Quarta-feira, 5 de março de 2008 - 08h05
Os predadores
Sem nomes de maior expressão para encarar uma disputa a prefeitura, os 17 vereadores da capital já trabalham visando a reeleição nas eleições de 5 de outubro. Alguns em alta, em vista da eficiência nos trabalhos legislativos, outros praticamente sumidos, em vista da falta de competência, mas todos de olhos abertos com predadores (ex-deputados) que estão a espreita, com as garras afiadas.
Expansão vermelha
Impressiona a expansão do PC do B em Rondônia. Os comunistas já estão chegando com força até nos pequenos municípios, como Cerejeiras e Chupinguaia, onde participarão das eleições pela primeira vez, com alianças e até com candidatura própria.
Pré-candidaturas
Em Cerejeiras, por exemplo os vermelhinhos se aliaram ao vereador Luís Carlos Sphar (PMDB) que deverá pilotar a chapa na condição de candidato a prefeito. Já, em Chupinguaia, o partido terá candidatura própria com Claudete Castilhos, ex-secretaria municipal de Educação.
Fazendo barulho
Dotado de uma excelente assessoria de imprensa e se posicionando sistematicamente sobre temas regionais, o PC do B cumpre com competência seu papel de partido no estado. Raras agremiações tem se posicionado sobre as questões mais relevantes do estado, no PC do B a mobilização é permanente. Os vermelhinhos tem feito barulho de Vilhena a Porto Velho.
Enorme retirada
O governador Ivo Cassol retirou cerca de 400 professores e trabalhadores de educação das escolas ribeirinhas e urbanas do município de Porto Velho. São profissionais pertencentes ao quadro do ex-território, que foram para o município a partir da municipalização do ensino. A gritaria é grande, porque muitas pessoas foram retiradas sem ter nova colocação de trabalho.
Na busca de vagas
Na busca desesperada de vagas, os professores e trabalhadores da educação excluídos pelo Estado, batem nas portas dos órgãos federais e municipais. Eis um bom assunto para ser debatido na Assembléia legislativa e no Congresso Nacional: como resolver essa questão? Fica a sugestão, embora sabendo que a classe política pensa mais no próprio umbigo.
Entendimento a vista
A advogada Sônia Arrabal, pré-candidata do PT a prefeitura de Ouro Preto do Oeste prossegue os entendimentos para uma chapa com o PTN. Já foram dois encontros com o deputado estadual Alex Textoni e se houver acordo, seu irmão Jaques poderá ser vice da representante petista. Não havendo, acordo Jaques Textoni também entra no páreo pelo paço Municipal.
Poder feminino I
Aumenta o numero de candidatas as prefeituras em Rondônia nesta temporada. Das atuais seis chefes de Executivo, cinco vão para a reeleição, exceto Sueli Aragão, de Cacoal, que cumpre o segundo mandato. As prefeitas Lúcia Tereza (Espigão) e Míriam Donadon (Colorado do Oeste), apoiadas por clãs regionais, serão ossos duro de roer para a oposição.
Poder feminino II
Além das atuais “alcaidas”, podem entrar em campo ainda na peleja das eleições municipais: 1 – Daniela Amorim (Ariquemes) 2 – Ana da Oito (Nova Mamóre). 3 – Claudete Castilhos (Chupinguaia) 4 – Ines Zanol (Pimenta Bueno) 5 – Raquel de Carvalho (Cacoal) 6 – Glaucioni Neri (Cacoal) 7- Sônia Arrabal (Ouro Preto do Oeste).
Do Cotidiano
A espera das definições
Como se observa, na maioria dos municípios do estado de Rondônia, a sucessão municipal ainda não esquentou. Os quadros esperam definições que são postergadas pelos atuais prefeitos, interessados em adiar o máximo possível as discussões neste sentido, além das questões financeiras decorrentes, já que com candidatos definidos, começarão inevitavelmente os pedidos (embora na moita), de dentaduras, telhas etc. Não há quem agüente isso, desde já, sabendo-se que a eleição só vai ocorrer em outubro.
Porto Velho, por exemplo, é uma das cidades repleta de indefinições quanto as eleições municipais. Embora exista um enxame de pretendentes ao Palácio Tancredo Neves, sabe-se que ao final restarão menos de meia dúzia concorrendo de fato.
A oposição espera a definição do nome do candidato a vice prefeito na chapa do prefeito Roberto Sobrinho, para então traçar a estratégia de ataque. Isso, porque, se o prefeito petista errar na mão, misturando água com óleo, na sua aliança, já dará um prato cheio para as primeiras articulações dos adversários.
A definição de Roberto Sobrinho não é apenas aguardada por causa do seu vice. Ocorre que a partir desta escolha, a oposição estará de braços abertos para acolher os pretendentes rejeitados e cheio de mágoas pelo descarte. Esses reforços são aguardados com ansiedade pelos principais adversários de Sobrinho, já que entre os possíveis preteridos poderão reforçar legendas poderosas na capital, como o PMDB de Valdir Raupp e o PDT de Acir Gurgacz.
Do lado da oposição, o deputado Mauro Nazif (que errou na mão na sua aliança em 2004), aguarda com cautela os acontecimentos, mas já está abrindo conversações sobre a conveniência ou não de entrar em mais uma disputa. Tudo indica que só entrará na peleja, se for numa boa, pilotando uma poderosa coalizão que já começa a ser formatada com a adesão de meia dúzia de deputados estaduais e de lideranças estaduais.
Também anunciado, como pretendente ao Palácio Tancredo Neves, o deputado federal Lindomar Garçon (PV), depois de alguns equívocos cometidos na abertura da jornada – como piratear projetos de colegas deputados federais – entra na disputa com o apoio do governador Ivo Cassol que pretende indicar o médico Amado Rahal como seu vice. É uma chapa pronta e acabada.
Além do primeiro pelotão, formado pelo prefeitos e pelos dois deputados federais, outros nomes já estão se movimentado. Adilson Siqueira (PSOL), Davi Chiquilito (PC do B), Alexandre Brito (PTC), Hamilton Casara (PSDB), entre tantos outros cogitados, como Fernando Prado (PMDB).
Via Direta
*** O pré-candidato a prefeito em São Francisco do Guaporé Lebrão (PTN) alinhava aliança com o PSDB para se eleger em outubro *** Bem sucedido em duas administrações seguidas em Theobroma o prefeito Adão Nink está de asas crescidas *** Ninke mudou o domicilio eleitoral para disputar a prefeitura de Jaru *** Nova Brasilândia já trabalha na organização da 7ª Expobrás *** O anúncio da regularização fundiária animou a população de Candeias do Jamari, mas a medida só será possível na próxima administração. Fonte/(fotos Arquivo): Gentedeopinião - csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri