Quinta-feira, 13 de março de 2008 - 06h10
Pré-candidatas
Estima-se que deverá aumentar muito a participação feminina nas eleições municipais de 2008 em Rondônia. Já pipocam candidatas as prefeituras em vários municípios, além de quatro prefeitas que vão para a reeleição. Vejam alguns nomes: 1 – Lurdinha do PT (Presidente Médici) 2 – Verão Paixão (Vilhena) 3 – Sônia Arrabal (Ouro Preto) 4 – Inês Zanol (Pimenta Bueno).
Mais prefeituraveis
A lista das pré-candidatas segue com: 5 – Elaine da Emater (Vilhena) 6 – Ana da Oito (Nova Mamoré) 7 – Raquel Carvalho (Cacoal) 6- Helena (Itapoã do oeste) 7 – Glauciony Neri (Cacoal) 8 – Sônia do PT (Jaru). 9 – Silvia Cunha (Presidente Médici). Como se vê, as mulheres estão avançando na política.
Garçon reage
Uma coalizão formada por 14 partidos vai dar sustentação a pré-candidatura do deputado federal Lindomar Garçon (PV) á prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. Entre eles, conforme o verdinho me adiantou por telefone, de Brasília, ontem, estão o DEM, PTB, PPS, PV, PR, PSDC PT do B, PRB.
Nas capitais
Garçon, que tem o apoio do governador Ivo Cassol na empreitada adianta que o Diretório Nacional do PV está empenhado em apoiar seus candidatos especialmente em três capitais brasileiras onde considera que a legenda tem grandes chances: no Rio de Janeiro, com Fernando Gabeira, em Belo Horizonte com Antônio Roberto e em Porto Velho.
PSB em Jaru
Com a presença do presidente regional Mauro Nazif, o PSB realiza encontro estadual em Jaru neste sábado, dia 15. Na capital da Bacia Leiteira, o partido prepara o lançamento do nome do empresário Lindolfo Júnior, a prefeitura local. Os socialistas apostam na renovação política.
Chapa completa
Embora já alinhavando alianças a prefeito, para vereança em Jaru, segundo informa o presidente do Diretório Municipal Zé Bento, a sigla terá chapa completa. Na lista já constam os nomes dos pré-candidatos Valdecir Orlandin, Ednaldo da Linha 617, Mirley, Zé Luquinha e Lucimar.
As patas do boi
As patas do boi vão dominando o cenário rondoniense e da Amazônia nos últimos anos. Já temos quase 12 milhões de cabeças e o rebanho do estado não para de crescer, tampouco as invasões aos parques nacionais e reservas indígenas cujas áreas depois da retirada da madeira acabam se transformando em pastos. Até quando?
Em Rolim de Moura
O Partido Verde avança em todo estado, na gestão do empresário Antenor da Sitaty, que ocupa a presidência regional da agremiação. A sigla tem pré-candidatos, desde Porto Velho até Rolim de Moura, com o empresário Dércio Adão Lira. E em Colorado do Oeste, o PV já desponta como franco favorito com Edinho da FM.
Arrancada cristã
O PSDC anuncia uma grande campanha de filiações em todo o Estado – já começou no Cone Sul – denominado "Arrancada 27" visando se reforçar para as eleições de outubro. De acordo com o presidente regional Edgar do Boi, a legenda se consolidou no Vale do Jamari e agora parte para ganhar força na região de Vilhena.
Frentão em Vilhena
O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) informou ontem que não deverá ser candidato a prefeitura de Vilhena, já que foi eleito com votos de 13 municípios e consultadas suas bases, optou pela permanência na Assembléia Legislativa. No entanto disse que apoiará qualquer candidato contra o clã Donadon, seja Zé Rover, Vera Paixão, Júlio Olivar ou Elaine da Emater.
Do Cotidiano
O registro de patentes
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) divulgou recentemente um novo relatório sobre o registro de patentes em nível mundial mostrando que desde 1995, quando começou a promover as análises, o número de patentes concedidas aumentou em média 3,6% ao ano. A lista de patentes concedidas em relação à população é liderada pelo Japão, seguido pela Coréia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Austrália.
Se o número de patentes concedidas aumenta em todo o mundo, o Brasil segue na corrente oposta: houve uma redução de 13,5% no número de patentes concedidas em 2005, em comparação com dados do ano anterior. Paradoxalmente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), escritório que cuida da concessão de patentes no país, está entre os 20 escritórios que mais concedem patentes no mundo: 12º lugar. Ocorre que o número de patentes concedidas para não-residentes tem sido maior do que as patentes concedidas para residentes.
O relatório da Ompi aponta que o Brasil é o último colocado em relação a patentes obtidas em outros países, com cerca de mil – os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com cerca de 160 mil patentes. Segundo o relatório, "as patentes depositadas por países como Brasil, Índia, Israel e África do Sul aumentam fora de seus territórios – um sinal de crescente internacionalização e diversidade dos sistemas de patentes".
Um dado importante é a relação entre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o número de patentes concedidas para residente: cada um milhão de dólares investidos no Brasil em pesquisa para o desenvolvimento resulta em 0,29 patente. Outros países ditos emergentes revelam dados mais robustos. A Coréia do Sul e a China tiveram participação significativa no aumento dos depósitos de patentes em todo o mundo. Os escritórios chineses registraram um aumento de 42,1% no número de patentes.
Recentemente, em audiência pública sobre a Lei da Inovação Tecnológica e a Lei do Bem, o gerente-executivo da unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maurício Mendonça, considerou o ambiente de inovação brasileiro "pouco estimulante".
Os dados da Ompi precisam ser melhor digeridos, pois eles também servem de orientação para avaliar a quantas anda a situação da pesquisa em cada país. A Alemanha já sentiu o peso de ser atropelada pela China em registro de patentes e iniciou uma estratégia de apostar na invenção e na inovação, fatores que serão essenciais para a economia a longo prazo. O Brasil deveria fazer o mesmo.
Via Direta
*** O DEM lança chapa completa na disputa da Câmara de Vereadores em Ji-Paraná nas eleições de outubro *** O empresário Vanderlei da Copegi deve integrar a nominata *** O Distrito de Tarilândia chora as mágoas por não ter obtido a emancipação *** A mobilização volta em 2009 *** A soja se espraia pelo Cone Sul *** A leguminosa já é um dos itens mais importantes da pauta de exportação do estado. Fonte/(fotos Arquivo): Gentedeopinião - csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri