Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Estamos diante de uma das maiores tragédias penitenciárias


Estamos diante de uma das maiores tragédias penitenciárias - Gente de Opinião

Mais tragédia

A morte de sete presos carbonizados domingo à tarde, no Complexo Agrícola Ênio Pinheiro, onde todos ficam soltos, em pleno dia de visita dos familiares, é coisa muito difícil de engolir. Tem gato na tuba e estamos diante de uma das maiores tragédias penitenciárias já vivenciadas neste país.

 


Estamos diante de uma das maiores tragédias penitenciárias - Gente de OpiniãoA rotatividade

As relações entre a Assembléia Legislativa e o governo do estado não tem se alterado desde o início da atual legislatura. Ora o governador Confúcio Moura e os deputados estaduais pulam cirandinha, ora se desentendem e tudo acaba culminando na demissão dos chefes da Casa Civil...

 

Gente de OpiniãoDança dos caciques

Os caciques regionais, com projetos distintos, já engraxaram as botinas e começam a partir de agora percorrer todo estado, participando da corrida sucessória nos municípios rondonienses. Os senadores Acir Gurgacz (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) já estão no trecho.

 

Gente de OpiniãoTaxa de rejeição

As duas pesquisas já registradas no TRE – Phoenix e Previsão – apontam a candidata Fátima Cleide (PT) com a maior taxa de rejeição de todos os candidatos a prefeitura da capital. Se o marketing petista não trabalhar bem, terá dificuldades até de encaminhar a ex-senadora ao segundo turno. É um baita desafio para seu marqueteiro.

 

Gente de OpiniãoNo funcionalismo

É o funcionalismo público, um segmento decisivo nas eleições na capital, é que embala a campanha do deputado federal Mauro Nazif (PSB) a prefeitura de Porto Velho. Nazif tem uma sofrida trajetória em defesa dos servidores públicos e em tantas, manifestações já chegou a apanhar junto, levando bordoadas dos milicos.

 

Gente de OpiniãoA chiadeira

O presidente do Diretório estadual do PSDC, Edgar do Boi tem se queixado nos bastidores que seus candidatos a vereadores tem sido tratados como os primos pobres na coligação encabeçada pelo candidato Mário Português. A verdade é que todo mundo quer um bocadinho a mais de recursos para a campanha.

 

Gente de OpiniãoA vitalidade

Impressiona a vitalidade de dois candidatos sexagenários na capital, que são Mário Português e José Augusto, ambos com 65 anos de idade. Acordam antes do galo cantar e vão dormir de madrugada, depois de horas extenuantes de campanha. Pouca gente consegue acompanhar o ritmo.

 

Gente de OpiniãoMais estrutura

As coligações reforçam as paliçadas e agora não são apenas Fátima Cleide (PT) e Mário Português (PPS) com cinco comitês zonais montados na capital. Os candidatos José Augusto (PMDB) e Mariana Carvalho (PSDB) trilham pelo mesmo caminho e já direcionam suas atividades, principalmente para asregiões Leste e Sul da cidade.

 

Gente de OpiniãoNova rodada

Depois de entrevistar os candidatos a prefeitura da capital, marqueteiros e até coordenadores de campanha, o Diário começa agora sabatinar os presidentes dos diretórios municipais dos partidos envolvidos nas eleições municipais em Porto Velho. Os dirigentes já podem ligar e agendar os contatos.

 



 

Do Cotidiano

O PMDB nas eleições

Ainda meio rachado quanto às eleições municipais na capital, o PMDB tem o reforço de Tomás Correia, liderança histórica do partido, para vitaminar a campanha do candidato José Augusto na capital. Especialmente para coordenar os trabalhos de campanha, foi convocado o ex-secretario d e obras do governo estadual, Abelardo Castro Neto, que está dando um novo impulso na chapa puro sangue do partido. A legenda comemora o lançamento de candidato próprio depois de quase três décadas como coadjuvante de prefeitos de outros partidos.

Agora no lugar de Valdir Raupp, no Senado, o ex-deputado estadual, ex-prefeito de Porto Velho Tomás Correia foi uma das lideranças políticas mais brilhantes da década de 80 em Rondônia. Combativo, e com um discurso contundente contra a ditadura militar e o governo de Rondônia – até então os governadores eram nomeados advindos da Marinha, Exército e Aeronáutica – Correia marcou época liderando a oposição. Suplente do senador Valdir Raupp, presidente do Diretório Nacional do PMDB, Tomás assumiu a cadeira no inicio do mês, em vista do pedido de licença do titular, que está percorrendo o país em apoio aos candidatos do partido.

Com 62 anos de idade, advogado e promotor de justiça aposentado, Tomás Correia, natural do município de Granja (CE), reside em Rondônia desde 1981.

Além de galgar a cadeira ao Senado, o ex-parlamentar foi conduzido à presidência do diretório estadual do partido e vai comandar a legenda nas eleições municipais. O PMDB é a maior sigla do estado, conta com o maior número de vereadores, de prefeitos, e nas eleições de 2010 elegeu o governador Confúcio Moura, o senador mais votado (Raupp) e a deputada federal mais votada (Marinha Raupp).

É com este reforço de Tomás Correia, mais a coordenação de campanha de Abelardinho que o PMDB busca reverter o racha do partido, agora com o envolvimento direto do cacique Valdir Raupp, que assumiu finalmente a campanha. O tempo vai dizer qual é o tamanho do PMDB – também desgastado – na capital.

 

Gente de OpiniãoVia Direta

*** Na Festa da Melancia em Nazaré se constatou muitas melhorias na localidade *** As obras foram realizadas são do governo estadual ***Os candidatos à vereança travam uma grande batalha pela conquista da Zona Leste a mais populosa da capital.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)