Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua - 03/01


Melhores de 2007
Uma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de OpiniãoPelo seu trabalho e pela projeção nacional, o senador Valdir Raupp (PMDB) encerrou o ano de 2007 como o grande destaque do Senado. Na Câmara Federal, o coordenador da bancada Eduardo Valverde (PT) teve a melhor avaliação dos leitores desta coluna. Confúcio Moura (PMDB) foi indicado como o melhor prefeito do estado.

Mais petistas
Mauro Bil (PT) Vilhena foi – mais uma vez – ratificado como o vereador mais combativo de Rondônia, assim como Neri Firigolo (PT) revelou-se como o único parlamentar  independente na Assembléia Legislativa. Surgiram como nomes emergentes no cenário estadual em 2007 o Padre Franco (PT-Cacoal) e o empresário Mirandex (PMDB-Ji-Paraná).

Melhores do Brasil
De acordo com a pesquisa Datafolha, o governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) tem a melhor avaliação entre os governadores brasileiros. Já, quanto aos prefeitos das capitais, também um tucano pegou a ponteira: o prefeito Beto Richa, de Curitiba tem o maior índice de popularidade entre os alcaides brasileiros.

Nossos alcaides
Uma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de OpiniãoO instituto Datafolha não trabalhou em Rondônia, mas sabe-se através de sondagens de institutos locais, que além de Confúcio Moura, também foram bem avaliados pelas suas comunidades Roberto Sobrinho (Porto Velho), José Bianco ( Ji-Paraná) e Adelino Follador (Cacaulândia). Já, os prefeitos Charles Modro (Presidente Médici) e Dedé de Melo (Guajará Mirim) estão com a popularidade em baixa.

Velho Oeste
Como nos tempos do velho Oeste, um ex-prefeito de Colorado do Oeste acabou indiciado pelo furto de 31 cabeças de gado de um vizinho. Nos idos do general Custer e Touro Sentado, o tratamento para os fora-da-lei era quebrar pedras nas penitenciárias ou até mesmo a forca. Na modernidade, os fora-da-lei ficam a solta...

Uma tradição
A região de Colorado tem uma certa tradição na geração de políticos voltados ao roubo de gado. Lembro que nos anos 80, em pleno cumprimento do mandato, um deputado estadual eleito pelo município, foi desmascarado. Políticos rivais espalharam  cópias de exemplares do Diário do Norte, com foto dele e de cúmplices na capa, presos na região Norte do Paraná  em 1979.

Os fora-da-lei
Que não seja surpresa para o caro leitor, a existência de fora-da-lei, na política. Só de prefeitos presos já lembro, de dois: um de Vilhena e outro de Jaru. Ambos deixaram o xilindró há pouco tempo, sem contar João Suruí, que além de prefeito de Alvorada, foi também deputado estadual. E aí vai, com ex-deputados federais e ex-senadores cumprindo cadeião...

Eleições municipais
Uma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de OpiniãoO ano começa já se tratando em eleições municipais. Em Porto Velho os nomes mais falados são do prefeito Roberto Sobrinho, (PT) seguido de Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). Em Cacoal Padre Franco (PT), Divino Cardoso (PTB), Raquel Carvalho (PMDB) e Glaucione Nery (PSDC) são os quatro nomes na boca do povo.

A polarização
Em alguns municípios, como Candeias do Jamari  já existe claramente uma tendência de polarização entre o prefeito Chico Pernambuco e o oposicionista Dinho, o mesmo ocorrendo em Ariquemes com o prefeito Confúcio Moura (PMDB) e a deputada estadual Daniela Amorim (PTB). Também rola polarização em Ouro Preto, com Carlos Magno (DEM) e  o empresário Textoni (PTN). 

Uma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de OpiniãoDo Cotidiano

Tomando corpo e forma

Aos poucos vai se configurando o nome do escudeiro do governador Ivo Cassol para enfrentar o prefeito Roberto Sobrinho nas eleições municipais de outubro. Seu ungido, vai tomando corpo, forma, atendendo todo o jogo de conveniências do agrupamento governista.

Numa declaração aqui, um elogio acolá, nos últimos dias nosso governador vai sinalizando para o deputado federal Lindomar Garçon, do Partido Verde, assumir o desafio de alçar um provável segundo, turno e unir as oposições do município para derrotar o petista. Também já existe rastros da indicação do vice, também escalado pelo governador: trata-se do médico Amado Rahal, diretor geral do Hospital de Base.

Uma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de Opinião

Val Ferreira

Porque Garçom? Ocorre que entre os nomes disponíveis na seara governista é o mais forte para encarar Roberto Sobrinho e Mauro Nazif. No mais, Cassol elegendo o ex-prefeito de Candeias na capital, estará cedendo uma vaga á Câmara Federal para a esposa do leal escudeiro Expedito Júnior,  a suplente de deputado federal Val Ferreira. Uma situação que conforta a base cassolista.

A definição de um só nome da sua base, desde já, tem razão de ser. Fragmentando os votos do curral governista, com mais candidatos, a coisa acabaria beneficiando o pré-candidato do PSB, Mauro Nazif, uma terceira via que já se apresenta bem vitaminada.

Sobrinho, por conseguinte, que se prepare. Vai enfrentar uma coalizão de forças conservadoras apoiando Lindomar Garçon, que vai de Cassol á Bianco (Amado, como se sabe é bianquista também) no mesmo palanque, e de uma penca de deputados estaduais que estão atrelados ao jugo do Palácio Presidente Vargas. Não espantaria até que o deputado estadual Ribamar Araújo – que sejamos francos, de petista não tem nada – acabasse se alinhando com o Garçon e seu mestre.

Mas tirar Sobrinho do poleiro, podem ter certeza que é uma tarefa indigesta. Até em pesquisas fajutas, encomendadas para beneficiar a concorrência, o petista está na ponta. Nas sondagens desenvolvidas com honestidade, bota pelo menos 10 pontos sobre o segundo lugar e 17 sobre o terceiro. Para quem começou do zero, nas eleições passadas, realmente nada mal.

O que alavanca o petista para a reeleição? São pelo menos 25 mil bolsas-familias na capital. São pelo menos 20 mil terrenos legalizados, num inédito programa de regularização fundiária. E Sobrinho tem tocado obras por todos os quadrantes da cidade. E mais: onde descobre que os adversários estão se criando ele vai lá mudar a coisa, como no Esperança da Comunidade, onde Garçon até poucos dias estava na ponteira. Derrotar Sobrinho, por conseguinte, é um bom desafio para Cassol.  Já, passar por cima de Ivo e cia, vai dar moral para Sobrinho e ao PT para 2010.

Via Direta

*** E Rondônia entrou na “lista suja” dos grandes desmatadores do país, ao lado do Pará e Mato Grosso *** Os maiores desmatadores já foram identificados e serão punidos pelaUma coluna sem papas na língua - 03/01 - Gente de Opinião justiça *** As chuvas atrapalharam a conclusão das obras da Estrada de São Carlos *** O ex-senador Amir Lando sumiu do pedaço depois da derrota de 2006 *** O PMDB volta a brigar, numa guerra intestina em Porto Velho *** E Feliz 2008 a todos! 

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos

Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos

Sem brutalidadeCom as frequentes notícias de bombas caindo e tiros disparados sufocando os gestos humanitários, as razões para contentamento se red

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d

 Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)