Terça-feira, 20 de novembro de 2012 - 18h02
Coquetel explosivo
Está formado um coquetel explosivo na Penitenciária Federal de Porto Velho. Façam as contas: Temos expoentes do PCC que se juntaram à terroristas das FARCs colombianas num presídio de um estado fragilizado em termos de segurança pública. Viramos, mesmo, curva de rio.
Trinta de Piraquara
Até o início da década passada Rondônia não sabia o que era chacinas nos presídios e preso jogando bola com cabeças decepadas. O aprendizado veio com a trinca de Piraquara (PR), imposta à Rondônia, pelo Ministério da Justiça. Pode vir por aí mais um rastro de violência.
Lei orçamentária
Coube ao deputado e ex-presidente da ALE Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) o encargo de comandar a proposta orçamentária 2013 emanada do Palácio Presidente Vargas. Ele tem alertado aos colegas sobre os prazos para a entrega das emendas para que a matéria seja agilizada e a peça suba o plenário para votação.
Todas as atenções
Assim como nos estados e municípios, que começam a examinar e estimar seus respectivos orçamentos, em Brasília o Orçamento da União 2013, toma as atenções dos congressistas. A peça orçamentária esta amarrada nas comissões e a falta entendimento entre os parlamentares e o governo retardam as definições.
A chiadeira
E por falar em orçamento da União, uma das maiores queixas dos deputados federais e senadores é que uma expressiva parte das emendas acaba no vazio, sem a liberação de recursos para a execução das obras. O fato tem gerado desgaste até da bancada governista perante a presidente Dilma Roussef.
Santo Antônio
Verificando os relatórios de contrapartidas das usinas hidrelétricas é possível constatar a disparidade entre os recursos destinados pelo consórcio Santo Antônio a Porto Velho, comparado com o que foi destinado pela turma de Jirau. Santo Antônio foi muito mais generoso e ágil no aporte de recursos.
Nossa homenagem
Não poderia deixar de registrar nossa homenagem a pioneira Adamar Santos Saraiva, falecida no final de semana, vitima de acidente de trânsito. Ela foi a primeira odontóloga de Porto Velho, ainda nos tempos do Território Federal. Uma lacuna impreenchível.
O extermínio
Nesta quinta-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai discutir na Câmara dos Deputados o extermínio de jovens nas regiões Norte e Nordeste. Acredita-se que o fenômeno da violência juvenil tenha varias variantes, entre elas o tráfico de drogas e o crime organizado.
As invasões
Todo final de ano é assim em Porto Velho. Os invasores profissionais deixam antigas invasões e pulam para outras para ganhar um dinheiro extra. Tem lotes vendidos até R$ 1,5 mil nas invasões do Feliz Natal, Flamengópolis e Planeta dos Tiquinhos, espalhados nas regiões do Jardim Planalto, Vila Mariana e Cascalheira.
Do Cotidiano
As telecomunicações
A Anatel aprovou por unanimidade, no dia 01 de novembro, o Plano Geral de Metas de Competição, que regulará, a partir do dia 12 deste mês, o mercado de telecomunicações. Além de tornar o mercado mais competitivo, essa medida visa reduzir o preço das tarifas pagas pelo consumidor. Como o número de usuários aumentou vertiginosamente nos últimos anos, a ponto de haver mais linhas ativas que brasileiros, o preço das tarifas ainda pode baixar mais.
No início da década de 90, os celulares chegaram ao Brasil com preços tão altos que poucas pessoas podiam pagar. A linha era negociada e cotada em dólar (alguns milhares deles), os aparelhos caríssimos e as tarifas também. Até os mais abastados utilizavam com moderação o dispositivo que era tido como um precioso recurso.
Nesse cenário, havia uma coisa boa e que infelizmente não conseguimos vislumbrar, sequer, a possibilidade de resgatar: a qualidade! Falava-se em alto e bom som e a linha não caia. Quando se estava longe da torre havia um pouco de chiado, mas geralmente isso acontecia apenas quando se estava em movimento.
Essa qualidade se deve a uma razão muito simples. O serviço foi implantado e desenvolvido por engenheiros de grande bagagem, profissionais de carreira das teles estatais. No estado de São Paulo a Telesp Celular era a responsável.
Outro fator de relevante importância eram as características dos equipamentos e materiais usados - tudo de primeira. O que havia de melhor na indústria de telecomunicações eram pensados pelos investidores. Pesquisa, inovação e qualidade eram prioridade nas empresas.
Hoje assistimos a qualidade do sistema em queda livre por diversas razões. As condições dos equipamentos terminais bem como na infraestrutura das redes não é mais de primeira categoria. O preço das tarifas diminuiu juntamente com a qualidade do serviço.
Muitas empresas hoje oferecem até "Tarifa Zero", só que a qualidade literalmente é zero. Na internet as operadoras garantem apenas 20% da capacidade da banda larga vendida. Adianta pagar pouco e o serviço ser péssimo? Sinceramente, como consumidores, não é isso que esperamos. (por Dane Avanzi)
Via Direta
*** O povoamento do outro lado da ponte da BR-319 começa com invasões de terras urbanas e rurais *** Nasce assim Porto Madeira, uma espécie de segundo Distrito de Porto Velho *** E a greve dos Policiais é mais um desafio para o Governo Cooperação.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri