Sexta-feira, 21 de junho de 2013 - 18h09
O Brasil na ruas
Os manifestantes que foram as ruas nos últimos dias deixaram bem claro o descontentamento com a classe política e o descaso com que o governo trata questões como à saúde, educação, a tarifa de transportes coletivos, os gastos excessivos com a Copa das Confederações, entre outros assuntos. Chama atenção a simbologia dos alvos das multidões, já que indica onde estão os grandes focos de corrupção neste país. Além do Palácio do Planalto e o Congresso Nacional o povo esteve nas assembléias legislativas, nas prefeituras e nas Câmaras Municipais, onde a rapinagem tem sido grande.
O brasileiro deixou de pensar apenas no próprio umbigo e se voltou para o coletivo, para sua Nação, exigindo mudanças com fervor patriótico nas ruas. Acompanhando as manifestações em Porto Velho na praça da Estrada de Ferro, defronte o Palácio Presidente Vargas e nos viadutos emperrados, foi possível conferir o cidadão exprimindo seu sentimento de insatisfação com os nossos políticos e governantes.
Era preciso dar um basta neste estado de coisas e a população, já farta com os mensalões e o dinheiro na cueca dos políticos, espera que as esferas governamentais entendam o recado: é preciso mudar e com urgência.
A cobrança
Tendo em vista obras importantes de infra-estrutura no estado estar emperradas, o governador Confúcio Moura esta pedindo uma cobrança mais incisiva da bancada federal perante a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto. A Sua grande preocupação é com a recuperação das rodovias federais no estado.
A desistência
O deputado estadual Neodi Carlos, ex-presidente da Assembléia Legislativa ainda esta hesitando sobre a troca de partido, mesmo em pé de guerra com o atual presidente estadual do PSDC Edgar do Boi. Ocorre, que a criação do partido denominado Mobilização Democrática –MD foi adiado e pode ir para as cucuias.
Batata assando
Nos bastidores fala-se que a batata esta assando para prefeitos de dois pólos regionais importantes no estado pelo problema de compra de votos. Como a cassação dos políticos é uma coisa demorada neste país – vejam o caso do deputado federal Natan Donadon – mesmo assim afastados, podem voltar através de liminares até o final do mandato.
Nova geração
Uma nova geração de políticos começa a mostrar a cara nas eleições de 2014. São filhos de expoentes e serão lançados na peleja, como Expedito Neto, Raupinho, Lebrão Junior. Também as mulheres e filhas dos políticos, entram nas paradas, como Rosângela Donadon e Lizangela Rover, ou irmãs, como Jaqueline Cassol
A estratégia
Mesmo com pendências na justiça eleitoral que o impedem de disputar as eleições ao governo em 2014, o senador Ivo Cassol esta botando seu bloco na rua. Ou acredita que conseguirá reverter à situação, ou conta com algum plano B, como lançar sua esposa Ivone na disputa.
Reforma política
A ex-senadora Fátima Cleide, que atualmente reside em São Paulo, onde trabalha na Fundação Perseu Abramo, defendeu seu partido, o PT, a propósito das recentes passeatas pelo País, lembrando que a legenda tem sua porção de lideranças honestas. E para evitar as barbaridades que tem ocorrido ela defende a reforma política.
As razões
A ex-senadora tem suas razões a respeito do PT, enfatizando o caso de Rondônia. Mesmo com deputados enrolados e com o ex-prefeito e seu bando de secretários presos por rapinagem, a legenda conta com uma porção ficha limpa. Fátima, Padre Tom e Anselmo, por exemplo, são fichas limpas.
Via Direta
*** A população foi as ruas na semana em vários municípios rondonienses foram de Ji-Paraná à Guajará Mirim *** Na verdade, os protestos estão se generalizando e chegando também as pequenas cidades do país *** Na capital, a forte passeata de quinta-feira empalideceu as greves dos sindicatos.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri