Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 04/08


Sucessão em Jipa

As lideranças dos Democratas e a militância bianquista já empurra o prefeito José Bianco para a reeleição. Em alta por causa das obras que rolam na cidade e mais a licitação da duplicação da ponte sobre o Rio Machado, o ex-governador vai embalando o pé para mais quatro anos no Palácio Urupá.

Corrida para o vice

A exemplo de Porto Velho, onde a corrida pelo cargo de vice de Roberto Sobrinho já motiva os partidos aliados, em Ji-Paraná também a classe política se mobiliza para a indicação de vice de Bianco. O presidente do Diretório Municipal do PTB Leudo Buriti pugna para que sua legenda emplaque o vice, com o presidente da Câmara de Vereadores Isaú Fonseca.

Correm rumores...

Longe de mim a fofoca política, a maledicência e a intriga, caro leitor!  Mas também correm rumores na capital da BR de um acordo estabelecido  entre o governador Ivo Cassol com Bianco ( que na verdade sempre foram coleguinhas...) indicando para vice o chefe da Casa Civil Juarez Jardim. Será? E Euclides Maciel também estaria de olho na vice...

Saiu da toca, porrete!

Que nenhuma liderança sob as asas do governador Ivo Cassol bote a cabeça fora da toca antes do tempo e sem a devida permissão do mandarim. Quem fez isso ultimamente, pensando em vôos maiores, sem consultá-lo levou porretadas. Nisso Cassol não é muito diferente de Jerônimo, Raupp etc. Lembro que Bengala asfixiou Tomás Correia, e Raupp, deu um abraço de urso em José Guedes.

Criaturas X Criador

Acho que Ivo até tem lá suas razões em controlar as suas criaturas.  Lembram Teixeirão? Deu asas para o raposão, Claudionor e Modesto e foi apunhalado até o talo. O que dizer do ex-governador Jerônimo Santana que foi devorado pela sua cria Valdir Raupp? O próprio Bianco viu a criatura (Cassol) tomar vitamina, encorpar e lhe almoçar com farofa!

Sem consistência

Liderança emergente, o deputado Valter Araújo, uma versão macaxeira de Renan Calheiros (sua ex também cobrou pensão na justiça) está se perdendo. As acusações formuladas contra o prefeito Roberto Sobrinho (PT) de que ele seria sócio do shopping da Rio Madeira, só pode ser uma é  piada. Mais piada ainda é atacar o petista, afirmando que ele quer fazer especulação imobiliária na região.

Reforma urbana

Ocorre justamente o contrário: A prefeitura está fazendo um choque de reforma urbana, regularizando terrenos do povão. Roberto não tem poder aquisitivo também para ser sócio de um empreendimento daquela magnitude. No mais, tanto o prefeito, como também Cassol,  prestigiaram o lançamento dos dois shoppings. Não existe shopping do Sobrinho e tampouco um shopping de Cassol.

PDT alvoroçado

Com a extraordinária votação do ex-prefeito Acir Gurgacz em Porto Velho na eleição passada – bateu Expedito Júnior com folga e fez até mais votos que a candidata ao governo do PT Fátima Cleide – o PDT já se mostra animado para lançar uma candidatura própria ao Palácio Tancredo Neves. Dalton Di Franco já pinta bem nas pesquisas...

Em Presidente Médici

Por falar no socialismo moreno, o PDT prepara neste final de semana a recepção  ao ex-prefeito Gilson Borges que deverá assumir uma pré-candidatura a sucessão do prefeito Charles Modro em Presidente Médici. O alto comando pedetista estará presente ao evento e Borges receberá as boas vindas do presidente  regional Acir Gurgacz.

Maníaco da lanterna

Levantamento do jornalista J. Nogueira, da nossa sucursal de Ji-Paraná atesta o jogo duro do  estuprador da lanterna, que já fez nove vítimas e continua solto. Mais de 30 suspeitos presos e nem uma descrição do marginal conseguiram. Nossos xerifes continuam como baratas tontas na região central.


Do Cotidiano

 As previsões apocalípticas
O filme “O Dia Depois de Amanhã” (Roland Emmerich, 2004) foi ridicularizado nos EUA por seus defeitos – ser um disaster movie, por exemplo. Mas deveria ter sido levado em conta no mínimo por um recado implícito, muito superior aos dramáticos efeitos visuais da “fita”, como se dizia na era pré-digital: nós podemos nos autodestruir.
No filme, o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) tenta convencer autoridades imbecis a salvar o mundo do aquecimento global, que ele avisa ser capaz de gerar uma nova era do gelo. Nela, o hemisfério Norte seria varrido do mapa. Uma das coisas interessantes do filme é a multidão de flagelados americanos cruzando ilegalmente a fronteira com o México, lembrando por antecipação o pandemônio ocorrido com a passagem do furacão Katrina, em agosto de 2005, outro anunciador da tragédia prevista no filme-desastre de Emmerich.
Na ficção científica há felizes sobreviventes em um mundo globalmente pacificado pela tragédia, na catarse grega da purgação do malefício gerado pela imprevidência ou insensatez das autoridades norte-americanas. Na realidade, entretanto, os profissionais da guerra encastelados no Pentágono projetam para a Amazônia um palco de guerras, como aponta um relatório encomendado ao Global Business Network, empresa californiana especializada em tendências de negócios. Mesmo que as autoridades reais continuem não dando bola para as previsões apocalípticas dos cientistas e se divirtam com a perspectiva de novas guerras para alimentar a sanha belicosa de Tio Sam, é preciso que o Brasil e seus parceiros amazônicos estejam atentos ao cenário desenhado pelo Pentágono, pois ele pode ser tudo, menos insensato. Se houve uma corrida do ouro, se a luta pelo petróleo foi a base de toda a economia moderna (Daniel Yergin e seu cartapácio monumental que o digam), não resta a menor dúvida de que a água doce foi escalada para ser o bem mais precioso e requisitado na futura economia planetária.  
Trata-se, portanto, de um enorme desafio à diplomacia brasileira, uma ação de Estado e não de governo nominalizado, péssimo hábito que ainda se tem no Brasil (“governo FHC”, “governo Lula”). A previsão de que a guerra da água vai liquidar cerca de 400 milhões de pessoas nos três principais teatros de guerra – os rios Amazonas, Nilo e Danúbio –, surgiu também em 2004, exatamente o ano em que o filme de Roland Emmerich foi às telas.

Via Direta
*** Encerra amanhã, domingo, o III Encontro estadual do PT, em Porto Velho *** A legenda já se mobiliza para as eleições municipais do ano que vem *** O PSB abriu ontem em Jaru uma série de reuniões no interior do estado visando a organização dos seus diretórios e as eleições de 2008 *** As reuniões seguem sob o comando de Jesualdo Pires, sábado e domingo em Ouro Preto, Ji-Paraná, Presidente Médici e Alto Alegre dos Parecis.   
Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico

Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes

Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d

 Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social

Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei

Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário

Hildon Chaves desistiu da inauguração do terminal rodoviário

Belos discursosNo Brasil, em que narrativas tortas são forjadas sem nenhum pudor para livrar a cara de notórios malandros, até dizer o óbvio soa co

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)