Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual


As novas regras

Entre as novas regras que vão reger a criação, desmembramentos e incorporação dos novos municípios brasileiros, além da aprovação pelos plebiscitos, esta a exigência do estudo de viabilidade municipal. A medida visa frear uma verdadeira corrida, uma farra de criação de novos municípios no País, como aquela que ocorreu nas décadas de 80 e 90.

Em Rondônia, vários municípios surgiram na década de 80 sem condições de se manterem, casos de Pimenteiras, no Cone Sul do estado e Santa Luzia, na Zona da Mata. Agora, os novos municípios vão precisar comprovar – como também os projetos de autonomia remanescentes – que contam com arrecadação estimada superior a média de 10 por cento dos municípios de menor população de seus estados.

Com a regulamentação do projeto de lei dos novos municípios, serão beneficiados 57 em todo país, com plebiscitos já realizados desde 1996. Em Rondônia, como se sabe, estão na fila Extrema (pertencente a Porto Velho, situado na Ponta do Abunã) e Tarilândia (distrito de Jaru, na Bacia Leiteira).

 

 

Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual - Gente de OpiniãoBatalha petista

Só em novembro, com a eleição do novo Diretório Estadual do PT, será possível um desfecho para a crise que assola o partido. De um lado Roberto Sobrinho e seu grupo fustigado pela justiça, mas reforçado pelo deputado federal Padre Tom, e os deputados estaduais Epifânia e Claudio Carvalho, de outro lado a turma liderada pela ex-senadora Fátima Cleide.

 

 

 

A largada

Com seu pacote de bondades para o estado, o governador Confúcio Moura deu a largada do seu projeto à reeleição. Os governistas estão entusiasmados com os possíveis reflexos das obras anunciados e acreditam que vão reverter um quadro que até pouco tempo não era propício em regiões hostis como Porto Velho e Vilhena.
 

Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual - Gente de Opinião

Empalidecendo

Na capital, as anunciadas greves na educação, a Justiça, dos penitenciários e da Polícia Civil podem empalidecer o pacotaço do governo estadual. Não bastasse, os portovelhenses estão irritados com a prefeitura e o governo por causa de obras inacabadas. Vai daí, que o lançamento do pacote foi lançado no momento errado.

 

 

Gente de OpiniãoApupando

Orientados pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho, sua bancada de vereadores – de petistas e verdes – começa a apupar a administração dos Nazifs. São os vereadores que se elegeram com apoio do alcaide que esteve preso e que já esta colocando suas manguinhas de fora.

 

Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual - Gente de OpiniãoO “cascalho”

Assim como na Câmara de Vereadores de Porto Velho, onde houve revolta, quando um secretário municipal falou que tinha gente querendo “cascalho”, no Congresso deputados federais e senadores chiaram quando governistas insinuaram que alguns projetos não estavam sendo votados por causa de dinheiro.

 

Gente de OpiniãoNo orçamento

Como se sabe, a forma legal do governo atender a liberação de recursos para deputados e senadores é através das emendas parlamentares e o Palácio do Planalto tem catimbado à coisa desgastando os parlamentares na base. Deputados e senadores contam com os recursos para se fortalecer em seus domicílios eleitorais.

 

Gente de OpiniãoTem troco

Mas o troco dos congressistas esta vindo a galope para combater o calote de Dilma: o Congresso Nacional vai aprovar ainda neste primeiro semestre o chamado orçamento impositivo, que é uma maneira de obrigar a União  pagar as emendas parlamentares na marra!

 

 

Via Direta

Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual - Gente de Opinião

*** O inverno amazônico é renitente e hesita em se despedir atrasando a  recuperação das ruas esburacadas de Porto Velho ***Nunca os Nazifs rezaram tanto por alguns dias de sol na capital, né? *** A BR-364 vai justificando o apelido de rodovia do diabo: todo dia tem gente morrendo em acidentes.
 

 Greves podem empalidecer o pacotaço do governo estadual - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)