Quinta-feira, 10 de abril de 2008 - 05h53
Um boi arredio?
Circula nos círculos políticos que o presidente regional do PSDC Edgar do Boi já anda meio arredio com relação ao presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, que quer conduzir a legenda para a base aliada do governador Ivo Cassol. Do seu lado, Boi se recusa a apoiar candidatos cassolistas, como Lindomar Garçon.
Galinha célebre
A senadora Fátima Cleide (PT) fez sucesso com a galinha levada ao plenário do Congresso Nacional para desancar um adversário - senador Mão Santa - que tinha taxado a ministra Dilma Roussef de "galinha cacarejante". Por conta da atitude, foi destaque na mídia de vários estados brasileiros. Os adversários estão taxando a professorinha de "Maria Aparecida".
Bode de bicheira
Ao político que nada soma, que tem a imagem suja e que por isso pode render respingos aos aliados, é atribuída a pecha de bode de bicheira. É o caso do ex-deputado federal Nilton "sanguessuga" Capixaba, que mesmo, sujo como pau de galinheiro, pleiteia a prefeitura de Cacoal. A política por aqui é assim: o cara apronta de manhã e a tarde já mostra a cara de pau...
O monitoramento
Livre da ameaça da cassação dos seus direitos políticos, o deputado federal Lindomar Garçon, pré-candidato a prefeito pelo PV em Porto Velho monitora com interesse o comportamento do colega Mauro Nazif (PSB), que até agora não se pronunciou se entra ou não na peleja pelo Palácio Tancredo Neves. Garçom faz figa para que Nazif fique fora da sucessão.
Processo de autofagia
Já core célere o processo de autofagia entre os petistas que vão disputar as 17 vagas à Câmara de Vereadores da capital. Os atuais vereadores Hermínio e Zé Wildes enfrentam a concorrência de fortes predadores. Só de ex-secretários da administração Roberto Sobrinho (PT) foram despejados seis nomes de peso para a peleja legislativa.
Corrida ao Madeirão
A garimpagem de ouro foi finalmente autorizada no Diário Oficial da União e já começa uma verdadeira corrida as águas barrentas do Rio Madeira na busca do vil metal. O movimento não será mais o mesmo nos anos 80, mas já estão chegando a região, centenas de novos garimpeiros.
Grande aliança
O tucano Carlos Eduardo, bem votado á Câmara Federal no pleito passado em Porto Velho, prega uma grande aliança da oposição contra a administração petista. No seu entendimento a corrida sucessória não esquentou ainda na capital, mas nas próximas semanas os partidos de oposição vão sentar na mesa das negociações.
A dança do Créu
A Polícia Federal já pegou figurões nas operações Arco de Fogo e Titanic e já deve estar afiando os dentes para capturar mais políticos de rabo comprido que ainda perambulam pela capital achando que podem aprontar de tudo e acabar impunes, como nas legislaturas passadas. As investigações prosseguem. Créu neles! Créu, créu, créu!
Na vala comum
Olha, pregar moralidade, bater no peito como se fosse reserva moral, falar mal e esbravejar contra a bancada federal, como se ele fosse alguém diferenciado e, ao mesmo tempo tomar café da manhã com o braço direito do famoso Abadia no Rio de Janeiro (fotografado pelos federais...), já é demais, né? Isso caracteriza o "farisaísmo" local. Pois é, agora o grande mandarim acabou na vala comum...
Frente Antidonadon
Começa a se formar uma frente antidonadon em Vilhena. Melhor aquinhoado nas pesquisas, provavelmente o empresário Zé Rover (PP) pilote uma coalizão partidária para enfrentar o clã Donadon, que ainda não definiu ainda se Marlon sairá a reeleição, ou haverá o retorno de Melki nas paradas.
Do Cotidiano
Índices vergonhosos
Como forma de reduzir os elevados índices de criminalidade nos grandes centros do país, o presidente Lula começa a investir pesado em políticas públicas para a juventude. Como se sabe, a exemplo das regiões metropolitanas, também Porto Velho, nossa capital rondoniense, uma cidade de porte médio, já convive com o mesmo cenário. Isso tudo exige das autoridades medidas urgentes já que as estatísticas oficiais dão conta de que a maioria dos presos nas cadeias e penitenciarias locais são de jovens.
O Instituto de Cidadania, divulgou há poucas semanas pesquisa sobre o comportamento da juventude brasileira, demonstrando que a criminalidade é maior entre aqueles jovens das classes populares, sem oportunidade estudar e adquirir uma formação profissional. Aliás, atualmente, é tamanha a incidência de crimes nesta faixa etária, que milhares estão cumprindo medidas sócioeducativas pelo Brasil afora.
Para tentar reduzir índices vergonhosos, principalmente na tentativa de beneficiar os adolescentes de 16 e 17 anos, o governo federal expandiu a Bolsa Família de modo a ampliar o Projovem, um programa específico, que tem gerado bons resultados sociais. A medida visa estimular a permanência deste segmento nas escolas.
Na verdade o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, reconhece a necessidade de combinar políticas gerais e específicas, para reduzir as desigualdades com a inclusão social, mas alguns programas dependiam do Congresso Nacional e para serem implementados, acabaram acontecendo através de medidas provisórias do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Mas é preciso muito mais do que está sendo feito pela União, estado e pelos municípios para que a questão avance. O Projovem teve o mérito de assegurar ao jovem excluído, que não tinha completado nem a oitava série a volta aos estudos, apreendendo uma profissão, tendo aulas de informática, a Bolsa Família, expandida, persegue o objetivo da permanência dos adolescentes na escola, onde tem se constatado elevados patamares de evasão escolar.
Em cidades, como Porto Velho, onde mais da metade de roubos, assaltos, homicídios e latrocínios já tem o envolvimento de jovens, as políticas públicas devem ser conjuntas, e em sintonia, entre município, estado e a União. Mesmo porque, paralelamente o poder público precisa combater ao acesso das drogas nos estabelecimentos de ensino, outra questão que tem gerado graves conseqüências a nossa comunidade estudantil.
Via Direta
*** O PT já prepara a postulação de Nonato da Ceron para disputar a prefeitura de Candeias do Jamari *** O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) vai caminhar com Edinho da FM na sucessão da prefeita Míriam Donadon (PMDB), em Colorado do Oeste *** Para atender seus distritos, o prefeito Altamiro de Alto Paraíso criou o projeto Prefeitura Itinerante.
Fonte: Carlos Sperança
Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos
Sem brutalidadeCom as frequentes notícias de bombas caindo e tiros disparados sufocando os gestos humanitários, as razões para contentamento se red
O ex-secretário da Sejucel Junior Lopes aguentou firme e não abriu o bico
Inferno geralAs pessoas que acreditam na existência de um paraíso para os bons e um inferno para os maus têm a possibilidade de escolher o destino q
O atraso no anuncio do corpo de secretários do prefeito eleito Leo Moraes
Dólar golpista Nos tempos em que as pessoas não tinham o celular como extensão das mãos e dos olhos se dizia que a imprensa era o “quarto poder”, d
Governador Marcos Rocha anuncia novos investimentos para manter a segurança e a paz social
Delicado e complexoFoi uma longa operação: 136 horas de voo, cobrindo 89 mil km, equivalente a duas voltas na Terra, entre dezembro de 2022 e janei