Sábado, 11 de maio de 2013 - 20h17
As novas regras
Os governadores acompanham com atenção em Brasília os desdobramentos das definições das novas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados-FPE, já que ninguém quer ser prejudicado nos critérios da partilha do bolo tributário. O Congresso Nacional tem até 23 de junho para concretizar as alterações, caso contrário os recursos orçamentários podem deixar de ser repassados para os governos estaduais.
Com o objetivo de acelerar o debate sobre o projeto de lei, que trata das alterações, a Câmara dos Deputados promete acelerar a matéria durante a próxima semana, já que o prazo está exíguo. Com isto, o projeto será levado diretamente á plenário para votação.
Espera-se que a bancada federal de Rondônia fique atenta as novas regras para que nosso estado nãos seja prejudicado – mais do que já é – no rateio de recursos da União. Nos últimos anos, para se ter uma idéia, foi muito baixo o índice de pagamento de recursos oriundos das emendas parlamentares para nosso estado. As queixas tem sido constantes de deputados e senadores.
Pacto da reeleição
Nos círculos políticos se comentou muito o encontro dos caciques Valdir Raupp (PMDB), Expedito Junior (PSDB) e José Bianco (DEM) no decorrer da semana. O que se vê, é a construção de um pacto pela reeleição de Confúcio, baseado numa aliança suprapartidária para enfrentar a oposição e definir tudo em 1º turno.
Atrair o PSD
Os magos palacianos também tem conversado com o cardeal do PSD Moreira Mendes. Moreirão tem sido um aliado do governador Confúcio Moura nos últimos anos. O enguiço para uma acerto é que o partido tem dois pré-candidatos ao governo, o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni e o atual presidente da ALE Hermínio Coelho.
Escritório
O senador Acir Gurgacz que cumpriu agenda no final de semana em Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru, passará de despachar na sede do Diretório estadual do PDT, no bairro São João Bosco, a partir da próxima semana. Lá, já estão instalados os departamentos Feminino, jovem e o movimento negro.
A inspeção
Em comum acordo, os senadores Valdir Raupp, Acir Gurgacz e Ivo Cassol inspecionam amanhã, segunda-feira as condições de trafegabilidade da Rodovia 364, cobrando a imediata recuperação da estrada que é considerada a grande espinha dorsal do estado, cortando Rondônia de ponta a ponta.
Briga petista
Na briga entre os petistas de Rondônia, até agora o grupo da ex-senadora Fátima Cleide não conseguiu impor a expulsão do desafeto Roberto Sobrinho. Ocorre que o ex-prefeito tem forte influencia em vereadores da capital e sobre dois deputados estaduais, além de contar com apoio de alguns prefeitos do interior.
Jogo catimbado
A grande verdade é que Sobrinho tem catimbado bem a sua “punição” – um afastamento de araque – e conta para ser perdoado de suas bandalheiras no Paço Municipal, com o apoio do comando da legenda – leia-se da presidente Sônia Cordeiro e do vice Claudio Carvalho - do diretório estadual do partido. Vai daí...
Obras inacabadas
As obras inacabadas na capital, que tanto desgastaram a gestão anterior começam a afetar agora o prefeito Mauro Nazif, que não tem nada a ver com o peixe. A população começa a mostrar impaciência com tantos buracos, com os viadutos inacabados e com as redes de água e esgoto que não deslancham.
Via Direta
*** O ex-deputado federal Nobel Moura estuda entrar na disputa por uma cadeira à Câmara dos Deputados no ano que vem *** O PPA, o Plano Plurianual de Investimentos para 2014 já chegou a Assembléia Legislativa *** Segunda começa com a greve dos servidores do Judiciário.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis