Domingo, 27 de março de 2016 - 08h13
Os políticos em apuros
Como em outros estados, os políticos rondonienses estão em apuros, nivelados por baixo. O Senador Valdir Raupp, com envolvimento na Operação Lava a Jato, o senador Ivo Cassol ameaçado, dia 31, de ser novo um novo inquilino da Penitenciária da Papuda, já sem ter onde recorrer das condenações recebidas.
Dezenas de prefeitos e ex-prefeitos rondonienses, uma verdadeira penca de vereadores está enrascada com a justiça em vista de condenações por improbidade e malversação. Temos quatro ex-presidentes da Assembléia Legislativa cumprindo pena de prisão e um quinto ameaçado de seguir o mesmo caminho.
Desacreditada, a classe política vive seu pior momento. A tendência do voto nulo ou em branco aumenta a cada eleição e o que vai acontecer no pleito de 2016 é uma grande incógnita diante de tanta rapinagem dos recursos públicos.
O que não muda é a cara de pau. Quando flagrados os políticos dizem que é “golpe” ou “perseguição”. Ninguém assume as patifarias como é o caso dos petistas que agora atiram a Sérgio Moro a culpa da recessão e do desemprego.
Como as nuvens
A política muda como o formato das nuvens, ou seja, a todo momento, como já diziam os raposões na velha República. È o que esta acontecendo em alguns municípios rondonienses. Em Cacoal, a grande favorita para a eleição a prefeitura era a deputada estadual Glaucioni Rodrigues (PMDB), mas com a confirmação da entrada de Divino Cardoso (PTB), agora o veterano político tomou à dianteira.
Em Porto Velho
Em Porto Velho, mantinha a condição de favoritismo a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), mas ela desistiu da disputa e com isto o jogo ficou mais equilibrado. Temos novo cenário capital e o que se o pergunta é quem vai herdar o balaio de votos da tucaninha? Inicialmente se acredita que o beneficiado no segmento do voto jovem seja o deputado estadual Léo Moraes (PTB)
Eleições em Jipa I
Com a desistência do projeto de reeleição do prefeito Jesualdo Pies, surgiu expressivo numero de pretensos candidatos a prefeito em Ji-Paraná. Além de Marcito Pinto (PDT) despontam os nomes de Solange Pereira (PMDB), empresário Joarez Jardim (DEM), ex-deputado Anselmo de Jesus (PT), ex-vereador Cacau (PRB), além do médico Edinho Fidelis (PPB)
Eleições em Jipa II
A esta lista de pré-candidatos, agora temos o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), conhecido como Laerte de Alvorada, sugestionando que na capital da BR não terá um nome a altura para conduzir o Palácio Urupá. Ele se sente estimulado também a postular o cargo de prefeito que ele já ocupou em Alvorada do Oeste e renunciou em 2012, se livrando então do pedido de prisão preventiva na Operação Olimpo.
Entrando em campo
Para compensar a elevava taxa de rejeição, algo em torno dos 40 por cento, mas que os adversários gostam de esticar para 60 e até 80 por cento, o prefeito Mauro Nazif (PSB) arma uma grande coalizão onde tem lugar até o PSDB indicando Val Ferreira ao cargo de vice. Os situacionistas acreditam que sem Mariana a coisa ficou mais fácil e é verdade, pelo menos na conquista de uma vaga no segundo turno a coisa ficou mais garantida
Via Direta
*** O ex-prefeito Antonio Geraldo (PDT) começa a jornada de campanha para voltar ao Paço Municipal de Presidente Médici *** Planejando vôos mais altos no cenário estadual, o deputado estadual Adelino Follador (DEM) pode disputar o Senado em 2018 *** O ex-governador José Bianco (DEM) garante que esta fora da disputa do Palácio Urupá, onde marcou época ***Neodi Carlos, (PSDC) volta à política em 2018 na busca de uma cadeira no Senado.
Porto Velho padece com seu centro histórico
Traço de uniãoA anunciada federação partidária entre PP e União Brasil é uma tentativa da direita racional de romper a polarização entre o PT e o b
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie