Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08


Fora do poleiro

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoO secretário chefe da Casa Civil Joarez Jardim (PSDC) se prepara para desalojar o poleiro dia 3 de abril para entrar na peleja da prefeitura de Ji-Paraná. No seu lugar existem dois nomes cogitados para ascender ao cargo: O Dr. Canosa e o ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno. Jardim esta de asas crescidas e acredita que vai conseguir superar Bianco na capital da BR.

Festa do PTC

O PTC promete uma grande festa para impulsionar a pré-candidatura do médico Alexandre Brito no final deste mês, sob o disfarce de comemoração de aniversário. O encontro estadual acontecerá no Kabanas, com a presença do presidente do Diretório Nacional Daniel Tourinho. Na oportunidade o parlamentar vai festejar 36 anos de idade.

Um genérico...

As vezes pintam apelidos gozados na política, fruto de pendengas tribais. Quem não lembra o apelido escolhido por Ivo Cassol à Carlinhos Camurça, de o “pescador”, em 2006?  Gozado mesmo foi a alcunha escolhida por Júlio Olivar para Zé Rover, uma liderança em ascensão no Cone Sul: “Genérico dos Donadons”. O deputado Maurinho, taxa Hamilton Casara de “sósia do Evo Morales”...

Não cola

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoTem político blindado, que apelido não pega, casos de Ivo, Raupp e Bianco. Mas vários políticos se popularizaram através dos tempos, com apelidos. Em muitos casos acaba colando: O ex-senador Odacir Soares é conhecido como “o raposão”, o deputado Ernandes Amorim  de “caudilho caipira” ou “cavalo doido”, Jerônimo tinha como marca o apelido de “Bengala” e Múcio Athaide “homem do Chapéu”. Tomás Correia era o “Carcará”. 

Chapa forte

Uma das chapas mais fortes para disputar a Câmara de Vereadores de Porto Velho é a do PMDB. O presidente do Diretório municipal Fernando Prado manda a campo um  timaço de pré-candidatos: Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião1 – Vereador Zequinha Araújo 2 – Vereador Marinho Melo 3 –Vereador Assis Raupp 4 –Secretário do Meio Ambiente Avenilson Trindade 5 – Secretário de Esportes Emerson Castro.

Provável campeão

Na nominata de postulantes a vereança do PMDB estará o provável campeão de votos da temporada, o médico José Augusto, que fez quase 30 mil votos nas eleições ao Senado em 2006 na capital. A chapa de pré-candidatos ainda é reforçada com os médicos Álvaro Gerardt, Dr. Gemelli, o ex-vereador Ramiro Negreiros, o professor Osmar Siena, Souza do Detran e Vinícius da G14.

Voltando a ribalta

As eleições de 2008 colocam em evidência uma das figuras mais simpáticas do meio político, embora mal sucedida nas urnas. Falo do sociólogo de periferia, o professor Francisco Belfort (PMDB) que vai disputar cadeira no Legislativo municipal da capital. Trata-se do maior criador de legendas políticas em Rondônia, todas elas invadidas por adversários.

Quem está sapecando?

Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de OpiniãoEsta nas contas do pré-candidato a prefeito do PTC  em Porto Velho, Alexandre Brito, o apoio do deputado estadual Valter Araújo, do PTB e do PSDC. Ao mesmo tempo, o respaldo destes partidos e do deputado Valter Araújo é anunciado por outro pré-candidato da base cassolista, Lindomar Garçon. Como se vê, alguém esta sapecando...

Estão pinoquiando...

Infelizmente, tanto o deputado Alexandre Brito (PTC), como o deputado federal Lindomar Garçon (PV) estão “pinoquiando” descaradamente. Estou autorizado a desmentir o apoio do PSDC a estas duas candidaturas, a pedido do presidente regional dos cristão Edgar do Boi.  

Na Princesinha da BR

Em Pimenta Bueno, surge mais um nome para disputar o cargo do atual prefeito Augusto Praça (PMDB), além de Inês Zanol (PSB) e do chapa branca do cassolismo Paulinho de Tarso. Trata-se do pastor Josafá Xavier de Oliveira, do PTN, com grande penetração no eleitorado evangélico.

Do Cotidiano

Em defesa da vida

O Congresso Nacional destacou recentemente a iniciativa da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB que desenvolveu em todo o país a Campanha da Fraternidade 2008 tendo como tema nesta edição “Fraternidade e Defesa da Vida”. Pela sua importância e credibilidade, a CNBB leva aos cristãos a oportunidade de reflexão sobre o assunto. Como nas edições anteriores, a Igreja pretende divulgar maciçamente sua proposta.

Em Porto Velho, o evento promovido pela entidade católica, teve lançamento ainda em fevereiro, na quarta-feira de cinzas, com uma entrevista coletiva do arcebispo da capital,Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião Dom Moacir Grecchi, uma das autoridades religiosas mias respeitadas na região Amazônica por sua luta em favor da vida, do meio ambiente, dos fracos e oprimidos. O pronunciamento oficial do arcebispo deu a largada da campanha em Rondônia.

Conforme as informações do alto clero, em todas as igrejas brasileiras, simultaneamente, o tema será abordado nas paróquias ao longo de 208. É um assunto dos mais oportunos levando-se em consideração o clima de violência que existe no país, especialmente em alguns estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rondônia, considerados ao lado do Mato Grosso com patamares elevados por causa da disputa de terras, do tráfico de drogas entre outros fatores.

Uma tradição mantida há décadas  pela CNBB, a Campanha da Fraternidade tem levado aos brasileiros todo ano temas polêmicos, como a reforma agrária, a corrupção, entre outros temas relevantes já debatidos pela sociedade brasileira.

Recentemente o arcebispo abordou a questão da violência em Rondônia advertindo que problemas como o avanço das drogas, a pobreza e falta de escola e emprego tem gerado famílias desestruturadas. Também vê colapso no sistema prisional e injustiça social como outros fatores preponderantes para a questão da violência. Portanto, o tema “Defesa da Vida”, dentro deste contexto é mais do que atualizado.

O arcebispo Dom Moacir Grecchi  cuja trajetória na Amazônia lhe proporciona o respeito da população, deu o tom da campanha em marcha. Grecchi que é considerado a voz dos oprimidos, tem levantado as bandeiras da região, defendo as causas mais importantes, na opção que tem feito pelas camadas mais pobres da população.

Via Direta

*** O vereador Marinho Melo (PMDB) quer sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Porto Velho na Ponta do Abunã *** virou e mexeu e o anunciado novo Paço Municipal de Jaru acabou não saindo do papel ***Uma coluna sem papas na língua 14/03/08 - Gente de Opinião O mago petista Odair Cordeiro manteve contatos com dirigentes de Ji-Paraná no meio de semana *** Cordeiro alinhava alianças no interior *** Fantasmas célebres e longevos  voltam  a assombrar algumas repartições públicas...  

Fonte/fotos Gentedeopinião - csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)