Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 01h13
Duas cavernas
Como um efeito dominó, começou um cai-cai de secretários na gestão estadual. Cada descoberta da Polícia Federal é uma foiçada também no Executivo. E para fazer justiça, deixando de lado paixões políticas, havia quadrilhas nos dois poderes. Gulosa, a turma do Ali Babá tinha duas cavernas em Rondônia!
Levando a pior
Mesmo havendo quase um empate técnico em corrupção nestes conluios entre Legislativo e Executivo, na opinião pública ficou a impressão de que os culpados são os deputados estaduais. Isso tem explicação: os antecedentes, o passado da Casa de Leis são os piores possíveis desde os idos do Donadon.
Generalizando
Nesta altura do campeonato é preciso separar o joio do trigo na ALE. Estão generalizando as coisas e existem parlamentares compromissados – e neste rol pode ser incluído o próprio presidente Hermínio Coelho que passou incólume nas investigações da Polícia Federal – e outros fichas limpas.
Trabalhar a mídia
Os deputados sobreviventes, que não tem culpa em cartório precisam trabalhar melhor a mídia para não ficar levando na cara que são pilantras como aqueles que aprontaram. Pelo menos 13 tem a ficha limpa e precisa levar esta situação para suas bases. Mas nocauteada, a Casa de Leis nem consegue racionar direito.
Em colapso
Afundado pela corrupção, com a segurança pública transformada em caos, com greves de servidores e a saúde pública em cacos, Rondônia encerra 2011 em colapso e com sua imagem mais uma vez manchada pelos políticos Brasil afora. E com as investigações da Operação Termópílas, todo dia pinta um novo escândalo.
Más noticias
O Centro Político Administrativo que era para ser inaugurado no Natal acabou sendo adiado, o funcionamento da primeira turbina da Usina de Santo Antônio prevista para acontecer neste final de ano também se vê ameaçada, temos a ameaça de epidemia de dengue. A malária volta a rolar solta em plena capital. E por aí vai. Estamos em inferno astral, cara-pálidas!
Muitos cassados
Haja corrupção. Nos últimos anos foram necessárias 31 eleições suplementares no país para a eleição de novos prefeitos no lugar daqueles quer foram cassados. Neste final de ano foram realizadas mais três eleições em municípios do Norte e Nordeste. Em Rondônia ainda têm vários alcaides na alça de mira dos vereadores.
Mineirinho
Mineirinho, comendo pelas beiradas, o ex-deputado federal Lindomar Garçon vai alicerçando sua candidatura a prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Pelas primeiras sondagens para as prévias do Frentão, hoje ele seria o candidato da coalizão que já reúne o PSDB/PR/PV e outras legendas recém contatadas.
O medo que o ser humano tem da morte não tem como ser compensado. Nem pelo esquecimento, que é não pensar no que só virá no fim, porque tudo faz lembrar que sempre haverá um fim. Nem pela ignorância, que é desconhecer as formas de vencer as causas que apressam esse fim. Também no que se refere à morte, o conhecimento e a informação constituem armas capazes de torná-la tão remota quanto possível.
Por desinteresse das autoridades em divulgar, poucos brasileiros têm conhecimento de que há um dia no calendário brasileiro destinado a cuidados que certamente jogariam bem mais para um futuro distante a assustadora e indesejável possibilidade de uma fulminante morte súbita.
O Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita é 12 de novembro, mas nos últimos anos não tem sido devidamente divulgado. As raras atividades desenvolvidas em 2010 ficaram restritas a algumas palestras em cursos de Medicina, não saindo da esfera restrita dos “iniciados”.
Mas para este ano há uma expectativa melhor, pelo menos na capital paranaense. Em Curitiba, atividades para levar à população informações básicas sobre a prevenção da morte súbita foram preparadas com cuidado e a partir de outubro haverá um crescendo na campanha, com o envolvimento de profissionais da medicina e acadêmicos dos cursos da área médica, para chegar ao dia 12 de novembro com um saldo positivo de esclarecimento da população.
Até hoje, mesmo em Curitiba, cidade tida como centro de inovação nos mais diferentes domínios, as atividades de prevenção às arritmias e à morte súbita estavam limitadas às exortações divulgadas na imprensa pelos voluntários da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), que em 12 de novembro, em atividade coordenada com a Sociedade Paranaense de Cardiologia, vão distribuir à população panfletos com informações e orientações sobre os problemas do coração.
Só os casos de morte súbita são responsáveis por cerca de 50% de todas as mortes de causa cardiovascular no mundo. No Brasil, estima-se que 300 mil mortes tenham relação com problemas cardiovasculares todos os anos.
Via Direta
*** Com a renuncia de Epifânia Barbosa o PT toma novos rumos em Rondônia *** O PMDB esta tomando quase toda a administração estadual goela abaixo *** Sendo assim, a gestão Cooperação deixará de ser um governo de coalizão com os bônus e ônus decorrentes do poder.