Sábado, 2 de junho de 2012 - 07h16
Coisa engraçada
Temos coisas engraçadas na política rondoniense. Como o caso de um envolvido pela na Operação Termópílas, querendo saber o destino do dinheiro roubado na saúde. Ora, recomendo que ele procure debaixo colchão da sua casa. E por falar no assunto, muitos roubaram, mas só Valter Araújo foi punido...
![]() |
Eleições 2012
Os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho já são vistos correndo trecho nas feiras livres e eventos. Durante a semana vimos batendo perna nos bairros Miguel de Souza (PR), José Augusto (PMDB), Dalton di Franco (PDT). Com mandato em Brasília, Mauro Nazif (PSB) é mais constante nos finais de semana.
Uma gangorra
O caro leitor, já deve ter percebido, vivemos uma verdadeira gangorra na corrida sucessória 2012 e já não se sabe quem é quem. Os favoritos – falo de Nazif e Fátima Cleide já que Garçom capitulou – tem dificuldades em firmar alianças e podem ficar chamuscados com o fracasso da Transposição
Saúde, Confúcio!
Já são quase um ano e meio de gestão do governador Confúcio Moura, e a torcida é que ele finalmente acerte, já que todos estamos no mesmo barco. Na saúde, mais um grande desafio: existe um apagão de médicos em todo País. Tem prefeito que está a cata de um há meses, sem conseguir.
Baixa rejeição
O PMDB de Raupp esta satisfeito com as primeiras sondagens a respeito de José Augusto. O respeitável médico, é ficha limpa e, tem uma larga folha de serviços prestada a Porto Velho, e é um dos nomes com menor índice de rejeição perante o eleitorado entre todos ventilados até agora.
A renegociação
Enfim, um alento para o municipalismo e mais justiça no pacto federativo. As propostas de renegociação das dividas dos estados e dos municípios com a União avançam na Câmara dos Deputados e no meio de semana foi aprovado relatório final. A dívida já chega a R$ 432 bilhões.
Mais recursos
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei complementar que prevê a aplicação de recursos do Fundo Previdenciário Nacional em programas de compensação para municípios que sejam sede de penitenciárias, como é o caso de Porto Velho.
Haja vodu
Figuras agourentas
Como aves de mau agouro, Edvaldo esta cada vez mais presente pelos corredores da Assembléia Legislativa voduzando Marcos Donadon. Em Brasília, o ex-senador e ex-ministro Amir Lando só falta acampar defronte o Congresso Nacional. |
Do Cotidiano
Turismo e aventura
O Círio de Nazaré e os mistérios da ilha de Marajó são duas das grandes atrações turísticas do Pará, mas não são as únicas. Aliás, segundo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Estado é dono de 49% das atrações naturais da Amazônia.
Só na capital, Belém, e em sua Região Metropolitana há dezenas de trações, dentre as quais despontam Ver-o-Peso, o Theatro da Paz, o Museu das Onze Janelas e vários outros, o Palácio Antônio Lemos e a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Saindo das RM de Belém, a aventura pode começar no vasto rol de atrativos turísticos apresentados pelo Pará, principalmente de origem natural O estímulo à atividade turística se dá por dois fatores: a execução de obras que embelezam cidades paraenses e a divisão do Estado em seis pólos turísticos, que contemplam diversas vertentes da atividade.
Dono desse imenso potencial econômico, o Pará tem no turismo a atividade que reúne as maiores possibilidades de consolidar o Estado como um dos campeões de atração de visitantes e, consequentemente, para a multiplicação de empregos e maior geração de renda.
Uma região voltada basicamente para o turismo de negócios, lazer e cultura, o Pará abrange a cidade de Belém e municípios da região do Salgado, como Salinópolis, Bragança e Marapanim, banhados pelo oceano Atlântico. No caso de Belém, o turista vai encontrar museus, teatros, bosques e praias de rio com ondas.
O Pólo Natural do Tapajós tem várias atrações a oferecer, como o encontro das águas do rio Amazonas e do rio Tapajós em Santarém, belas cachoeiras e formações rochosas localizadas próximas à cidade de Itaituba, que permitem a prática de esportes radicais como rapel e escalada, além da exuberante fauna e flora. Ainda na região do Tapajós, a 65 km do centro da cidade de Itaituba, pode-se visitar o Parque Nacional da Amazônia, um dos maiores atrativos turísticos do Pará.
Também voltado para o turismo de aventura, o polo Araguaia-Tocantins concentra atrações como o torneio de pesca, que acontece anualmente no lago da usina de Tucuruí e praias fluviais, que só estão disponíveis ao público no verão amazônico.
É no polo Marajó, porém, que o turismo ecológico está melhor desenvolvido. Na maior ilha fluvial do mundo, localizada na foz do rio Amazonas, as atrações vão desde a pororoca até a culinária.
Via Direta
*** Em visita ontem a redação, o secretário de Serviços Públicos Jair Ramires anunciou sua aposentadoria *** Não vai mais disputar cargos publico, esta desiludido *** O Terminal Fluvial de Passageiros já está no ponto de inauguração em Porto Velho.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l