Sexta-feira, 12 de abril de 2013 - 18h13
Carta Magna, 30 anos
Rondônia se prepara para comemorar os 30 anos da promulgação da Constituição, a nossa Carta Magna. O atual presidente Hermínio Coelho deve homenagear os parlamentares da época. Alguns já faleceram como Jô Sato (Colorado), Arnaldo Martins (Vilhena), Clóter Motta, Amizael Silva e Walderedo Paiva (Porto Velho), Valter Bártolo (Ji-Paraná). Na época presidia a casa de leis o deputado maios votado – é recordista proporcionalmente até hoje – José Bianco, que depois foi prefeito, senador e governador do estado.
Acredito que tenha sido a legislatura mais qualificada da história nestas quase três décadas de atividades. Foi feito um trabalho avançado na época e grandes debates foram travados em plenário pelas lideranças governistas – Jacob Atalah, Amizael e tantos outros – como pela oposição onde brilhavam Tomás Correia e Amir Lando. Bons tempos, sem escândalos, quando governo era governo e oposição era oposição - e o pau cantava.
Majoritária – eram 15 X 9 - a bancada do PDS mandava no pedaço, mas tinha um PMDB aguerrido na oposição. Hoje a trairagem é tão grande que já não se sabe quem é situação e oposição.
Mais cascudo
O ex-prefeito Roberto Sobrinho esta mais cascudo no trato com as coisas policiais. No primeiro afastamento, ele chorava abundantemente, entrou em depressão e demorou para se recuperar. Preso na terça-feira saiu menos de dois dias depois, tranqüilo e dando até entrevista coletiva. E bem articulado. (Assista AQUI entrevista concedida a Léo Ladeia no Câmera 11).
Com razão
Em sua coletiva a imprensa, ao falar que ele mesmo denunciou o esquema de bandalheiras, o ex-prefeito mostrou sua preocupação que o bando da Emdur tocasse fogo nas provas para sumir com tudo. É que havia precedentes: lembram do incêndio na Farmácia Popular? Até hoje insolúvel, né, Nero Pimentel?
Novo partido
A nova legenda, a Rede de Sustentabilidade, que esta em fase de gestação corre contra o tempo para disputar as eleições em 2014. Ocorre que para o partido estar habilitado vai precisar colher 500 mil assinaturas de apoio para então obter o registro no TSE até outubro. Em Rondônia não decolou.
Bagre ensaboado
Assisti o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, no Programa Tempo Real(Vídeo AQUI), do colega Léo Ladeia, e o que eu vi, foi um bagre ensaboado, distribuindo mimos para todos seus aliados. Bem diferente do parlamentar, às vezes áspero, que foi. Mas os tempos são outros e ele depende de pular cirandinha com todos os credos para captar recursos.
Só em 2014
O senador Ivo Cassol só fala em definição de sua candidatura ao governo no ano que vem. Ele garante que esta apto a disputar qualquer cargo eletivo, desde inspetor de quarteirão até presidente da República, no que tem a discordância dos adversários: todos o acham inelegível.
A oposição
Ivo não acostumou ainda com sua condição de oposicionista.Nas entrevistas a imprensa, quando ele se refere aos adversários, ele sempre se refere a “oposição”. Ora! atualmente ele é que é oposição. Tem cada uma, né? Cada um no seu quadrado!
Os hábitos
Mas é difícil largar hábitos arraigados. O governador Confúcio Moura, no inicio do seu governo, em seu blog largava a lenha na sua própria administração, causando mal estar no Palácio Presidente Vargas, com suas criticas. Era o hábito de ser oposicionista, que ele não conseguia largar.
Via Direta
*** Repercutiu negativamente para ALE-RO sustar os processos criminais contra os deputados Flávio Lemos e Ana da Oito (Leia Diário Oficial da ALE, em PDF AQUI) *** Dos 21 vereadores da capital, quase dois terços disputam cargos em 2014*** A falta de médicos nos pequenos municípios continua um terror em Rondônia.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis