Domingo, 27 de março de 2016 - 08h13
Os políticos em apuros
Como em outros estados, os políticos rondonienses estão em apuros, nivelados por baixo. O Senador Valdir Raupp, com envolvimento na Operação Lava a Jato, o senador Ivo Cassol ameaçado, dia 31, de ser novo um novo inquilino da Penitenciária da Papuda, já sem ter onde recorrer das condenações recebidas.
Dezenas de prefeitos e ex-prefeitos rondonienses, uma verdadeira penca de vereadores está enrascada com a justiça em vista de condenações por improbidade e malversação. Temos quatro ex-presidentes da Assembléia Legislativa cumprindo pena de prisão e um quinto ameaçado de seguir o mesmo caminho.
Desacreditada, a classe política vive seu pior momento. A tendência do voto nulo ou em branco aumenta a cada eleição e o que vai acontecer no pleito de 2016 é uma grande incógnita diante de tanta rapinagem dos recursos públicos.
O que não muda é a cara de pau. Quando flagrados os políticos dizem que é “golpe” ou “perseguição”. Ninguém assume as patifarias como é o caso dos petistas que agora atiram a Sérgio Moro a culpa da recessão e do desemprego.
Como as nuvens
A política muda como o formato das nuvens, ou seja, a todo momento, como já diziam os raposões na velha República. È o que esta acontecendo em alguns municípios rondonienses. Em Cacoal, a grande favorita para a eleição a prefeitura era a deputada estadual Glaucioni Rodrigues (PMDB), mas com a confirmação da entrada de Divino Cardoso (PTB), agora o veterano político tomou à dianteira.
Em Porto Velho
Em Porto Velho, mantinha a condição de favoritismo a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), mas ela desistiu da disputa e com isto o jogo ficou mais equilibrado. Temos novo cenário capital e o que se o pergunta é quem vai herdar o balaio de votos da tucaninha? Inicialmente se acredita que o beneficiado no segmento do voto jovem seja o deputado estadual Léo Moraes (PTB)
Eleições em Jipa I
Com a desistência do projeto de reeleição do prefeito Jesualdo Pies, surgiu expressivo numero de pretensos candidatos a prefeito em Ji-Paraná. Além de Marcito Pinto (PDT) despontam os nomes de Solange Pereira (PMDB), empresário Joarez Jardim (DEM), ex-deputado Anselmo de Jesus (PT), ex-vereador Cacau (PRB), além do médico Edinho Fidelis (PPB)
Eleições em Jipa II
A esta lista de pré-candidatos, agora temos o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), conhecido como Laerte de Alvorada, sugestionando que na capital da BR não terá um nome a altura para conduzir o Palácio Urupá. Ele se sente estimulado também a postular o cargo de prefeito que ele já ocupou em Alvorada do Oeste e renunciou em 2012, se livrando então do pedido de prisão preventiva na Operação Olimpo.
Entrando em campo
Para compensar a elevava taxa de rejeição, algo em torno dos 40 por cento, mas que os adversários gostam de esticar para 60 e até 80 por cento, o prefeito Mauro Nazif (PSB) arma uma grande coalizão onde tem lugar até o PSDB indicando Val Ferreira ao cargo de vice. Os situacionistas acreditam que sem Mariana a coisa ficou mais fácil e é verdade, pelo menos na conquista de uma vaga no segundo turno a coisa ficou mais garantida
Via Direta
*** O ex-prefeito Antonio Geraldo (PDT) começa a jornada de campanha para voltar ao Paço Municipal de Presidente Médici *** Planejando vôos mais altos no cenário estadual, o deputado estadual Adelino Follador (DEM) pode disputar o Senado em 2018 *** O ex-governador José Bianco (DEM) garante que esta fora da disputa do Palácio Urupá, onde marcou época ***Neodi Carlos, (PSDC) volta à política em 2018 na busca de uma cadeira no Senado.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu