Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua - 18/01/08


Golpe na natureza
Invadido por posseiros, fazendeiros, invasores, garimpeiros e madeireiros, o Vale do Guaporé, um dos  mais belos santuários ecológicos do país sofre com a devastação  de suas matas, a  depredação da flora e da fauna, enfim, de todos os seus recursos naturais. É uma situação lamentável.

Uma coluna sem papas na língua - 18/01/08 - Gente de OpiniãoAs irregularidades
Preocupantes para Rondônia, já que no estado existe uma penca de obras suspeitas, as informações dando conta que a União vai suspender o repasse para obras com indícios de irregularidades. O próprio relator do Orçamento da União, deputado José Pimentel (PT-CE) confirma a informação.

Corte nas emendas
A confirmação de que haverá um corte de 50 por cento dos valores das emendas coletivas de parlamentares, tanto das bancadas como das comissões, e outra péssima notícia. Como se sabe, Raupp e a bancada federal fizeram um grande trabalho de captação de recursos e o estado e os municípios tinham grandes esperanças de obter esses recursos para obras de infra-estrutura.

Segurança pública
Elogiável a disposição do prefeito Roberto Sobrinho em colaborar com o governo estadual e a Polícia Militar no tocante a área de segurança pública. Como se sabe, o governo do estado  sozinho não está dando conta do recado e essa área já ameaça entrar em colapso. Nada mais justo que administração petista seja solidária neste momento aflitivo.

Guarda Municipal
Além da construção de boxes para a PM, a criação da Guarda Municipal, pela Prefeitura de Porto Velho seria uma outra medida de reforço no combate a criminalidade. Mas o simples fato de Sobrinho não enrolar e fazer jogo de empurra com a esfera estadual, já é um avanço. No interior Ariquemes já tem Guarda Municipal. 

Acordos costurados
Embora o Diretório Municipal do PMDB de Porto Velho anuncie rompimento da aliança com o PT, o Diretório Estadual não foi ouvido e  seus dirigentes podem até ocasionar uma reviravolta nas articulações de uma candidatura própria na capital em vista de acordos firmados para 2010 nas esferas estadual e nacional.

Uma coluna sem papas na língua - 18/01/08 - Gente de OpiniãoMelhor opção
Com a volta do médico José Augusto ao PMDB, o partido finalmente encontrou um nome a altura para disputar a prefeitura de Porto Velho, sem desgastes como é o caso do ex-prefeito Carlinhos Camurça que num passado recente foi adversário do partido e Fernando Prado, um cristão novo, ainda sem muita expressão política. 

Carta na manga
Com José Augusto, finamente o PMDB apresenta uma boa carta na manga para empinar uma candidatura própria ou até mesmo para negociar com  o PT lançando seu nome a vice, já que ele é palatável para qualquer partido. E digo mais:  caso Nazif fique fora na disputa, Augusto se transformaria imediatamente numa terceira via.

Canoas voltando
Mais uma vez o Rio Madeira mostrou claramente que apenas canalização e aterro não são suficientes para manter durante o inverno a ligação entre o Uma coluna sem papas na língua - 18/01/08 - Gente de OpiniãoBairro Nacional a região da Esplanada das Secretarias (bairro São sebastião) via avenida Farquar. As canoas voltaram a operar. O nível das águas já passou de um metro do aterro feito pela prefeitura.

Não faltou aviso
Lembrei há exato um ano, nesta mesma coluna, que providências relacionadas a aterro e de tubulação (mesmo de macrodrenagem) não seriam suficientes, já que o braço do Madeira não perdoou nem o aterro feito pelo governador Teixeirão há 20 anos atrás. A solução definitiva é uma ponte, o resto é perda de tempo – e dinheiro. 

Do Cotidiano

Manejo sustentável

Os antigos filósofos se debruçaram com todas as suas energias para tentar descobrir o que, afinal, é o Bem e o que seria o Mal. No extremo, cunhou-se uma radical oposição entre um e outro: Bem seria o que se opusesse completamente ao Mal e vice-versa. Esse par de opostos deu numa filosofia ainda hoje cultivada em certos meios – o Maniqueísmo, um sincretismo de várias religiões elaborado pelo persa Mani.

Não se pode, certamente, dividir as árvores segundo um julgamento moral: de um lado, as árvores do bem; do outro, as árvores do mal. No Jardim do Éden havia a árvore que ao mesmo tempo era do bem e do mal, cujo fruto se costuma figurar como a maçã do pecado original. Mas a natureza, em sua complexidade, permite considerar as árvores jovens mais benéficas, pois são fixadoras de CO², e as velhas, como emissoras desse gás, necessitadas de substituição. Na medida em que a humanidade precisa reduzir as emissões de CO², surge naturalmente uma compreensão: mesmo nenhuma árvore sendo especificamente do bem ou do mal do ponto de vista moral – há diversas plantas ornamentais tóxicas –, é desejável que as florestas tenham sempre um estoque maior de árvores jovens, para impedir que a concentração de CO² se apresente como negativa para o ser humano e o meio.

Essa é a tese de Carlos Adilio Maia do Nascimento, um veterano em questões ambientais e empresariais, dentre outras atividades como diretor da Empresa Nacional de Tecnologias Limpas e membro do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria. Sua justificativa é simples: uma floresta é constituída de seres vivos, cujo metabolismo se caracteriza por três fases. A primeira é a fase do crescimento, e a árvore, quando cresce, fixa uma grande quantidade de CO² do ar para transformá-lo em celulose, o tecido vegetal do qual ela é formada. Assim, nessa primeira fase a árvore exerce um papel de purificação da atmosfera através da transformação do carbono em celulose.

Depois vem a fase do equilíbrio, completado o crescimento da árvore, e finalmente a terceira fase, em que a árvore perde a capacidade de defesa imunológica. Atacada por fungos e bactérias, tende a apodrecer. Nesta fase de envelhecimento, a arvore começa a ser emissora de carbono. Em vez de fixar CO², ela passa a emitir. Compreendido esse fato inequívoco da natureza, cabe aos homens em seu benefício favorecer à floresta ser uma grande fixadora de CO² e purificadora da atmosfera.

Aí é que entra o sempre comentado mas raramente praticado manejo florestal sustentável – a retirada das árvores adultas, ao completar seu crescimento, antes que entrem no processo de envelhecimento e emissão de carbono.

Via Direta

*** A Ceron abre dia 24 audiências públicas para tratar do programa Luz para Todos nos municípios rondonienses *** O objetivo é atingir 48 mil famílias *** A prefeitura de Porto Velho sofre com a invasão de uma área na Estrada do Santo Antônio, onde seriam construídas moradias populares *** Esta aberta a temporada de invasões...

Fonte: csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)