Quarta-feira, 12 de junho de 2013 - 21h30
Milhares de corruptos
Aos milhares, como uma praga que se espalha agora como herança para filhos e netos entrando na política já com o DNA da rapinagem, os corruptos vão tomando conta do cenário político nacional. Onde quer que seja, eles predominam e já são mais de 77 mil processos em andamento, seja por improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública neste País.
O Estado de Rondônia, infelizmente, contribui muito com este cenário. Os grandes corruptos locais estão soltos ou foragidos, ou beneficiados pela lentidão da lei com sua infinidade de recursos, como é o caso do deputado federal Natan Donadon, um dos mais longevos impunes da política brasileira. Até nisto fazemos história e a gente nem esperava esta situação, depois de ter abrigado a célebre bancada do pó nos anos 80.
Em nosso estado, o procurador Héverton Aguiar tem sido um dos ícones no combate a corrupção. Em recente palestra a respeito, no TCE, ele afirmou que existem 600 mil pessoas presas e mais 580 mil com mandatos de prisão para cumprir no País, tal a presença do crime organizado. A única boa noticia é que R$ 88 bilhões já foram recuperados. É pouco, mas já é alguma coisa a comemorar, num país onde reina a impunidade.
Pulando cirandinha!
Embora o senador Ivo Cassol negue acordo com o PT, prosseguem os entendimentos a nível nacional entre o PP e o partido de Lula para uma aliança em cinco estados. Os petistas apoiariam candidatos aos governos estaduais do PP e em troca o partido fecharia apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Roussef.
Acordo nacional
No pacote do acordo nacional, negociado pelo presidente Ruy Falcão e pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, os petistas apoiariam nas eleições do ano que vem a senadora Ana Amélia no Rio Grande do Sul, a deputada federal Rebeca Garcia no Amazonas e o senador Ivo Cassol em Rondônia, ou o candidato do partido, caso Cassol esteja impedido, entre outros.
As articulações
Pelo menos 16 estados brasileiros- entre eles o de Rondônia – estão mobilizando suas bancadas federais para aprovação de um projeto mais justo a todos eles no que tange a distribuição do Fundo de Participação dos Estados -FPE. As discussões em torno do assunto foram iniciadas no Congresso Nacional.
Nossos gargalos
A Comissão da Agricultura do Senado realiza audiência pública no próximo dia 21 em Espigão do Oeste para tratar dos gargalhos da infra-estrutura de Rondônia e do vizinho Mato Grosso. A situação precária das rodovias serão priorizadas no encontro que será transmitido pela TV Senado para todo País.
Nem voduzando
A cada aceno pelo Supremo Tribunal Federal – o mais recente ocorreu nesta semana – da possibilidade da cassação definitiva do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), o ex-senador Amir Lando, que é o primeiro suplente corre à Brasília para voduzar, na esperança de assumir a vaga do ex-pupilo. O advogado Nabor Bulhões acredita que Natan conclui o mandato.
Melhor estratégia
Finalmente o ex-prefeito Roberto Sobrinho identificou a melhor estratégia para os vários processos imputados pela justiça, no que se refere à mídia, que é ficar caladinho da silva para ser esquecido. Cada vez que aparecia na imprensa para responder o indefensável às feridas eram reabertas - e o pau cantava.
Via Direta
*** O senador Acir Gurgacz participa do horário nacional gratuito do PDT nos próximos dias *** PT e PMDB são os partidos que mais recebem doações das empresas privadas, principalmente de empreiteiras *** Das 20 creches previstas pelo PAC para Porto Velho só duas foram concluídas...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis