Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08


Fora do poleiro

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoO secretário chefe da Casa Civil Joarez Jardim (PSDC) se prepara para desalojar o poleiro dia 3 de abril para entrar na peleja da prefeitura de Ji-Paraná. No seu lugar existem dois nomes cogitados para ascender ao cargo: O Dr. Canosa e o ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno. Jardim esta de asas crescidas e acredita que vai conseguir superar Bianco na capital da BR.

Festa do PTC

O PTC promete uma grande festa para impulsionar a pré-candidatura do médico Alexandre Brito no final deste mês, sob o disfarce de comemoração de aniversário. O encontro estadual acontecerá no Kabanas, com a presença do presidente do Diretório Nacional Daniel Tourinho. Na oportunidade o parlamentar vai festejar 36 anos de idade.

Um genérico...

As vezes pintam apelidos gozados na política, fruto de pendengas tribais. Quem não lembra o apelido escolhido por Ivo Cassol à Carlinhos Camurça, de o “pescador”, em 2006?  Gozado mesmo foi a alcunha escolhida por Júlio Olivar para Zé Rover, uma liderança em ascensão no Cone Sul: “Genérico dos Donadons”. O deputado Maurinho, taxa Hamilton Casara de “sósia do Evo Morales”...

Não cola

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoTem político blindado, que apelido não pega, casos de Ivo, Raupp e Bianco. Mas vários políticos se popularizaram através dos tempos, com apelidos. Em muitos casos acaba colando: O ex-senador Odacir Soares é conhecido como “o raposão”, o deputado Ernandes Amorim  de “caudilho caipira” ou “cavalo doido”, Jerônimo tinha como marca o apelido de “Bengala” e Múcio Athaide “homem do Chapéu”. Tomás Correia era o “Carcará”. 

Chapa forte

Uma das chapas mais fortes para disputar a Câmara de Vereadores de Porto Velho é a do PMDB. O presidente do Diretório municipal Fernando Prado manda a campo um  timaço de pré-candidatos: Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião1 – Vereador Zequinha Araújo 2 – Vereador Marinho Melo 3 –Vereador Assis Raupp 4 –Secretário do Meio Ambiente Avenilson Trindade 5 – Secretário de Esportes Emerson Castro.

Provável campeão

Na nominata de postulantes a vereança do PMDB estará o provável campeão de votos da temporada, o médico José Augusto, que fez quase 30 mil votos nas eleições ao Senado em 2006 na capital. A chapa de pré-candidatos ainda é reforçada com os médicos Álvaro Gerardt, Dr. Gemelli, o ex-vereador Ramiro Negreiros, o professor Osmar Siena, Souza do Detran e Vinícius da G14.

Voltando a ribalta

As eleições de 2008 colocam em evidência uma das figuras mais simpáticas do meio político, embora mal sucedida nas urnas. Falo do sociólogo de periferia, o professor Francisco Belfort (PMDB) que vai disputar cadeira no Legislativo municipal da capital. Trata-se do maior criador de legendas políticas em Rondônia, todas elas invadidas por adversários.

Quem está sapecando?

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoEsta nas contas do pré-candidato a prefeito do PTC  em Porto Velho, Alexandre Brito, o apoio do deputado estadual Valter Araújo, do PTB e do PSDC. Ao mesmo tempo, o respaldo destes partidos e do deputado Valter Araújo é anunciado por outro pré-candidato da base cassolista, Lindomar Garçon. Como se vê, alguém esta sapecando...

Estão pinoquiando...

Infelizmente, tanto o deputado Alexandre Brito (PTC), como o deputado federal Lindomar Garçon (PV) estão “pinoquiando” descaradamente. Estou autorizado a desmentir o apoio do PSDC a estas duas candidaturas, a pedido do presidente regional dos cristão Edgar do Boi.  

Na Princesinha da BR

Em Pimenta Bueno, surge mais um nome para disputar o cargo do atual prefeito Augusto Praça (PMDB), além de Inês Zanol (PSB) e do chapa branca do cassolismo Paulinho de Tarso. Trata-se do pastor Josafá Xavier de Oliveira, do PTN, com grande penetração no eleitorado evangélico.

Do Cotidiano

Em defesa da vida

O Congresso Nacional destacou recentemente a iniciativa da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB que desenvolveu em todo o país a Campanha da Fraternidade 2008 tendo como tema nesta edição “Fraternidade e Defesa da Vida”. Pela sua importância e credibilidade, a CNBB leva aos cristãos a oportunidade de reflexão sobre o assunto. Como nas edições anteriores, a Igreja pretende divulgar maciçamente sua proposta.

Em Porto Velho, o evento promovido pela entidade católica, teve lançamento ainda em fevereiro, na quarta-feira de cinzas, com uma entrevista coletiva do arcebispo da capital,Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião Dom Moacir Grecchi, uma das autoridades religiosas mias respeitadas na região Amazônica por sua luta em favor da vida, do meio ambiente, dos fracos e oprimidos. O pronunciamento oficial do arcebispo deu a largada da campanha em Rondônia.

Conforme as informações do alto clero, em todas as igrejas brasileiras, simultaneamente, o tema será abordado nas paróquias ao longo de 208. É um assunto dos mais oportunos levando-se em consideração o clima de violência que existe no país, especialmente em alguns estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rondônia, considerados ao lado do Mato Grosso com patamares elevados por causa da disputa de terras, do tráfico de drogas entre outros fatores.

Uma tradição mantida há décadas  pela CNBB, a Campanha da Fraternidade tem levado aos brasileiros todo ano temas polêmicos, como a reforma agrária, a corrupção, entre outros temas relevantes já debatidos pela sociedade brasileira.

Recentemente o arcebispo abordou a questão da violência em Rondônia advertindo que problemas como o avanço das drogas, a pobreza e falta de escola e emprego tem gerado famílias desestruturadas. Também vê colapso no sistema prisional e injustiça social como outros fatores preponderantes para a questão da violência. Portanto, o tema “Defesa da Vida”, dentro deste contexto é mais do que atualizado.

O arcebispo Dom Moacir Grecchi  cuja trajetória na Amazônia lhe proporciona o respeito da população, deu o tom da campanha em marcha. Grecchi que é considerado a voz dos oprimidos, tem levantado as bandeiras da região, defendo as causas mais importantes, na opção que tem feito pelas camadas mais pobres da população.

Via Direta

*** O vereador Marinho Melo (PMDB) quer sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Porto Velho na Ponta do Abunã *** virou e mexeu e o anunciado novo Paço Municipal de Jaru acabou não saindo do papel ***Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião O mago petista Odair Cordeiro manteve contatos com dirigentes de Ji-Paraná no meio de semana *** Cordeiro alinhava alianças no interior *** Fantasmas célebres e longevos  voltam  a assombrar algumas repartições públicas...  

Fonte/fotos Gentedeopinião - csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)