Terça-feira, 16 de dezembro de 2014 - 05h01
Pelos rios voadores
Conforme o relatório “O Futuro Climático da Amazônia” cerca de 20 trilhões de litros de água são liberados no ar diariamente pela floresta amazônica. A pesquisa foi divulgada no último mês de outubro pelo renomado pesquisador Antonio Nobre, catedrático no assunto, que também revelou no mesmo documento, que o Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico cerca de 17 trilhões e litros d’água.
Com tudo isto, a Amazônia comparece como maior fornecedor de água, através dos chamados rios voadores – a transferência ocorre pelas nuvens – para todo continente e sua influência se estende além das divisas com os países de língua espanhola. Daí, a preocupação mundial com a região e as conseqüências advindas do seu desmatamento.
O clima tem mudado e alterado o regime de chuvas em outras regiões do país, mas é em Rondônia – o estado mais desmatado da Amazônia – é que a coisa chama atenção com rios e igarapés secando no verão, com o lençol freático baixando a cada ano e gerando situações extremas, alternando-se secas severas com enchentes agudas.
A soja e o gado avançam nas terras das bordas da Amazônia gerando devastação. O preço para o Brasil e a humanidade ainda não foi computado.
Operação Zagreu
Com a Operação Zagreu, organizada pelo Ministério Público Estadual, determinando prisões e apreensões, foi dado continuidade as ações policiais que desvendaram os desvios o Espaço Alternativo. As operações chegaram também a Assembléia Legislativa com oito deputados investigados por causa das emendas parlamentares direcionadas. É coisa de louco, dia sim, dia não, estouram novos escândalos.
Faltam atrativos
O domingo da principal avenida comercial de Porto Velho, a 7 de Setembro foi fraco. Sem decoração natalina e tampouco, atrativos, os consumidores têm se distanciado cada vez mais do centro comercial aos finais de semana, optando pelo Shopping Center na Avenida Rio Madeira para as compras. O centro antigo começa a se desvalorizar e o problema de estacionamento também contribui.
A dragagem
A prometida dragagem do Rio Madeira por enquanto só ficou no papo. Prometida reiteradas vezes, se faz alguma coisa e logo em seguida tudo volta à estaca zero. Seria importante o governo, Assembléia e a bancada federal cobrar com mais ênfase as promessas do governo federal já que muita coisa foi deixada para trás, como as creches. Das 22 anunciadas só vieram cinco até agora.
Os desabrigados
Esta completando dois anos da grande desgraceira que atingiu os morros de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Espírito santo, Minas Gerais e Santa Catarina, cujas chuvas causaram centenas de vitimas fatais e jogaram milhares de pessoas ao desabrigo. Até agora nem 20 por cento dos recursos prometidos para moradia foram liberados e parte das verbas que chegou foi desviada por prefeitos corruptos.
A diplomação
Se não houver nenhuma operação policial até amanhã, a diplomação dos eleitos acontecerá com pompa e circunstância nesta quarta-feira em Porto Velho, numa festa para o governador e seu vice, deputados estaduais, federais e suplentes, Senador e suplente. Mas alguns dos eleitos devendo para a justiça estão no bico do corvo e com receio de serem barrados no baile...
Via Direta
*** O jornal Madeirão está mudando de direção e deverá alterar sua linha editorial nos próximos dias *** Antes de entrar em recesso no final de semana, a Assembléia Legislativa fará pelo menos uma sessão extraordinária *** Eleitos deputados estaduais, os vereadores de Porto Velho Leo Moraes (PTB) e Aélcio da TV (PP) estão se despedindo da Câmara de Vereadores de Porto Velho.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri