Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua - 06/03/08


A paternidade

Durante a semana, leitores pediram palpites sobre a paternidade das emendas parlamentares para a construção do anel viário de Ji-Paraná, uma obra de grandes dividendos políticos. Confesso que também fiquei em dúvidas: foram lançados a imprensa, durante a semana, releases do casal Raupp, da senadora Fátima Cleide e dos deputados federais Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus a respeito

Relatório de bancada

Em o acasiões anteriores, tendo em vista a pirataria do deputado federal Lindomar Garçon com relação aos projetos dos colegas, cheguei a pedir nesta coluna que a bancada federal veiculasse  relatórios periódicos explicitando  a lavra das  emendas e o montante dos recursos das obras projetas para o estado. Volto a pedir essa transparência que, pelo jeito, nossos deputados e senadores querem evitar.

Mais competente

Mais eu queria dizer aos leitores desta coluna que cobram o DNA dos projetos, que mesmo com essas dúvidas, tenho que reconhecer que esta é a bancada federal que mais tem obtido recursos para Rondônia, desde o surgimento do estado. Raupp, por exemplo, tem sido um leão em Brasília e seu apetite por carrear recursos para o estado já chegou a ser alvo de críticas da grande imprensa.

PSB organizado

Uma coluna sem papas na língua - 06/03/08 - Gente de OpiniãoLiderado no estado pelo deputado federal Mauro Nazif, o PSB já está estruturado em 51 dos 52 municípios de Rondônia. O partido conta com boas chances de emplacar prefeitos em Porto Velho (com o próprio Mauro), Pimenta Bueno com a ex-prefeita Ines Zanol, em Theobroma com o ex-prefeito Hélio Dias, a reeleição do atual prefeito Silas em Nova Brasilândia.

Apostas socialistas

O PSB também aposta na reeleição do prefeito Luis Carlos em Vale do Paraíso, atual vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios. O partido também conta com pré-candidatos em Nova Mamoré, com Zé Boiadeiro, em Rolim de Moura com Zé Antônio, com o professor Carlindo Kruger em Novo Horizonte e  o Célio de Jesus em Urupá.

Sessões itinerantes

Por iniciativa da vereadora Sandra Moraes (PR) a Câmara de Vereadores de Porto Velho reabre as sessões itinerantes a partir de 11 de março, com encontro no populoso distrito de Calama. Na oportunidade os vereadores vão discutir e encaminhar os problemas da zona ribeirinha junto a municipalidade.

Encontro Estadual

Com as presença do presidente nacional do partido José Maria de Almeida, o PSTU abre sua jornada 2008 em Rondônia, com a realização do I Encontro Estadual em Porto Velho, programado para ocorrer no sábado, dia 8 de março, Dia Internacional  da Mulher. A reunião dos vermelhinhos vai acontecer no auditório do Sindsaúde.

Novo mensalão

Uma coluna sem papas na língua - 06/03/08 - Gente de OpiniãoTem um estado – muito distante daqui! - em que governador e deputados estaduais bolaram um entendimento através de associações  ( as chamadas entidades pilantrópicas) beneficiadas com termos de convênios. Assim sendo estão recebendo caminhonetes novas  e recursos para fazer política, em troca de apoio aos projetos do Poder Executivo. É o mensalão, senhores, que está de volta...

As lembranças...

Quando o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) acompanhar a CPI Carcerária em Rondônia, nas visitas aos presídios Urso Branco e Ênio Pinheiro, nesta quinta-feira, dificilmente, vai esquecer, que já foi um dos inquilinos do sistema carcerário rondoniense. Na época, curtiu “hospedagem” forçada nas celas da Polícia Federal. Lá ele não programou visitas...

Treinamento no interior

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) retornou de Brasília onde foi carrear recursos nas esferas federais para cursos de treinamento  das usinas do Complexo do Madeira destinados a região central. Segundo ele, são milhares de vagas que poderão ser absorvidas pelo interior rondoniense. 

Do Cotidiano

Escolas Famílias Agrícolas

Consideradas modelo para o sistema educacional no meio rural, muitas das 240 escolas famílias agrícolas implantadas no Brasil tem dificuldades para se manter e formar mão-obra técnica que ajude alavancar a agroindústria. Em Rondônia, um estado formado por pequenas propriedades, estes educandários se ressentem de maior aporte de recursos das esferas governamentais e por esse motivo o deputado Dantas do PT formulou projeto visando a estadualização dos estabelecimentos rondonienses.

Dantas concluiu sobre a necessidade de estadualizar os colégios depois de um encontro na Escola Família agrícola do Vale do Paraíso, município de pequeno porte, encravado na Bacia Leiteira, cuja população tem toda sua economia voltada a agricultura e a pecuária.

A viabilidade técnica pedagógica e administrativa destas instituições escolares, pelas reivindicações apresentadas, dependem de maior aporte de recursos e apoio da administração estadual. Os colonos se ressentem da formação de técnicos e a Escola do Vale do Paraíso tem atendido essas expectativas na região.

Através de emendas parlamentares, a Assembléia Legislativa do Estado, por iniciativa do parlamentar petista está abrindo melhores perspectivas para a operacionalidade destes estabelecimentos, mas além disso, conforme se constatou nas reuniões com os pais e professores dos alunos será necessário do respaldo do governo estadual para manutenção e ampliação dos serviços prestados a comunidade estudantil daquele meio rural.

Ao conclamar  o governador Ivo Cassol a atender as reivindicações das famílias e estudantes, o professor Dantas explicou da necessidade deste modelo se expandir para outros municípios, já que com as Escolas Agrícolas formando profissionais, os colonos terão melhor suporte para suas atividades e  maior acesso as tecnologias tanto no cultivo de cereais como na criação de gado, na industrialização do leite e derivados.

Se depender da Assembléia Legislativa e do governo do estado a sobrevivência destas instituições interioranas estão garantidas. Tanto o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos como o governador Ivo Cassol assumiram o compromisso de dar prioridade as reivindicações dos professores e pais de alunos, em vista do largo alcance que as escolas agrícolas tem no estado.

Via Direta

Uma coluna sem papas na língua - 06/03/08 - Gente de Opinião*** O radialista Chagas Pimenta a partir do dia 25 vai apresentar o programa “Mesa de Bar” na TV Comunitária, Canal 8, via cabo *** Sucesso na nova empreitada, companheiro *** A prefeitura de Porto Velho está revitalizando o Canal dos Tanques *** Toda sua extensão será urbanizada *** Os madeireiros saúvas choram como pintainhos com a operação “Arco de Fogo”... Fonte/(fotos Arquivo): Gentedeopinião  -  csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)