Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO


 DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO - Gente de Opinião

Emoções fortes

Marco Antônio da Fatec, que assumiu a Casa Civil deve adorar emoções fortes. Já é o terceiro no cargo em dois anos e terá pela frente em novembro um baita batismo de fogo: Orçamento 2013, deputados e sindicatos revoltosos. E tem a renitente ameaça de impeachment...

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO - Gente de Opinião

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO

Efeito manada

A eleição do segundo turno na capital vai esquentando e dando pano para manga. Com quase 20 por cento de indecisos, o efeito manada poderá ser grande nas urnas e de uma disputa até agora rigorosamente equilibrada, poderemos ter um candidato bamburrando nas urnas. Os debates vão facilitar a definição.

 

Jogo de estratégia

E os comandos de campanha jogam com estratégia. Garçon ataca os territórios do adversário, que são a região central, os conjuntos habitacionais (onde predomina o funcionalismo), etc. Por sua vez, Mauro Nazif prioriza os redutos das forças inimigas, as Zonas Leste e Sul.

 

Nos bastidores

Nos bastidores rola a informação que o contrato com as empresas de transportes coletivos foi renovado por mais 20 anos no município de Porto Velho. Se for verdade Mauzo Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PV) vão estrilar desde já. Tinham outros planos – e as atuais empresas estavam fora deles.
 

 

Com atenção

A ALE-RO funciona meia boca em outubro, em vista das eleições municipais e o segundo turno na capital, mas terá um mês de novembro efervescente, com uma enxurrada de projetos do Executivo – incluindo o orçamento 2013. O tema geralmente é polêmico.

Sem problemas?

O prefeito Roberto Sobrinho foi à imprensa para afirmar que seu sucessor vai assumir sem problemas. Ora, aí a coisa já e demais: todos sabemos que o que não faltam são problemas para o atual e os próximos quatro prefeitos de Porto Velho, da saúde a esgoto, dos viadutos ao aterro sanitário, do escândalo da Emdur as alagações, etc.

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO - Gente de Opinião
Muitos foguetes

O tucano Expedito Junior esta propagando de Praia do Tamanduá, na zona ribeirinha de Porto Velho, a Serra do Touro, no Colorado (cone sul rondoniense) a “boa nova”: Cassol é ficha suja e esta inelegível para 2014. Ivo deve estar fervendo de raiva do ex-aliado, já estava em plena campanha para desbancar Confúcio
 

 

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO - Gente de Opinião

Mais festa!

Igualmente a ex-senadora Fátima Cleide, adversária do ex-governador comemora a ladeira abaixo de Ivo Cassol. E os petistas de Rio Pardo a Che Guevara - que ainda estão lambendo as feridas pela derrota na capital - se mostram mais felizes pela desgraceira do inimigo.
 

 

Levando um pé

A assessoria de imprensa do governador Confúcio Moura trata com toda delicadeza aqueles que estão levando um pé da gestão Cooperação. A cada nova pesada desferida pelo inquilino maior do Palácio – como no caso de Juscelino Amaral e outros - os releases dizem que os caras saíram para tratar de “projetos pessoais”...

 
 

Do Cotidiano
Câmbio e viagens
 

Apesar da alta do dólar e de algumas pesquisas indicarem que o brasileiro tem gastado pouco no exterior, muitas pessoas querem aproveitar os feriados que temos aqui para curtir um pouco do que há lá fora. Ou ainda, para quem está planejando visitar outros países no final do ano, as preparações precisam ser feitas desde já.

A melhor maneira do viajante se prevenir das oscilações do mercado é comprar a moeda do respectivo país mês a mês, de forma a pagar um valor médio. Por isso, nada de deixar o câmbio para a última hora. “O cliente deve se preparar para comprar sua moeda estrangeira no máximo 48 horas que antecede sua viagem, para não ocorrer problemas de última hora. ”, afirma Olívia Neves,gerente de produtos e e-commerce do Grupo OM.

Pesquisar bastante, verificar bons hotéis para hospedagem sempre com antecedência para fazer bons negócios e claro, o dia, o horário e por qual companhia para acertar o vôo. Ou seja, se tudo isso faz parte da nova rotina de quem vai viajar, o câmbio também merece atenção redobrada. Algumas casas de câmbio oferecem todos os seus serviços pela internet, que podem ser resolvidos em instantes. É o caso, por exemplo, do Câmbio Rápido, produto da OM Grupo, que dependendo do tipo de moeda, algumas mais exóticas, por exemplo, pode levar até 48 horas para separar.

Isto é feitopara a comodidade e a segurança do cliente e é criado para facilitar todo esse processo. A reserva é também para quem precisa de um grande lote de moedas e é recomendado para aqueles que estão em busca de moedas de circulação menor, como o Iene, o Franco Suíço, o Peso Chileno, entre outros.”, analisa Olívia Neves, Gerente de Produtose E-commerce da OM. Após o preenchimento dos campos obrigatórios, um dos operadores entra em contato com a pessoa que o solicitou.Existem várias formas e maneiras de se viajar com a moeda local, entre eles, a OM oferece o Cartão VTM (Visa Travel Money), que é vantajoso porque não sofre com as oscilações do mercado e é vendido conforme a cotação do dia em que a pessoa o adquiriu, com o diferencial que são as reduzidas taxas de IOF sobre a operação do cartão, que fica em apenas 0,38%, diferente do cartão internacional de crédito que é de 6,38%. (Assessoria de Imprensa)


 

DEBATES VÃO FACILITAR A DEFINIÇÃO - Gente de OpiniãoVia Direta

*** A historiadora Yêda Borzakovv Lança seu livro “Histórias do Vale do Madeira” neste sábado na capital ***Com a alta dos insumos a avicultura, a suinocultura e a pecuária de leite já estão em crise *** O jogo nos bastidores para o segundo turno já é bruto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)