Sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 - 05h01
Acordo de cooperação
Para garantir a navegabilidade do Rio Madeira cada vez mais ameaçado pelos desmoronamentos dos seus barrancos em vista do fenômeno terras caídas e do assoreamento causado pelas usinas hidrelétricas, um acordo de cooperação entre o 9º Distrito Naval da Marinha e o Dnit foi firmado para desenvolver num prazo de cinco anos a sinalização da hidrovia que liga Porto Velho a Manaus. A medida também vai melhorar a logística na região amazônica.
A hidrovia do Madeira, conforme o Portal Amazônia, é a segunda maior do Brasil em termos de toneladas transportadas por quilometro útil, com grande aumento de carga a cada ano. O Rio Madeira pertence à Bacia do Rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e Amazonas, sendo o 17º maior do mundo em extensão. Entre os benefícios trazidos pela sinalização náutica esta a sua utilização como via de exportações para a Europa economizando os custos dos transportes de grãos, carne e outros produtos. Outra medida, de grande importância, ainda esperada, é a dragagem do rio cujo assoreamento aumentou muito com a enchente histórica de 2014.
Sem precedentes
O município de Rolim de Moura, na Zona da Mata, vive uma crise sem precedentes desde a renúncia do ex-prefeito César Cassol. De lá para cá, seu sucessor, Luizão do Trento (PSDB), vivencia dias de turbulência no cargo por falta de recursos. Recentemente o governador Confúcio Moura lançou um desafio para os representantes eleitos pelo município nas esferas estaduais para ressuscitar a cidade.
Emendas e parcerias
Na verdade, o que o governador Confúcio Moura pretende é uma parceria com os dois senadores da região, que são Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), mais os deputados federais Luis Claudio (PR) e Expedito Neto (SL), para que estes direcionem os recursos de suas emendas para obras locais. Ao que tudo indica os representantes de Rolim não estão fazendo o dever de casa.
Duas décadas
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) explicou a imprensa, logo após novas rodadas de negociações para buscar solução definitiva para as pendengas envolvendo o sistema de transportes coletivos da capital, que a cidade vivencia o caos no setor há 20 anos. Lembrou que foi o único a buscar uma solução e uma ruptura desta natureza tem os seus entraves na justiça.
Semana quente
A semana foi quente na Assembléia Legislativa. O deputado Jean de Oliveira denunciou os cartéis de frigoríficos e os golpes do Grupo JBS no BNDS. Ezequiel Junior advertiu para a falência da Caerd em Rondônia. Hermínio Coelho cobrou posicionamento dos deputados federais de Rondônia quanto aos escândalos nacionais e a situação do presidente da Câmara João Cunha.
A revitalização
No meio da semana, empresários e comerciantes cobraram da prefeitura de Porto Velho a revitalização das principais avenidas comerciais da capital, como a Sete de Setembro, Carlos Gomes, Nações Unidas, Jatuarana, Amador dos Reis etc. Também foi reivindicado a instalação de estacionamento rotativo. Hoje nem carapanã tem espaço para “estacionar” no centro comercial.
Via Direta
*** Já estamos em ritmo de impeachment da presidente Dilma. Quiçá não se faça a mesma coisa com Cunha e Renan?Afinal é tudo farinha do mesmo saco*** Os índios estavam em pé de guerra ontem na região de Cacoal e ameaçavam fechar a BR-364, como é de costume em Rondônia *** A crise chegou prá valer também em Vilhena e junto e misturado aumento da criminalidade. A coisa esta feia nos principais pólos regionais do estado.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu