Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Freio nos revoltosos da ALE


Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião 

As articulações

A oposição acabou freando o ímpeto em afastar o governador Confúcio Moura e seu vice Airton Gurgacz através de um processo de impeachment. Ocorre que os governistas ampliaram a base de sustentação na Assembléia Legislativa e a iniciativa dos revoltosos  murchou.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião

Fazendo as contas
 


Na refrega do impeachment, os oposicionistas precisavam de 16 deputados. No entanto, conforme o último “censo”  no Legislativo,    a base aliada pulou para 14 parlamentares, sobrando apenas 10 para cumprir a ameaça de  tostar nossos mandatários na brasa, ao molho Madeira.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião

A confirmação
 

No encontro de terça feira entre governistas da Fazenda e Casa Civil com os deputados estaduais as coisas ficaram bem claras. O governo do estado admite que pena com dificuldades financeiras e quer apoio dos demais poderes para ajustar as coisas. Esta comprovada a queda na receita, repasses. Tem um buraco negro nas contas.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de OpiniãoAs turbulências

Depois de algumas turbulências, a coligação PSB/PDT trava uma corrida de recuperação em dois grandes redutos da capital, as zonas Leste e Sul. Mauro Nazif e Dalton di Franco apostam forte nos eixos operários para reforçar suas paliçadas. A melhor performance socialista  ainda  na região central.

 

Gente de OpiniãoA caminhada

Com o reforço do cacique  Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, Mauro Nazif vai liderar a caminhada socialista pela Avenida 7 de setembro, palco das grandes mobilizações, em Porto Velho neste sábado pela manhã. As militâncias do PSB e do PDT estão unidas na marcha da vitória.

 

Tem procedência

 Se de um lado a administração municipal tem sido a grande campeã da regularização fundiária em Porto Velho – já foram emitidos quase 30 mil títulos de propriedade -, de um outro lado tem sido alvo de reclamações quanto à agilidade na liberação de alvarás para a construção civil. A chiadeira continua enorme.

 

Gente de OpiniãoPau no PT

O PMDB de Valdir Raupp quer ver o PT de Fátima Cleide e Roberto Sobrinho estrebuchando no chão. A orientação é descer a lenha nos situacionistas e com isto até setores controlados pelos peemedebistas na prefeitura, como a saúde, está levando cacetadas.

 

Gente de OpiniãoAté o alternativo

Além do PMDB pegando pesado na administração petista recheada de peemedebistas, também o candidato alternativo a prefeito do governador Confúcio Moura, o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), desce o pau nos petistas no programa gratuito.

 

Gente de OpiniãoMais decente

Seria mais decente, diante de tudo o que esta acontecendo, que o PMDB se retirasse da gestão petista soltando nota oficial sobre a ruptura. Afinal, o PMDB é situação no Palácio Tancredo Neves e, no horário eleitoral age como se fosse oposicionista. Raupp que enganar a quem?

 



 

Do Cotidiano
As perseguições políticas

Hoje, seria um escândalo. O governador, ao ser designado, verificou que os cofres públicos estavam em estado de penúria e pediu reforço financeiro. O dinheiro veio, até o Amazonas se firmar com sua própria receita. Primeiro presidente (governador) da Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, para enfrentar as dificuldades financeiras da administração, conseguiu que o governo imperial redirecionasse ao AM parte das verbas do Pará e do Maranhão durante alguns anos, para suprir o orçamento amazonense. Com parte do dinheiro recebido, Aranha adquiriu uma tipografia e fez circular o primeiro jornal do Amazonas, o Cinco de Setembro, mais tarde renomeado para Estrella do Amazonas.

Tenreiro Aranha teve uma vida cheia de altos e baixos. Nasceu em 23 de junho de 1798, filho do poeta Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha e de Rosalina Espinosa Solkman Tenreiro Aranha. Bento Figueiredo exercia, em Belém, o cargo de escrivão vitalício da Alfândega, falecendo a 25 de novembro de 1811 e deixando João Batista com apenas 13 anos. A mãe Rosalina ficou na pobreza, contando somente com o sítio Memória, resultado daí o apelido do menino: João da Memória.

 Por duas vezes, teve de fugir em pequeno barco à vela e a remo, para São Luís do Maranhão, com sacrifício de saúde e dinheiro, a fim de não cair nas garras dos seus adversários. Em 16 de novembro de 1831 foi reintegrado nas funções de escrivão da Mesa Grande da Alfândega e depois administrador da Mesa de Estiva, onde ficou até 1836, sempre servindo, devido ao seu conhecimento da coisa pública, em várias comissões de importância como as de comércio, indústria, navegação e política.

Ainda em 1832, sofrendo novas perseguições políticas, refugia-se nos Estados Unidos e depois no Rio de Janeiro, voltando a Belém em 1834, onde, depois de condenar o assassinato do presidente Lobo, novamente teve que fugir, outra vez para o Maranhão.

 De todos os benefícios que prestou, são incomparáveis, pelo seu alcance político e econômico, o da elevação do Amazonas à categoria de Província e do estabelecimento da navegação a vapor no Amazonas, este, apoiado por Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), criador e incorporador da Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas.

 

Via Direta

Gente de Opinião*** O prefeito Roberto Sobrinho assumiu de vez a campanha de Fátima Cleide*** A SEDUC esta atrasando até quase meses o pagamento de aluguel*** No caso de Obras, as construtoras devem contrair empréstimos, com aval do governo, para receber.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)