Sexta-feira, 18 de abril de 2008 - 05h45
Combate a violência
Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi aprovado parecer do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) a Proposta de Emenda Constitucional, criando o Fundo de Combate a Violência ( é de autoria do falecido Senador Antônio Carlos Magalhães). Com isso finalmente teremos uma luz ao fim do túnel no combate a criminalidade.
Mais recursos
De acordo com a PEC serão destinados recursos anuais da casa de R$ 3 bilhões para o combate a violência no país. Com isso, teremos as polícias mais equipadas, presídios mais seguros, ações contra o narcotráfico mais efetivas e mais proteção as nossas fronteiras desguarnecidas na Amazônia.
Formação política
O PT encerra hoje em Ouro Preto do Oeste, no Centro de Formação Padre Camanioni, o Seminário de Formação Política para as Lideranças do PT Rondônia. Participam do encontro prefeitos, vereadores, dirigentes municipais e estaduais, sob o comando do presidente regional Tácito Pereira.
É coisa de louco!
Os Democratas estão discriminando alianças com petistas. A executiva nacional aprovou resolução que proíbe coligações encabeçadas com petistas. As alianças, no entanto, poderão ser confirmadas pelos diretórios municipais e estaduais, caso a cabeça de chapa seja do DEM e o PT concordar em ficar com a candidatura de vice.
Poder feminino
A expectativa é que a participação feminina cresça sensivelmente em Rondônia nas eleições municipais de 2008. Elas vão disputar prefeituras em pelo menos 20 municípios. Além das prefeitas Lúcia Tereza (Espigão), Miriam Donadon (Colorado do Oeste), Eloisa Helena ( Primavera , tem muita mulherada já está com o pé na estrada.
As pré-candidatas
Vejam algumas pré-candidatas: Eliane da Emater (Vilhena), Ana da Oito (Nova Mamoré), Daniela Amorim (Ariquemes), Inês Zanol (Pimenta Bueno), Glaucioni Neri e Raquel Carvalho (Cacoal), Sônia Arrabal (Ouro Preto do Oeste), Ana Lúcia (Candeias do Jamari), Sônia do PT (Jaru), entre outras.
Enxurrada de adesões
O deputado Nazif, nos bastidores, já assumiu a pré-candidatura a prefeitura de Porto Velho e já está recebendo uma carrada de adesões para entrar no páreo. Desde o PSL de Silvana Davis, que já ensaia aproximação, até legendas da base aliada do governador Ivo Cassol, começam a entabular entendimentos para uma aliança.
Pendurando chuteiras?
É de pendurar as chuteiras mesmo. Nenhum cassolboy subiu a tribuna para defender o chefe das acusações da Polícia Federal e a prisão de Ivo Júnior no episódio TAG dos mafiosos capixabas. Com tamanha falta de solidariedade, o governador estaria decepcionado com a política e encerrando uma promissora carreira, já que chegou a ser lançado candidato a presidência da República pelo PTB.
Fazendo de mortos
Os deputados estaduais se fizeram de mortos com relação ao martírio do grande chefe. Tanto no baixo clero, como no alto clero ninguém se manifestou a favor do governador na sua dramática pendenga com os federais. Descobriu tarde que em política cada um trata de salvar o próprio couro...
Do Cotidiano
O manejo sustentável
Os antigos filósofos se debruçaram com todas as suas energias para tentar descobrir o que, afinal, é o Bem e o que seria o Mal. No extremo, cunhou-se uma radical oposição entre um e outro: Bem seria o que se opusesse completamente ao Mal e vice-versa. Esse par de opostos deu numa filosofia ainda hoje cultivada em certos meios – o Maniqueísmo, um sincretismo de várias religiões elaborado pelo persa Mani.
Não se pode, certamente, dividir as árvores segundo um julgamento moral: de um lado, as árvores do bem; do outro, as árvores do mal. No Jardim do Éden havia a árvore que ao mesmo tempo era do bem e do mal, cujo fruto se costuma figurar como a maçã do pecado original. Mas a natureza, em sua complexidade, permite considerar as árvores jovens mais benéficas, pois são fixadoras de CO², e as velhas, como emissoras desse gás, necessitadas de substituição. Na medida em que a humanidade precisa reduzir as emissões de CO², surge naturalmente uma compreensão: mesmo nenhuma árvore sendo especificamente do bem ou do mal do ponto de vista moral – há diversas plantas ornamentais tóxicas –, é desejável que as florestas tenham sempre um estoque maior de árvores jovens, para impedir que a concentração de CO² se apresente como negativa para o ser humano e o meio.
Essa é a tese de Carlos Adilio Maia do Nascimento, um veterano em questões ambientais e empresariais, dentre outras atividades como diretor da Empresa Nacional de Tecnologias Limpas e membro do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria. Sua justificativa é simples: uma floresta é constituída de seres vivos, cujo metabolismo se caracteriza por três fases. A primeira é a fase do crescimento, e a árvore, quando cresce, fixa uma grande quantidade de CO² do ar para transformá-lo em celulose, o tecido vegetal do qual ela é formada. Assim, nessa primeira fase a árvore exerce um papel de purificação da atmosfera através da transformação do carbono em celulose.
Depois vem a fase do equilíbrio, completado o crescimento da árvore, e finalmente a terceira fase, em que a árvore perde a capacidade de defesa imunológica. Atacada por fungos e bactérias, tende a apodrecer. Nesta fase de envelhecimento, a arvore começa a ser emissora de carbono. Em vez de fixar CO², ela passa a emitir. Compreendido esse fato inequívoco da natureza, cabe aos homens em seu benefício favorecer à floresta ser uma grande fixadora de CO² e purificadora da atmosfera.
Aí é que entra o sempre comentado mas raramente praticado manejo florestal sustentável – a retirada das árvores adultas, ao completar seu crescimento, antes que entrem no processo de envelhecimento e emissão de carbono.
Via Direta
*** Com emenda parlamentar do deputado Luizinho Goebel (PV-Vilhena) as estradas de Chupinguaia serão reparadas *** O ex-vereador Rubinho Gomes da Silva (PSB) quer que o novo Plano Diretor defina mais apoio ao Distrito Industrial de Porto Velho *** O deputado estadual Jair Miotto (PPS) entregou a Associação de pequenos produtores rurais da Linha São José em Cojubim uma motocicleta com carretinha.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri