, o movimento já não é o mesmo das temporadas passadas.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l