Sábado, 2 de junho de 2012 - 07h16
Coisa engraçada
Temos coisas engraçadas na política rondoniense. Como o caso de um envolvido pela na Operação Termópílas, querendo saber o destino do dinheiro roubado na saúde. Ora, recomendo que ele procure debaixo colchão da sua casa. E por falar no assunto, muitos roubaram, mas só Valter Araújo foi punido...
Eleições 2012
Os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho já são vistos correndo trecho nas feiras livres e eventos. Durante a semana vimos batendo perna nos bairros Miguel de Souza (PR), José Augusto (PMDB), Dalton di Franco (PDT). Com mandato em Brasília, Mauro Nazif (PSB) é mais constante nos finais de semana.
Uma gangorra
O caro leitor, já deve ter percebido, vivemos uma verdadeira gangorra na corrida sucessória 2012 e já não se sabe quem é quem. Os favoritos – falo de Nazif e Fátima Cleide já que Garçom capitulou – tem dificuldades em firmar alianças e podem ficar chamuscados com o fracasso da Transposição
Saúde, Confúcio!
Já são quase um ano e meio de gestão do governador Confúcio Moura, e a torcida é que ele finalmente acerte, já que todos estamos no mesmo barco. Na saúde, mais um grande desafio: existe um apagão de médicos em todo País. Tem prefeito que está a cata de um há meses, sem conseguir.
Baixa rejeição
O PMDB de Raupp esta satisfeito com as primeiras sondagens a respeito de José Augusto. O respeitável médico, é ficha limpa e, tem uma larga folha de serviços prestada a Porto Velho, e é um dos nomes com menor índice de rejeição perante o eleitorado entre todos ventilados até agora.
A renegociação
Enfim, um alento para o municipalismo e mais justiça no pacto federativo. As propostas de renegociação das dividas dos estados e dos municípios com a União avançam na Câmara dos Deputados e no meio de semana foi aprovado relatório final. A dívida já chega a R$ 432 bilhões.
Mais recursos
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei complementar que prevê a aplicação de recursos do Fundo Previdenciário Nacional em programas de compensação para municípios que sejam sede de penitenciárias, como é o caso de Porto Velho.
Haja vodu
Figuras agourentas
Como aves de mau agouro, Edvaldo esta cada vez mais presente pelos corredores da Assembléia Legislativa voduzando Marcos Donadon. Em Brasília, o ex-senador e ex-ministro Amir Lando só falta acampar defronte o Congresso Nacional. |
Do Cotidiano
Turismo e aventura
O Círio de Nazaré e os mistérios da ilha de Marajó são duas das grandes atrações turísticas do Pará, mas não são as únicas. Aliás, segundo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Estado é dono de 49% das atrações naturais da Amazônia.
Só na capital, Belém, e em sua Região Metropolitana há dezenas de trações, dentre as quais despontam Ver-o-Peso, o Theatro da Paz, o Museu das Onze Janelas e vários outros, o Palácio Antônio Lemos e a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Saindo das RM de Belém, a aventura pode começar no vasto rol de atrativos turísticos apresentados pelo Pará, principalmente de origem natural O estímulo à atividade turística se dá por dois fatores: a execução de obras que embelezam cidades paraenses e a divisão do Estado em seis pólos turísticos, que contemplam diversas vertentes da atividade.
Dono desse imenso potencial econômico, o Pará tem no turismo a atividade que reúne as maiores possibilidades de consolidar o Estado como um dos campeões de atração de visitantes e, consequentemente, para a multiplicação de empregos e maior geração de renda.
Uma região voltada basicamente para o turismo de negócios, lazer e cultura, o Pará abrange a cidade de Belém e municípios da região do Salgado, como Salinópolis, Bragança e Marapanim, banhados pelo oceano Atlântico. No caso de Belém, o turista vai encontrar museus, teatros, bosques e praias de rio com ondas.
O Pólo Natural do Tapajós tem várias atrações a oferecer, como o encontro das águas do rio Amazonas e do rio Tapajós em Santarém, belas cachoeiras e formações rochosas localizadas próximas à cidade de Itaituba, que permitem a prática de esportes radicais como rapel e escalada, além da exuberante fauna e flora. Ainda na região do Tapajós, a 65 km do centro da cidade de Itaituba, pode-se visitar o Parque Nacional da Amazônia, um dos maiores atrativos turísticos do Pará.
Também voltado para o turismo de aventura, o polo Araguaia-Tocantins concentra atrações como o torneio de pesca, que acontece anualmente no lago da usina de Tucuruí e praias fluviais, que só estão disponíveis ao público no verão amazônico.
É no polo Marajó, porém, que o turismo ecológico está melhor desenvolvido. Na maior ilha fluvial do mundo, localizada na foz do rio Amazonas, as atrações vão desde a pororoca até a culinária.
Via Direta
*** Em visita ontem a redação, o secretário de Serviços Públicos Jair Ramires anunciou sua aposentadoria *** Não vai mais disputar cargos publico, esta desiludido *** O Terminal Fluvial de Passageiros já está no ponto de inauguração em Porto Velho.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para