Sexta-feira, 12 de abril de 2013 - 18h13
Carta Magna, 30 anos
Rondônia se prepara para comemorar os 30 anos da promulgação da Constituição, a nossa Carta Magna. O atual presidente Hermínio Coelho deve homenagear os parlamentares da época. Alguns já faleceram como Jô Sato (Colorado), Arnaldo Martins (Vilhena), Clóter Motta, Amizael Silva e Walderedo Paiva (Porto Velho), Valter Bártolo (Ji-Paraná). Na época presidia a casa de leis o deputado maios votado – é recordista proporcionalmente até hoje – José Bianco, que depois foi prefeito, senador e governador do estado.
Acredito que tenha sido a legislatura mais qualificada da história nestas quase três décadas de atividades. Foi feito um trabalho avançado na época e grandes debates foram travados em plenário pelas lideranças governistas – Jacob Atalah, Amizael e tantos outros – como pela oposição onde brilhavam Tomás Correia e Amir Lando. Bons tempos, sem escândalos, quando governo era governo e oposição era oposição - e o pau cantava.
Majoritária – eram 15 X 9 - a bancada do PDS mandava no pedaço, mas tinha um PMDB aguerrido na oposição. Hoje a trairagem é tão grande que já não se sabe quem é situação e oposição.
Mais cascudo
O ex-prefeito Roberto Sobrinho esta mais cascudo no trato com as coisas policiais. No primeiro afastamento, ele chorava abundantemente, entrou em depressão e demorou para se recuperar. Preso na terça-feira saiu menos de dois dias depois, tranqüilo e dando até entrevista coletiva. E bem articulado. (Assista AQUI entrevista concedida a Léo Ladeia no Câmera 11).
Com razão
Em sua coletiva a imprensa, ao falar que ele mesmo denunciou o esquema de bandalheiras, o ex-prefeito mostrou sua preocupação que o bando da Emdur tocasse fogo nas provas para sumir com tudo. É que havia precedentes: lembram do incêndio na Farmácia Popular? Até hoje insolúvel, né, Nero Pimentel?
Novo partido
A nova legenda, a Rede de Sustentabilidade, que esta em fase de gestação corre contra o tempo para disputar as eleições em 2014. Ocorre que para o partido estar habilitado vai precisar colher 500 mil assinaturas de apoio para então obter o registro no TSE até outubro. Em Rondônia não decolou.
Bagre ensaboado
Assisti o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, no Programa Tempo Real(Vídeo AQUI), do colega Léo Ladeia, e o que eu vi, foi um bagre ensaboado, distribuindo mimos para todos seus aliados. Bem diferente do parlamentar, às vezes áspero, que foi. Mas os tempos são outros e ele depende de pular cirandinha com todos os credos para captar recursos.
Só em 2014
O senador Ivo Cassol só fala em definição de sua candidatura ao governo no ano que vem. Ele garante que esta apto a disputar qualquer cargo eletivo, desde inspetor de quarteirão até presidente da República, no que tem a discordância dos adversários: todos o acham inelegível.
A oposição
Ivo não acostumou ainda com sua condição de oposicionista.Nas entrevistas a imprensa, quando ele se refere aos adversários, ele sempre se refere a “oposição”. Ora! atualmente ele é que é oposição. Tem cada uma, né? Cada um no seu quadrado!
Os hábitos
Mas é difícil largar hábitos arraigados. O governador Confúcio Moura, no inicio do seu governo, em seu blog largava a lenha na sua própria administração, causando mal estar no Palácio Presidente Vargas, com suas criticas. Era o hábito de ser oposicionista, que ele não conseguia largar.
Via Direta
*** Repercutiu negativamente para ALE-RO sustar os processos criminais contra os deputados Flávio Lemos e Ana da Oito (Leia Diário Oficial da ALE, em PDF AQUI) *** Dos 21 vereadores da capital, quase dois terços disputam cargos em 2014*** A falta de médicos nos pequenos municípios continua um terror em Rondônia.
Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política
Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo
O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos
Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila
Os políticos rondonienses adoram eleger parentes
De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u
Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná
Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh