Quarta-feira, 14 de maio de 2008 - 10h25
Uma penca
Uma penca de ex-deputados estaduais já corre trecho em busca de uma vaga na cobiçada Câmara de Vereadores de Porto Velho. Entre tantos estão João Dias Vieira, Walderedo Paiva, Ellen Ruth, Coronel Abreu e Nilce Casara. O ex-prefeito José Guedes também está sendo convocado para a peleja.
A convenção
Já em preparativos para a convenção municipal de junho do PP, que vai homologar sua candidatura a prefeito em Vilhena, o vereador Zé Rover anuncia aos amigos que terá ao seu lado o apoio dos partidos da base aliada do governo estadual. O próprio governador Ivo Cassol articula a seu favor no Cone Sul.
A volta do raposão
De volta ao primeiro escalão do governador Cassol, onde foi já foi presidente do Iperon, o ex-senador Odacir Soares, busca a sua ressurreição política. O raposão atualmente é filiado ao PMDB - tem grande experiência e poder de articulação e com certeza, será um bom reforço para os quadros governamentais.
A confirmação
O Diretório Regional do PMDB confirma a pré-candidatura da vereadora Raquel Carvalho em Cacoal. Bem votada à Câmara Federal em 2006, a edil levanta a bandeira do partido na cidade mais peemedebista do estado. Foi lá que Ronaldo Aragão se elegeu deputado e senador e sua viúva Sueli cumpre segundo mandato como prefeita.
Prestação de contas
O PT joga impecavelmente até agora no projeto da reeleição do prefeito Roberto Sobrinho na capital. No campo de obras não deu nem brecha para eventual intromissão de Cassol nas campanhas de limpeza, no campo político o petista começa a prestar contas de seu mandato e debater projetos com sua militância a partir desta sexta-feira dia 16.
Jogando no erro
A oposição da capital quer jogar no erro de Roberto Sobrinho. Torce que escolha um vice intragável ou que o petista defina para sua chapa algum político antagonista, para que haja a chamada mistura de água com vinho. Com isso os pré-candidatos adversários estão perdendo um precioso tempo. Poucos estão no trecho.
Escola do Legislativo
O deputado estadual Ribamar Araújo (PT-Porto Velho) sustenta a necessidade do Poder Legislativo estadual manter as conquistas dos servidores, como a Escola do Legislativo e o Centro de Saúde. Como se sabe, para adequar o Parlamento a Lei de Responsabilidade, a Mesa Diretora está programando cortes em várias áreas daquela Casa de Leis.
Apoio do PSDB
Por conta de arranjos nacionais, o pré-candidato a prefeito de Porto Velho Lindomar Garçon espera o apoio dos tucanos na capital de Rondônia. Caso se confirme a aliança, seu vice poderá sair dos quadros do PDSB. O representante verde conta com o respaldo da maioria das legendas da base de sustentação do governador Ivo Cassol.
Base rachada I
Em Porto Velho a base cassolista está dividida quanto a postulação do deputado federal Lindomar Garçom. O presidente regional do PSDC Edgar do Boi, reiteradas vezes já disse que não fecha com Garçom, tampouco o PTN liderado no estado por Alex Textoni entra em acordo com o baixinho de Candeias. E algumas siglas estão atreladas ao pré-candidato Alexandre Brito (PTC).
Base rachada II
Além das divisões que ocorrem com o lançamento de pelo menos três candidaturas oriundas da base aliada - Garçom, Alexandre Brito e Valter Araújo - parte da cúpula governamental fala claramente que Garçom está precisando de mais vitamina para enfrentar Roberto Sobrinho. Acreditam que Valter Araújo conseguiria unir mais as legendas da base aliada.
Do Cotidiano
Os reflexos do saneamento
Enquanto fontes luminosas e outros luxos custosos são inaugurados festivamente por todo o País, a rede de esgoto cresceu menos em comparação com outros serviços públicos, como água, coleta de lixo e eletricidade. Persiste, portanto, a síndrome do trabalho escondido, que não aparece para o setor de saneamento, Como os canos estão enterrados, as pessoas só tomam conhecimento deles em sua ausência ou quando estouram. Por isso se diz que esgoto não dá voto nem parece animar os governantes tanto quanto outras obras, mais visíveis.
De acordo com uma pesquisa feita pelo técnico Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), a se manter o atual ritmo de investimentos em saneamento, o Brasil só terá água e esgoto para todos no 300º aniversário da Independência, em 2122. Hoje, apenas 47% da população brasileira têm acesso à rede geral de esgoto.
O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma ong do bem, ao contrário de tantas que servem de fachadas para ações lesivas aos povos da floresta e aos interesses nacionais. O ITB tenta mobilizar diferentes segmentos da sociedade para garantir o saneamento neste País com mais de 188 milhões de habitantes.
O presidente do ITB, Luís Felli, adverte que quanto menor é o investimento, maior é a mortalidade de crianças até seis anos de idade, que se eleva nos locais onde não há esgoto. As doenças relacionadas com a falta de saneamento causaram cerca de 700 mil internações hospitalares anuais na última década. Estima-se que 65% das internações de menores de 10 anos são causadas, entre outras causas, pela deficiência ou falta de esgoto tratado.
Mas falta de saneamento não se reflete apenas na saúde. Ela também afeta a educação: 34% das ausências de crianças até seis anos na pré-escola e na escola primária se devem a doenças derivadas da contaminação da água, com a diarréia. Diariamente, morrem sete menores de cinco anos. São mais de 200 mortes por mês. Isso equivale a um avião lotado de crianças caindo por mês no Brasil, comparou Felli. Os cálculos do ITB mostram que para cada real que fosse investido em saneamento se poderia economizar US$ 2,28 em gastos de saúde.
Além disso, mais saneamento também significa uma redução do chamado custo Brasil, já que a criação de infra-estrutura básica atrairia novos negócios e novas indústrias, que aumentariam a geração de emprego e renda. Nesse caso, o que se enterra com o saneamento básico não é a morte, mas a perspectiva de vida.
Via Direta
*** O governo de Rondônia está abrindo seu programa de regularização fundiária em Ji-Paraná *** A população de um bairro inteiro vai receber escrituras dos terrenos urbanos em Ji-Paraná *** A municipalidade de Ariquemes está ampliando os quadros de sua Guarda Municipal *** E a localidade de Jacy-Paraná explode num verdadeiro boom imobiliário *** È o efeito da construção das hidrelétricas do Madeira.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri